segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Preconceito com cadeirante. “As quatro mãos do Futuro” excluídas desta vez. Que pena!!!


Preconceito com cadeirante.
“As quatro mãos do Futuro” excluídas desta vez. Que pena!!!
Engraçado! Como  surgem as ideias... Recebemos o título ”As quatro mãos do Futuro” pela nossa amiga Olinda Guedes, quando recepcionados  no lançamento do seu livro” O que traz, quem levamos para a Escola?” ,justificando as quatro mãos que fazem esse blog. Recepção maravilhosa que tivemos neste evento, pessoas carismáticas, criativas, com “OLHAR CLÍNICO”, pois ali existe AÇÃO, mais do que palavras ao VENTO. Veem e agem além dos olhos, com um lindo caminhar através da Ong “Pingo D’água” que vem colhendo frutos com os “beija-flores”, assim chamados os voluntários que cooperam com a causa, vejam no face: https://www.facebook.com/institutopingodagua e site :
Livrarias Curitiba, dia 4 de outubro de 2012, nada menos que um dia muito especial de um rapaz simples, sociável, inclusivo: São Francisco de Assis! Irmão da luz! Quer dia melhor que este para lançamento de um livro?
Puxa! Tudo fluía, o grupo teatral encenando trechos do livro, música de qualidade, avivamento de nossas lembranças do primeiro dia de aula e aquela professora que tantos nos inspirou e fez tornar profissionais do futuro, na doce voz de nossa amiga Olinda Guedes.
Saindo com esse espirito maternal, não podíamos deixar de celebrar o evento com o alimento predileto da Dupla do Futuro, nada menos que batatas Suíça. Pois então, adentramos num local que sempre frequentamos, tudo tranquilo. Dirigimos á uma mesa concedida pelo garçom de forma retangular para 8 pessoas e acessível, pois as demais quadradas, pequenas ,todas ocupadas e sem opção, a não ser uma redonda ,com pé no centro inacessível.
Após uns minutinhos o garçom volta para a mesa que nos tinha indicado e diz:
   _ Está bom assim? Tudo bem com vocês?
   _Sim, claro! Estamos bem posicionados.
  _ Chegarão mais pessoas para acompanhar vocês?
  _ Não, só nós mesmos!
Pedimos um refri e vimos o garçom impaciente. Ele retornou e diz:
  _Não preferem sair desta mesa e passar para outra redonda?
Não deu mais opções de mesa.
Então afastamos da mesa e devolvemos o refri e resta dizer:
  _ Boa Noite! Voltamos outro dia, não vamos usar a mesa redonda, ela é inacessível para mim, ficarei desacomodado.  O garçom por sua vez também pouco se importou com dois clientes que estavam propostos a consumirem saindo sem dar atenção.
Os clientes da Dupla do Futuro tomou a decisão de sair do restaurante do shopping sem culpa, sem acessibilidade e tiveram a  capacidade de subir um andar acima  do Shopping Barigui, entraram num rodizio de pizzas, que ocorre segundas e quintas neste outro restaurante, saindo muito satisfeitos .Pois sim! Neste local, a recepção foi outra, a pessoa logo percebeu a necessidade de optar por uma mesa compatível para “As Quatro Mãos,  Da Dupla do Futuro poderem registrar este texto para o leitor.
 Simples assim!!
Fica a indignação, como pudemos perceber posturas tão diferentes em ambientes diferentes, no mesmo dia! Como sempre dizemos primeiro em qualquer local vem a acessibilidade atitudinal, depois rampas, acessórios, adaptações, este primeiro que precisamos, preparar o público de maneira geral como lidar com as deficiências!!!

DUPLA DO FUTURO

Nenhum comentário: