segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Comissão aprova medidas para sucesso escolar de aluno com distúrbio de aprendizagem

Segundo o projeto, deverão ser desenvolvidas, entre outras, ações com o objetivo de desenvolver métodos específicos para a aprendizagem desse tipo de estudante, formar professores especializados e envolver a família.

Arquivo/Antonio Augusto
Eduardo Barbosa
Eduardo Barbosa ressalta que o projeto vai criar ferramentas para permitir a permanência desses alunos no sistema de ensino.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 18, projeto de lei (PL 909/11) que busca o sucesso escolar de alunos com distúrbios, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, como deficit de atenção, dificuldades motoras, problemas de desenvolvimento cognitivo, dificuldades na fala, escrita e leitura e até comportamento social inapropriado.
Para o aperfeiçoamento da política educacional brasileira dos sistemas públicos de ensino, a proposta, do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), prevê oito ações a serem cumpridas pelo Poder Público:
  • planejamento para desenvolver a aprendizagem do aluno, levando em conta as necessidades educacionais de cada um;
  • formação continuada de professores para pedagogia especializada;
  • difusão do conhecimento sobre os problemas de aprendizagem;
  • desenvolvimento de diagnósticos;
  • conscientização da necessidade de combate à exclusão ou estigmatização dos alunos com distúrbios;
  • abordagem sobre o papel e a influência da família e da sociedade em relação às dificuldades;
  • envolvimento dos familiares no processo de atendimento das necessidades específicas; e
  • ampliação do atendimento especializado.
  • Segundo o relator, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que sugeriu a aprovação do projeto sem mudanças no texto, as despesas com a execução da lei ocorrerão por meio de dotações orçamentárias próprias. Barbosa destacou que o projeto vai viabilizar a formação de professores de apoio para que os alunos possam permanecer dentro do sistema e tendo suas necessidades atendidas.
    Metodologia aberta
    A psicóloga com especialização em psicopedagogia Viviane Orlandi explica que a escola normalmente se depara com alunos que têm necessidades diferentes de aprendizagem, e hoje em dia não é mais possível se ater à forma tradicional de ensino, por meio da escrita e leitura. A metodologia do professor precisa ser mais aberta e perceber quais são os canais de recepção pelos quais o aluno mais se desenvolve, segundo ela.
    Viviane Orlandi alerta que insistir em um método que não dá certo para determinado aluno aumenta o fracasso, deixando-o infeliz e transformando-o, muitas vezes, em um profissional incompetente. “Com isso o País perde a sua riqueza maior hoje em dia que é a inteligência”, ressalta, acrescentando que “todo sujeito é capaz de alguma coisa, é preciso oferecer o caminho certo".
    Para a psicóloga, cabe aos pais ajudar os filhos dando-lhes estímulo e instrumentos necessários para se desenvolverem, além de cobrar a adequação da realidade da escola à do seu filho.
    Tramitação
    O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já havia sido aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
    Edição – Marcos Rossi

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

NÃO É AQUILO QUE SE PENSA


Esta não é uma fotografia de uma janela. É uma fotografia do que está refletido na janela. Muitas vezes, o que pensamos que o nosso filho está a ver não é o que ele/ela está realmente a ver.

Quanto mais achamos que sabemos, menos vemos. Verá mais do mundo do seu filho (o que ele/ela vê, quer, gosta, etc.) quando o/a abordar sem quaisquer pressupostos....

Portanto, quando o seu filho olha fixamente para algo para onde já olhou fixamente antes, ou quando pede algo que já pediu antes, ajudará manter a sua mente aberta. Talvez o seu filho esteja a olhar fixamente para um risco na mesa, não para a própria mesa. Talvez o seu filho esteja a pedir o camião amarelo e não o animal de peluche ao lado do camião.

Já alguma vez viu, num momento livre de pressupostos, algo novo sobre o seu filho?

Raun K. Kaufman
Diretor da Global Education
Autism Treatment Center of AmericaTM

https://www.facebook.com/estouautista