quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Excelente notícia publicada no Jornal Destak São de ações como esta que a população deseja e precisa.


https://www.facebook.com/motsyweb?fref=photo MOTSY

Para quem ainda não sabe o que é o Motsy

Menina de 4 anos doa cabelo ao Hospital do Câncer de Londrina

Tudo começou há algumas semanas, quando a pequena Sofia, de apenas quatro anos idade, viu a sua vizinha, de 13 anos, com o cabelo curtinho. Curiosa, a menina perguntou para a mãe por que a adolescente tinha mudado o penteado. Marileiva Debiasio explicou à filha que a vizinha havia cortado o cabelo para doá-lo ao Hospital do Câncer de Londrina. A instituição transforma o material em perucas para os pacientes de pouca idade. Desconfiada, a garota quis saber mais sobre as crianças doentes, que ficavam carequinhas durante o tratamento. "Ela ficou com pena e, desde então, começou a pedir para ir ao cabeleireiro", contou Marileiva. 

mãe levou Sofia ao salão na terça-feira (18). "Falei para cortar só um pouquinho, mas não teve jeito. Ela quis deixar bem curtinho", observou. O resultado do corte, duas mechas bem recheadas de cabelo, será entregue ao hospital ainda nesta semana. "Ela quer ir pessoalmente, para conhecer as crianças", adiantou Marileiva. 

O ato de Sofia surpreendeu a todos de sua casa. "Hoje em dia, as meninas usam os cabelos compridos, até as costas, mas ela nem pensou que ia ficar diferente das amiguinhas com o corte mais curto. Colocou a ideia na cabeça e não sossegou até ir ao cabeleireiro", destacou a mãe da menina. 

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook


A irmã mais velha de Sofia, Rafaela Debiasio, usou o Facebook para comentar a atitude da pequena. "E ela, sem saber, me ensina todos os dias de que ter um coração puro é uma das maiores dádivas que existe neste mundo", escreveu. Rafaela definiu a atitude da irmã mais nova como sendo de "gente grande". "A gente espera que ela seja exemplo para outras pessoas", concluiu Marileiva. 

De acordo com informações do Hospital do Câncer, a campanha de doação de cabelos foi suspensa no mês passado por conta do Outubro Rosa, mas voltou a ser realizada pela instituição no início deste mês. O hospital informou estar aberto para receber as doações: foram mais de 800 desde o início deste ano.

O problema, conforme a instituição, é a falta de salões disponíveis para a confecção das perucas. Atualmente, o hospital conta com apenas um estabelecimento voluntário para a realização da iniciativa. Tanto é que o grande número de doações resultou na confecção de apenas 30 perucas até então.
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--199-20141119&tit=menina+de+4+anos+doa+cabelo+ao+hospital+do+cancer+de+londrina


Prefeitura inicia obras do Projeto Praia Sem Barreiras

O projeto consiste na instalação de uma rampa de madeira e uma esteira na areia da praia, na altura da cabine da Guarda Municipal. Imagem/ Divulgação
Icaraí será a primeira orla a receber o equipamento. Serão instaladas uma rampa de madeira e uma esteira que vão auxiliar os portadores de deficiência no acesso ao mar

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na tarde desta quarta-feira (12) a ordem de início para as obras do projeto Praia Sem Barreiras, que será implantado primeiramente na Praia de Icaraí, na Zona Sul da cidade.
O projeto consiste na instalação de uma rampa de madeira e uma esteira na areia da praia, na altura da cabine da Guarda Municipal, que vão auxiliar portadores de deficiência ou de mobilidade reduzida no acesso até o mar. Vai disponibilizar ainda duas cadeiras anfíbias apropriadas para o banho de mar. Todo o trajeto será acompanhado por profissionais.
Na areia, serão instaladas ainda tendas onde ficarão os orientadores. As pessoas que trabalharão no projeto passarão por capacitação para estarem aptas a auxiliar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a utilizar o equipamento de forma segura. 
A esteira será removida diariamente e possui alta durabilidade em ambientes úmidos e à exposição ao sol. 
A previsão é que os equipamentos comecem a funcionar em quatro meses. A ação deverá ser expandida para outras praias, como Itacoatiara, Itaipu e Piratininga, na Região Oceânica. 
O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da iniciativa que torna Niterói uma cidade ainda mais acessível e inclusiva.
“Nosso objetivo é fazer de Niterói uma cidade cada vez mais acessível. Estruturamos um Plano Municipal de Acessibilidade que prevê várias ações nas áreas de saúde, educação, transporte e no lazer. Esse projeto tem um significado especial. Ele dá visibilidade para a temática da inclusão da pessoa com deficiência. Pessoas talvez com 20, 30, 40 anos, que nunca tiveram o acesso ao lazer e à praia vão ter essa oportunidade. Esse projeto tem muito a ver com a atual gestão da prefeitura. Uma gestão que tem um olhar integrado e holístico sobre a cidadania e as pessoas”, explicou.
A secretária municipal de Acessibilidade e Cidadania, Carmem Fogaça, afirmou que a iniciativa representa um resgate na cidadania e dignidade das pessoas com deficiência.
“Muitos niteroienses não entram na praia e no mar. Adolescentes, idosos e crianças com deficiência ficam no calçadão. Com esse projeto, vamos resgatar a infância, a juventude e dar oportunidade aos idosos portadores de deficiência. Vamos oferecer novas oportunidades a essas pessoas. Isso não tem preço”, destacou.
A vereadora Tânia Rodrigues afirmou que a implantação deste projeto é uma grande conquista para os portadores de deficiência, que vão vivenciar uma nova realidade.
Participaram da reunião os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Domício Mascarenhas, Executiva, Maria Célia Vasconcellos, o presidente da Niterói Terminais Rodoviários (Niter), Murilo Moreira Filho, além de representantes da Emusa e da Secretaria de Acessibilidade.

