domingo, 11 de novembro de 2012

Há 3 anos atrás…Puxa!!Niver do Futuro!!!!


Há 3 anos atrás…

Tudo começou com um jornal o Folha Estudantil, víamos  a necessidade de divulgar experiências inclusivas, valorizando os professores e habilidades dos alunos da Escola CEEBJA Paulo  Freire. Pois é! Foi ótimo o processo  de implementação de um jornal no colégio, com  a coparticipação de vários professores, ,belas histórias inclusivas que até hoje recordamos ,uma escola com grandes valores!
Mas não satisfeitos, entramos na era digital e até convidamos muita gente, mas naquele momento o pessoal ainda não entendia essa história de Blog .As pessoas olhavam e diziam “Ai que bonitinho, este blog!!”Era o que queríamos ouvir? Não! Claro! Queríamos pessoas com opiniões, sugestões, participações .
MKreling foi um nome precursor, não combinou com os assuntos abordados ,passou para INCLUSÃO. Opa! Mas já havia no momento uma campanha INCLUSÃO JÁ da revista Sentidos, como usar né? Num dado momento deu um insite, tornou-se ”O Futuro Está Aqui “ queríamos um nome que marcasse ,caracterizasse  o que somos hoje a ”Dupla do Futuro”. As quatro mãos que escrevem, pesquisam, formatam e pensam juntos !Futuro de Tecnologias Assistivas , de uma sociedade que queremos com mais acessibilidade para todos, inclusiva em todos os sentidos no âmbito escolar, social, politico, familiar, profissional enfim ,que o ser humano independentemente de suas especificidades torne-se CONSCIENTE, AUTÔNOMO E RESPEITADO pelo  SER e não pelo TER. Enfim, 12 de novembro oficialmente, faz 3 anos do Blog !O Futuro Está Aqui. 
Crescemos, erramos para acertar e temos muito o que aprender, fizemos novos amigos  e solidificamos uma amizade e parceria ,uma dupla  inserida neste movimento chamado INCLUSÃO!!!

TEXTO DE QUATRO MÃOS como nossa amiga psicologa Olinda nos intitulou!!Hé,hé,hé....

"A esperança é um empréstimo que se pede à felicidade." (Joseph Joubert) Paralisia: Investigação abre caminho à regeneração


Investigadores britânicos descobriram um método capaz de promover a regeneração dos tecidos da espinal medula que poderá abrir caminho à cura de paralisias. A técnica consiste na modificação dos açúcares de cadeia longa que impedem a regeneração destes nervos. A investigação foi publicada no The Journal of Neuroscience mas ainda vai passar pela fase de testes em animais.
O principal desafio no tratamento destas lesões resulta do facto do tecido lesionado da espinal medula criar uma barreira impenetrável que impede a regeneração dos nervos. Isto conduz às paralisias irreversíveis associadas a estas lesões (quadriplegia e paraplegia). 
Uma maneira de reparar estas lesões nervosas é fazer um transplante de células dos nervos periféricos da espinal medula, as chamadas células de Schwann, para os nervos de suporte central. No entanto, a equipa de investigadores britânicos, percebeu que estas células segregam açúcares de sulfato de heparano, que criam cicatrizes que frustram a eficácia da reparação dos nervos danificados.
Ao tentar contornar o problema, a investigação liderada por Jennifer Higginson (Universidade de Glasgow) e Jerry Turnbull (Universidade de Liverpool) conseguiu descobrir um método de inibir esta cicatrização negativa: modificando quimicamente os açúcares de sulfato com outros açucares (as heparinas) que impedem a reação cicatrizante, abrindo assim novas oportunidades para a regeneração dos nervos.
 “Descobrimos que alguns açúcares provocam reações de cicatrização mas através da manipulação em laboratório com a ajuda de outros açucares (as heparinas), podemos prevenir este processo, pelo menos nos modelos computacionais,” explica Jerry Turnbull, acrescentando que agora a investigação tem de ser confirmada através de testes em animais.

Clique 
AQUI para consultar o resumo do estudo no The Journal of Neuroscience (em inglês).
http://educacaoemespecial.blogspot.com.br/

Superação!!