quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fórum Permanente de Acessibilidade prevê atuação no interior do Estado


Aconteceu na última sexta-feira no plenário do CREA-PR uma reunião do Fórum Permanente de Acessibilidade do Conselho, que teve como objetivo organizar o planejamento com ações para o próximo ano conforme diretrizes do presidente Joel Krüger. O encontro foi conduzido pelo coordenador do Fórum, engenheiro civil Antônio Borges dos Reis que apresentou a ideia de expandir o encontro utilizando as regionais do CREA-PR no interior do Estado.
Participaram o secretário municipal daSecretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá Brito Vaz, o arquiteto Ricardo Mesquita, representando o Sindicato dos Arquitetos, a advogada Berenice Reis Lessa, representando a OAB/PR e o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas Gabriel Guy Leger. “Queremos em conjunto com as entidades ouvir as universidades que ofereçam cursos de Engenharia e/ou Arquitetura, as ONG’s que atendem as pessoas com deficiência, as secretarias de urbanismo e o próprio Governo do Estado para fazer uma grande discussão que atinja todo o Paraná. A intenção é colocar em prática este Fórum Estadual até o mês de abril do próximo ano. O próprio secretário municipal que estava presente destacou que é fundamental que o Fórum de Acessibilidade seja organizado pelo CREA-PR e faremos o possível para levar esta discussão a todo Estado”, disse Borges. 
Por Gisele Bueno (Regional Curitiba)  CREA-PR

'Praia Acessível' ganha novo ponto a partir deste fim de semana



Pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção ganharão, a partir deste fim de semana, mais um ponto do programa 'Praia Acessível' para desfrute de um banho de mar. É que a prefeitura disponibilizará cadeiras adaptadas (tipo anfíbio) em frente ao Aquário, na Ponta da Praia, além da tenda montada na faixa arenosa, ao lado do canal 3.

A novidade integra as medidas da Secid (Secretaria de Defesa da Cidadania) para ampliação do serviço, visando maior acessibilidade aos usuários. “Nossa praia é extensa e queremos dar mais oportunidade à população e aos turistas com esses dois pontos, promovendo inclusão e cidadania”, disse o titular da pasta, Marcelo Del Bosco, ressaltando que serão buscadas parcerias para ampliação da iniciativa.

Desenvolvido juntamente com o governo estadual, o programa é promovido aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Na Ponta da Praia, quando a maré estiver alta, o serviço ocorrerá junto ao canal 6. Os interessados podem ir aos locais, onde é feita inscrição após breve entrevista e assinatura de termo de responsabilidade para uso dos equipamentos. Cada participante pode usufruir das cadeiras por 30 minutos, com apoio de fisioterapeutas e facilitadores. Grupos devem fazer agendamento pelo telefone 3201-5075 ou pelo e-mail secid@santos.sp.gov.br.


http://www.santos.sp.gov.br

Prefeitura terá de pagar a senhora que machucou pé em calçada malcuidada


Gazeta do Povo


 / Buraco na calçada: coisa comum na cidade.Buraco na calçada: coisa comum na cidade.
A prefeitura de Curitiba foi condenada judicialmente a pagar R$ 3 mil para uma senhora que torceu o pé numa calçada malcuidada da cidade.
A condenação saiu nesta semana e foi determinada pelo Tribunal de Justiça. O dinheiro serve como indenização para a senhora, que precisou fazer fisioterapia e que teve seus gastos por causa do problema.
O juiz Fábio André Santos Muniz afirmou em sua sentença que a senhora é humilde e aposentada, o que justificaria o ressarcimento.
"No presente caso a responsabilidade do Estado é objetiva. Houve a prática de um ilícito pela Administração porque não manteve via pública em adequado estado de conservação, fato este não controverso nos autos", disse o juiz.
Dona Madalena Luiz da Costa Vianna, a idosa que processou o município, virou o pé em um buraco. Entrou com a ação em fevereiro do ano passado e agora conseguiu a sentença.
As calçadas da cidade são uma reclamação constante do curitibano. Muitas vezes, por culpa dos próprios donos dos imóveis. Outras, por culpa da administração pública.
Será que se toda vez que alguém se machucasse houvesse um processo como esse a situação mudaria?

Cidadania normalmente não vemos aqui!!!

M ª Mar Hernandez. Terapeuta Ocupacional 48.


M ª Mar Hernandez.  Terapeuta Ocupacional 48.



Objetivo: melhorar a vida de outro diretor técnico Bobath Foundation, voltada para o tratamento de paralisia cerebral, terapeutas da fala coordenadas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação especial e terapeutas ocupacionais que procuram melhorar as vidas de crianças com graves cérebro. "O acompanhamento de um início e ver o seu progresso é muito gratificante. Você tem que considerar como par o tratamento às necessidades de cada criança, mas vale a pena. "Manu, um dos meninos, acenos sorridentes. A melhor parte? "Veja como eles respondem e saber que você contribui para sua qualidade de vida." Em dois dos oito famílias vivem uma pessoa com deficiência. Em 64,3% das mulheres cuidadoras casos.

http://www.hoymujer.com/

Super Normais


Por Rafael Camargo e os Super Normais

Curso de teatro gratuito inscreve deficientes físicos em Rio Preto, SP


Inscrições ficam abertas até o dia 15 deste mês.
Ao final do curso, será realizado teatro com alunos.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba


Estão abertas inscrições para um curso de teatro gratuito em São José do Rio Preto (SP). A oficina terá coordenação do grupo “Além da Arte”, que inclui cadeirantes e portadores de necessidades especiais nas produções cênicas. As inscrições ficam abertas até o dia 15 deste mês.

Para encerrar o curso, será realizada uma peça de teatro aberta ao público com todos os alunos. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para aledaarte2012@gmail.com ou através do telefone (17) 9143-3713.