quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Israelenses criam dispositivo que permite a transformação de som em visão Israelenses criam dispositivo que permite a transformação de som em visão

Uma equipe de pesquisadores israelenses estão desenvolvendo um dispositivo que permite pessoas com deficiência visual transformarem som em visão.
O projeto, desenvolvido pela equipe de Amir Amedi, da Universidade Hebraica de Jerusalém, faz com que a pessoa com deficiência visual consiga enxergar pelo seu óculos, utilizando o conceito do som que invade o córtex visual do paciente. O conceito já havia sido descoberto há 20 anos pelo pesquisador holandês Peter Meijer, que criou um algoritmo para traduzir a posição e a aparência de um objeto em diferentes sons.
O pesquisador Amedi lembra que pesquisas anteriores ajudaram a indicar a utilização do som como a melhor solução. A visão trabalha com duas vias paralelas: a primeira via é responsável pela identificação do objeto, mostrando a sua cor e o seu formato. A segunda via, por sua vez, indica a localização do objeto, coordenando os dados visuais com a função motora da pessoa. Pesquisando os resultados do funcionamento do dispositivo do Meijer, Amedi descobriu que as duas vias seguem funcionando, mesmo quando a pessoa não possui a visão normal.
O grupo de pesquisadores conseguiram desenvolver um sistema complementar que estimulasse as funções visuais através do som captado pelas pessoas e objetos. Com isso, o usuário pode aprender a interpretar a “paisagem sonora” de objetos, pessoas, e cenários. Na prática, ele poderá localizar com facilidade onde cada coisa está, vendo o seu formato e posição, e até mesmo ler as palavras escritas em um livro.