segunda-feira, 18 de janeiro de 2010











Espasticidade



Espasticidade

· Trata-se de uma hipertonia baseada na intensificação das atividades reflexas que utilizam o arco miotático, devido a lesão do neurônio motor superior envolvendo o trato retículo espinhal e o cortiço rubro espinhal.

Fisiopatologia

· É uma manifestação secundária a lesão, devido as alterações causadas na via cortiço-retículo-bulbo-espinhal.

Freqüentemente encontrada em:

· Paralisia Cerebral

· Acidente Vascular Cerebral.

· Traumatismo crânio cefálico.

· Traumatismo raquimedular.

· Neoplasias.

· Doenças desmielinizantes

Quadro Clínico:

· Aumento da resistência do músculo em estiramento.

· Diminuição da resistência muscular após um certo grau de estiramento.

· Distribuição desigual no território muscular afetado.

Vantagens:

· Aumento da espasticidade pode ser uma advertência de dor ou problemas nas regiões sem sensibilidade.

· Ajuda a manter o tônus muscular.

· Mantem a densidade óssea.

· Ajuda a promover a circulação do sangue.

· Em alguns casos é usado para locomoção utilizando seus espasmos extensores para transferir ou caminhar com apoio.

Desvantagens:

· Interfere nas atividades da vida diária, dificulta transferências, no dormir, caminhar com apoio, sentar.

· Pode causar lesões de pele, escoriações ou traumas.

· Pode causar movimento limitante da articulação.

· Contrai a bexiga, impedindo de tornar-se um reservatório útil.

· Facilita a instalação de deformidades.

Tratamento:

· Exercício diário de extensão.( Fisioterapia )

· Evitar fatores estimulantes.

· Proteger para não causar lesões.

· Evitar calor ou frio intenso.

· Relaxar a fim de reduzir o nível de stress ou tensão.

· Iniciar com medicação específicas, Botox.

Minha visão:

. Complexo,né?Na liguagem mais popular, são aqueles movimentos involuntários, principalmente das pernas.A intensidade varia de lesão para lesão.
A minha espasticidade é moderada, não atrapalha no dia dia, Mas já levei alguns sustos de quase cair da cadeira!!!
Antes de tomar qualquer medicamento consulte um Fisiatra.
0 comentários
Sentidos Universais

Casa Cor 2008 ganha espaço para despertar Sentidos Universais

A área, de 12 metros quadrados, recebeu o nome Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli. A proposta, idealizada por Mara Gabrilli, presidente do Instituto Mara Gabrilli, projetada pelo Instituto Brasil Acessível e patrocinada pela Company S. A., pretende mostrar ao público quais as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Despertar o entendimento do público para a acessibilidade é o principal objetivo do Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli, que aparece pela primeira vez na Casa Cor. Em outras edições da mostra, o quesito acessibilidade já fazia parte dos projetos de arquitetos, designers e artistas, graças à parceria realizada com a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, pasta que foi coordenada pela Mara Gabrilli. Mas este ano, a proposta é que os visitantes façam uma experiência sensorial interativa, testando as dificuldades e facilidades do ambiente, inclusive na comunicação. O espaço com piso tátil vai desafiar aqueles que passarem por lá a entenderem - na prática - como é fazer coisas comuns, como caminhar dentro de casa, quando se tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção.

As pessoas vão vivenciar as dificuldades de quem tem alguma deficiência motora ou sensorial. Logo na entrada, os visitantes escolherão qual deficiência pretendem experimentar:
  • se a motora - então passearão pelo espaço em cadeira de rodas;
  • se visual - quando colocarão óculos para diminuir a visão;
  • se auditiva - usando um tampão nos ouvidos;
  • ou se querem ficar como idosos - nesse caso, são colocados pesos nas pernas para mimetizar a perda de força nos movimentos.
  • Com as devidas ferramentas, o visitante faz um passeio e aprende quais são as medidas, por vezes bem simples, que facilitam o cotidiano dessas pessoas. CLIQUE AQUI e faça download gratuito da Cartilha de Desenho Universal e aprofunde seu conhecimento sobre o assunto.
A idéia do espaço nasceu quando Mara Gabrilli esteve no Japão, no ano passado, para conhecer o Desenho Universal, conceito criado em 1987 pelo arquiteto Ron Mace. Esse novo conceito surgiu da necessidade de aproximação dos espaços e produtos que projetamos e produzimos, tornando-as utilizáveis por todas as pessoas, num aspecto realmente UNIVERSAL.
A proposta do Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli é sensibilizar todos os visitantes para que comecem, dentro das suas próprias casas, a tomar medidas mais inclusivas. Ainda, durante a mostra, serão distribuídas cartilhas explicando o que é o conceito do Desenho Universal.

