sábado, 5 de novembro de 2011

A praça é para quem?


SEM MEDO DE ENVELHECER…
Mantenha uma saúde ótima!


Uma coisa é avançar na idade e envelhecer gradualmente; outra coisa é entrar em decomposição enquanto ainda estamos vivos.

Há muitas pessoas que envelhecem mas, paradoxalmente, mantêm-se jovens e saudáveis. Jovens não apenas na mentalidade mas também nos comportamentos, nos estilos de vida, na criatividade e na saúde.

A minha avó manteve-se jovem até bem perto dos 100 anos de idade. Brincava com os bisnetos, conversava sobre a vida (lembro-me dela ter-me contado as peripécias das invasões francesas que lhes foram contadas pela mãe que viveu uns 120 anos) e adorava jardinagem. A sua saúde só se ressentiu quando uma queda a fez partir a bacia, o que a obrigou a ficar os últimos anos sentada. Creio que, aquilo que mais falta lhe fez, foram as flores do seu jardim – algo que lhe dava um grande prazer.

Mesmo quando temos mais de 50, 60 e até 70 e mais anos de idade estamos a tempo de criarmos novas fontes de prazer e de realização, incluindo o prazer de travar o envelhecimento. Quantas pessoas não o conseguiram a partir já de idades avançadas? Eu mesmo, perto dos 50 anos, mudei de vida e de percurso profissional. E estou muito feliz por o ter feito.

OS FALSOS VELHOS
Segundo um estudo norte-americano, 70% dos envelhecimentos não são verdadeiros envelhecimentos. “ São decomposições”, escreve Henry Lodge, um jovem médico especialista em rejuvenescimento. Ele refere-se a decomposições orgânicas e mentais devidas a muitas doenças provocadas pelo estilo de vida e onde se destacam as já tão vulgares (embora perigosas) doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, certos tipos de Alzheimer e alguns cancros.

A MENTE TAMBÉM ENVELHECE POIS PERTENCE AO CORPO
Não confie demasiado na tão badalada “força da mente” (onde cabe tudo como o pensamento positivo, o otimismo, etc.) para conseguir manter-se jovem só através do pensamento e das atitudes. Se você não cuidar da sua saúde – prevenindo-se atempadamente de doenças da idade, alimentando-se saudavelmente e fazendo exercício – você continuará a decompor-se (e a ficar decrépito) mesmo que revele uma notável mentalidade jovem (o que será difícil de obter se não cuidar da sua saúde integral).
Nelson S Lima

Restaurante usa iPad como cardápio - Baixaki