domingo, 7 de novembro de 2010

Jogos Especiais começam com provas de Atletismo

Começaram as provas da 6ª edição dos Jogos Especiais de Curitiba, competição que reúne até 18 de novembro 850 atletas com deficiência de 23 instituições sociais. Nesta sexta-feira (5), foram disputadas as provas de Atletismo, na Universidade Positivo. A competição prosseguirá na segunda-feira (8), das 8h30 às 12h e das 13hh30 às 17h, com provas de Atletismo e Goalball, na Universidade Positivo.

A abertura oficial do evento foi realizada na última quinta-feira (4) e reuniu mais de 1.200 pessoas no ginásio de esportes da Universidade Positivo, no bairro Campo Comprido. A abertura foi feita pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, e pelos secretários municipais do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, e especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá Brito Vaz.

Os atletas disputam medalhas em 12 modalidades: atletismo, futebol de salão, xadrez, bocha de areia, natação, goalball, golfe, vôlei, beisebol, polibate, boccia e tibool. As competições são realizadas a partir das 8h30, nos ginásios e praças esportivas da Universidade Positivo, Sesc Água Verde, praça Plínio Tourinho e Clube Urca.

“Os Jogos Especiais destacam o potencial da pessoa com deficiência e estimulam a integração e a autoestima dos participantes”, disse Leandro Meller. “Cada um desses atletas é um modelo de superação e a alegria deles é contagiante”, completou. “O esporte é o melhor caminho para a inclusão da pessoa com deficiência”, afirmou Irajá Brito Vaz. “O esporte é um grande mobilizador e ações como esta contribuem muito para o desenvolvimento pessoal e social da pessoa com deficiência”, disse Rudimar Fedrigo.

Os Jogos Especiais fazem parte das atividades do Amigo Curitibano, programa coordenado pela FAS em parceria com as demais secretarias municipais, que promove ações preventivas, assistenciais e reabilitadoras para a defesa dos direitos, a integração e a socialização da pessoa com deficiência.

A professora do Centro de Aprendiz Professor Menino Jesus, Vania Lucia Girardi, destacou a importância do evento para os atletas. “Nas ultimas semanas eles só falavam sobre os Jogos. É um momento especial para eles, que estimula a interação, a sensação de pertencimento e ajuda no seu desenvolvimento”, afirmou Vania.

“Quando os Jogos Especiais se aproximam, vira o assunto do momento. Eles se preparam, se empenham mais nas atividades e demonstram muito entusiasmo”, disse a coordenadora da Associação de Proteção ao Deficiente Físico e Mental Tia Maria, Monica Renfer. “Para eles, o evento se torna um estímulo e um símbolo de seu espaço na sociedade”.

Todos os atletas que disputam as provas são atendidos em instituições conveniadas à FAS. Além de divulgar o potencial da pessoa com deficiência, os Jogos Especiais oferecem à comunidade a oportunidade de acompanhar as atividades e conhecer mais sobre a pessoa com deficiência. O evento também incentiva futuros profissionais no desenvolvimento de trabalhos na área e identifica novos talentos esportivos.

Os Jogos 2010 têm o apoio da Universidade Positivo; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Pontifícia Católica do Paraná (PUC/PR); Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade); Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil); Faculdade Dom Bosco; Centro Universitário Franciscano (FAE); SESC Água Verde; Federação Paranaense de Golfe; Federação Paranaense de Beisebol; Clube Urca e Banda Tático Móvel.

Também participaram da solenidade de abertura o atleta paraolímpico Eliseu dos Santos; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (CMDPPD) e presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini; e os vereadores Felipe Braga Cortes, Aladim Luciano, João Claudio Derosso e Zé Maria.

JOGOS ESPECIAIS

De 4 a 18 de novembro

Ginásios da Universidade Positivo, do SESC Água Verde, Clube Urca e da praça Plínio Tourinho

Modalidades esportivas
>> Atletismo
>> Futebol de salão
>> Xadrez
>> Bocha de areia
>> Natação
>> Goalball
>> Golfe
>> Vôlei
>> Beisebol
>> Polibate
>> Boccia
>> Tibool

Fonte :Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência-

lEIAM MAIS NOTÍCIAS DESSE PORTAL E COMUNIQUE DIRETAMENTE COM SEUS MEMBROS.UMA POLITICA VOLTADA Á FAVOR DA DEFICIÊNCIA.CONFIRA!!!!