Serviço:
Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli
Casa Cor 2008
Espaço nº 7
Idealizado pelo Instituto Mara Gabrilli, desenvolvido pelo Instituto Brasil Acessível (IBA) e patrocinado pela Company S.A.
Aberto ao público: a partir de 20 de maio a 9 de julho - De terça a domingo das 12hs às 21hs (inclusive feriados)
Jockey Club de SP - Av. Lineu de Paula Machado, 875 – São Paulo
Ingresso: R$ 30,00 de terça a sexta e R$ 40,00 sábados, domingos e feriados. Estudantes e idosos pagam meia entrada. Menores de 10 anos não pagam.

Aparelho lê em voz alta para pessoas com deficiência visual

Postado por: Deficiente Ciente | Categoria(s): , | Postado: Quarta-feira, Novembro 18, 2009

0

Aparelho foi criado por Ben Foss, um pesquisador da Intel que tem dislexia e que resolveu ajudar quem tem problema de visão ou dificuldade de aprendizado.

Intel lança dispositivo móvel para pessoas com dislexia, problemas de visão ou cegueira

A Intel anunciou no dia 10/11 o Reader, um dispositivo móvel criado para ajudar pessoas com dislexia, outras dificuldades de aprendizagem ou que tenham problemas de visão, como cegueira parcial ou total, o que torna a leitura de palavras impressas difícil ou impossível.

Do tamanho de um livro, o Reader converte texto impresso em digital e depois o lê em voz alta para o usuário. O design do aparelho combina uma câmera de alta resolução com o poder do chip Atom, permitindo que os usuários escutem o texto impresso.

Grandes quantidades de texto, como um capitulo inteiro de um livro, poderão ser facilmente capturadas para leitura posterior quando o Reader for utilizado em conjunto com o Portable Capture Station.

Os usuários terão acesso confortável e flexível a uma variedade de materiais impressos, ajudando não apenas a aumentar a liberdade deles, mas também a melhorar a produtividade e a eficiência na escola, no trabalho ou em casa.

O conceito original do Reader foi criado por Ben Foss, um pesquisador da Intel identificado na escola elementar como um entre os 20% de pessoas de todo o país que apresentam sintomas de dislexia.

Ao longo de muitos anos, ele dependeu da ajuda dos outros ou de um duro processo para extrair as letras da página sozinho. Quando ele ficou adulto muito do conteúdo que desejava - dos materiais profissionais até leituras só por prazer - não estava disponível em áudio.

Só nos Estados Unidos existem 55 milhões de pessoas que podem ser ajudadas pelo Reader.

O aparelho vai ser lançado nos Estados Unidos. Para o Brasil ainda não há uma data de lançamento nem preço para o usuário final.

Fonte: R7 (10/11/09)

Veja também nesse blog:
Intel Reader – leitor de e-books para deficientes visuais

Dança para surdos

Quem disse que surdos não podem ser dançarinos ou curtir uma música? O Grupo de Dança Surdos Videira é uma prova que tudo é possível através da interação de um trabalho desenvolvido que objetiva a inclusão social.
Liderado pelo intérprete Nilton Câmara, o grupo de 5 pessoas ensaiam coreografias e as apresentam em eventos particulares ou do governo na cidade de Fortaleza - CE. De acordo com Câmara, o grupo é reduzido porque é necessário trabalhar com cada um de forma intensiva e aproveitando melhor as habilidades individuais.
Há uma seleção para ingressar no grupo de dança. Na primeira fase, os candidatos são avaliados pelo histórico escolar e familiar, após essa aprovação há os requisitos técnicos de ritmo e expressão corporal. Essa triagem ocorre em média uma vez por ano.
Antes de qualquer atividade corporal, Nilton prepara seus alunos para conhecer a letra da música que será dançada, compreendendo seu significado e auxiliando nos conhecimentos da Língua Portuguesa. O próximo passo é sentir as vibrações do som e daí aplicar o texto a Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é quando os participantes “cantam”. Isso resulta em musicalidade do corpo.
A sala de ensaio é adaptada com objetos simples, como o espelho, o aparelho de som com potência para deixar a música em volume altíssimo e o chão de assoalho de madeira, que facilita o aluno a sentir as vibrações.
Cada jovem apresenta sua facilidade ou dificuldade em demonstrar seus talentos, por isso os ensaios podem chegar até 8 meses, mas o que se busca é o nível possível de cada um, sendo trabalhados as expressões corporal e facial. Isso reflete no comportamento no âmbito social, pois passa a se expressar melhor vencer a timidez.
A proposta principal do projeto é transformá-los em atores com autonomia e não apenas em copistas, que imitam os sinais repassados por um ouvinte.
“Esse projeto é fundamental para a valorização da pessoa surda, que passa a se sentir cidadãos de direitos e além de valorizar a autoestima, acreditando que é eficiente e capaz de qualquer atividade através de outros sentidos que são aguçados, em que se iguala a outras pessoas sem deficiência. Assim ela conquista o seu espaço”, diz Nilton Câmara.
Para obter maiores informações sobre o grupo ligue: (85) 9969-4059
www.niltoncamara.net

Música linguagem Universal!Quebrando BARREIRAS!