domingo, 12 de dezembro de 2010

"Não basta criar um sistema de boas vontades, de bons relacionamentos e que preveja uma formação adequada(..)

Trouxe esse texto do blog http://gritodemudanca.blogspot.com/2010/12/1-aniversario.html,que
Retrata o seu pensamento sobre inclusão, onde todos nós também compartilhamos desse pensamento e indiginação .E veja ainda como nasceu esse blog ,como algo que nem damos conta começa a dar uma proporção em nossas vidas ,favorecendo a todos que visitam e começam a fazer parte desse processo,numa rede de informações ,buscas ,angustias divididas,enfim comprometimento ainda existe,SIM!!!Veja e leia:

1.º Aniversário

Foi em Dezembro de 2009 que este blogue surgiu...Começou com uma noite mal dormida e transformou-se num desafio, num projecto de vida...
Vivemos em tempos de mudança. Mudanças de paradigma, mudanças de mentalidades, mudanças de comportamentos e atitudes. Resumindo, vivemos uma época em que a sociedade muda ao ritmo da evolução das novas tecnologias.
É necessário inovar práticas educativas, de modo a que se promova, realmente, uma educação diferenciada que aceite diferenças e apoie as aprendizagens independentemente das suas condições físicas, sociais, étnicas, religiosas e linguísticas.
Mas, fazendo referência a Correia (1999 p. 41):
"Não basta criar um sistema de boas vontades, de bons relacionamentos e que preveja uma formação adequada, requer como indispensável o apadrinhamento de toda a política social e o assumir das responsabilidades estatais para a implementação de um sistema inclusivo".
É essencial que a escola evolua para estruturas flexíveis, dinâmicas, diversificadas e compensadoras.
As necessidades educativas especiais fazem parte da escola de todos... de todos nós e assim, as respostas que encontramos para alguns, podem beneficiar todos.
Este grito de mudança vai continuar a fazer-se ouvir...Agradeço a todos os seguidores, visitantes e amigos que me têm acompanhado...Espero que este "grito de mudança" continue a crescer e se faça ouvir um pouco por todo o lado...