segunda-feira, 28 de julho de 2014

Antes que os pés toquem o céu


Falta capacitação a professores para usar o software livre nas escolas

Falta capacitação a professores para usar o software livre nas escolas
http://migre.me/fbR0V
A tecnologia ainda não é usada de forma pedagógica por boa parte dos professores
Topict Learning

Cinema 3D ajuda a aprender Geometria e Ciências


Interdidática Tecnologia Educacional

O projeto Cine 3D Educativo é uma forma criativa de atrair a atenção dos alunos e promover o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos podem explorar o rico universo da Geometria, descobrir como funciona o Corpo Humano e também navegar pela imensidão do Sistema Solar. Todo este conteúdo vai estar disponível na Interdidática 2014. Não perca essa oportunidade!

Saiba mais sobre o evento: http://interdidatica.com.br/interdidatica/

Curitiba terá Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Seminário debate o mercado de trabalho para pessoas com deficiência
Será instalada em agosto, em Curitiba, a Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho. A criação desse fórum permanente de discussão, que terá representantes do poder público e da sociedade, foi anunciada nesta quinta-feira (24), durante o Seminário Novas Perspectivas de Inclusão no Mundo do Trabalho, que vai até esta sexta no Salão de Atos do Parque Barigui.  O seminário é promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) e com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
O encontro reúne representantes de diversos segmentos do governo municipal, da iniciativa privada e do terceiro setor para discutir a situação atual e os avanços na inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“O século 21 é um século de extremos. Que esta geração possa testemunhar um avanço da civilização. É preciso ter princípios legais que sirvam de instrumento de resposta e mobilização contra a discriminação”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet, que participou da abertura do evento.
O prefeito acredita que a inclusão de pessoas com deficiência em todas as instâncias da vida social “não se vence com repressão”. “A discriminação se vence com um processo de convencimento, de conquista, de inclusão e de respeito, especialmente das pessoas que necessitam de um tratamento especial”, analisou Fruet.
Fruet lembrou que a Prefeitura tem trabalhado em diversas frentes nessa área, com o envolvimento de várias secretarias. O prefeito citou como exemplo a implantação, no ano passado, do programa Acesso, que faz o transporte de pessoas com deficiência para atendimentos de saúde e atualmente conta com nove ônibus, um para cada Regional . “Curitiba é uma das primeiras cidades do País a ter esse transporte público de qualidade”, enfatizou o prefeito.
800 vagas
Paralelamente ao evento, a Secretaria do Trabalho e Emprego realiza desde a última segunda-feira (21) a Semana Municipal da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, criada no ano passado por decreto municipal. De acordo com a diretora de Relações de Trabalho da Secretaria, Lenina Formaggi, são ofertadas 800 vagas. “A abertura dessas vagas faz parte do processo de inclusão. A procura tanto de candidatos como de empresas tem sido muito positiva e muitas entrevistas estão ocorrendo na própria feira”, afirmou a diretora. A feira acontece na Boca Maldita prossegue até esta sexta-feira (25).
Câmara de Inclusão
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo, anunciou que no próximo dia 29 de agosto acontece a primeira reunião para a instalação da Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho. A reunião será realizada entre 14h30 e 17 horas, no auditório do Ministério Público do Trabalho.
Poderão participar da Câmara de Inclusão representantes de órgãos públicos, empresas privadas, Ministério Público, gestores públicos, entidades de classe e pessoas com deficiência.  O objetivo é fomentar a discussão e a oferta de vagas para pessoas com deficiência.  
Mirella acredita que a Câmara  será um importante fórum de discussão para as questões que envolvem a inserção de pessoas com deficiência, seja no mercado de trabalho ou em outras áreas de inclusão. “O preconceito ainda impede que pessoas com deficiência desenvolvam todas as suas habilidades e potencialidades. Temos que buscar a inclusão para que possam contribuir de forma plena na construção da sociedade”, enfatizou Mirella.
De acordo com a secretária, na primeira reunião deverá ser discutido o regimento interno e as reuniões entre os participantes deverão ocorrer a cada dois meses.
A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, também participou da abertura do seminário e disse que a atual gestão trabalha para construir uma Curitiba mais humana. “Há grandes mudanças em andamento. Está se propondo uma Curitiba mais humana, justa e democrática”, afirmou Márcia.

Prefeitura de Curitiba