O Fluminense

Campanha vai transformar lacres de latinhas em cadeiras de rodas em SC

A cada 80 garrafas de dois litros cheia de lacres, uma cadeira é construída.
Até início de novembro, 230 garrafas já haviam sido recolhidas nos postos.

Do G1 SC

Campanha arrecada lacres para transformá-los em cadeiras de todas (Foto: Divulgação)Campanha arrecada lacres de alumínio para transformá-los em cadeiras de todas (Foto: Divulgação)
O Projeto Pescar, da Fundação Fritz Müller, está arrecadando lacres de alumínio das latas de refrigerantes ou de cerveja para transformar em cadeiras de rodas. A campanha 'Uma pequena atitude representa muito - Quem disse que a felicidade não vem em garrafas?' vai até o fim do ano e tem mais de 20 pontos de coleta em Blumenau e cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Os colaboradores devem depositar os lacres em garrafas pets, que serão distribuídas na sede da Fundação. De acordo com os organizadores, a cada garrafa de 2 litros cheias de lacres, uma cadeira de rodas será feita e doada a alguma instituição. Até o momento, 230 garrafas cheias de lacres foram arrecadadas.  
Em Blumenau, há pelo menos 16 pontos de arrecadação: Fundação Fritz Müller, Rotary Club de Blumenau Garcia, Riffel, Shopping Park Europeu, Cachaçaria Água Doce, CASAN, Forneria Bella Maria, Quiosque da Brahma, Rede Top Supermercados, Restaurantes da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Figueira, Pepper Jack, Per Tutti, Tempero Caseiro, Segala´s e Teka. 
Em Joinville, o único posto de arrecadação é na Cachaçaria Água Doce. Na cidade de Pomerode, quem quiser colaborar pode levar os lacres ao Colégio Sinodal Dr. e à Escola  B. M. Almirante Barroso.
Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.

A Dra. Adriana Bezerra, advogada com paralisia cerebral, falou sobre sobre o que pensa sobre acessibilidade e inclusão. Confira!

Conferência Internacional sobre o autismo – Vaticano


1_0_832858

Cidade do Vaticano (RV) – Realizar-se-á na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, de 20 a 22 de novembro próximo, a XXIX Conferência Internacional do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde, sobre o tema: “O pessoa acometida pelo autismo: gerar esperança”.
Em seu anúncio, Dom Zygmunt Zimowski, Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde, dirigiu uma mensagem aos familiares e aos agentes de saúde, onde exprime “a proximidade e a solicitude de toda a Igreja para esta realidade que vivem as pessoas afetadas” pelo autismo, e em particular “às famílias que partilham cotidianamente desta experiência”.
Segundo o Presidente do organismo vaticano, Dom Zygmunt Zimowski, a conferência tem como objetivo enfrentar os desafios que o autismo apresenta à Pastoral da Saúde, como também à ciência, à medicina, às famílias, às estruturas educacionais e assistenciais e, mais em geral, à sociedade e aos jovens.
Em vista deste evento, Dom Zimowski exorta as famílias a manterem a esperança diante da real dificuldade de integração e de comunicação, pela qual passa a pessoa autista e quem a assiste. Para enfrentar os desafios que esta doença suscita, é preciso trilhar o caminho da integração na comunidade, rompendo o isolamento e as barreiras impostas pela patologia e pelo preconceito, mediante relações interpessoais.
Enfim, o Presidente do organismo vaticano destaca que o encontro de novembro será uma oportunidade para a comunidade científica debater e assumir compromissos. E conclui citando a Exortação ApostólicaEvangelii gaudium, onde o Papa Francisco afirma: “É indispensável fazer atenção às novas formas de pobreza e de fragilidade, nas quais somos chamados a reconhecer Cristo sofredor. (MT)