sábado, 10 de março de 2012

Exposição na Capital conta a história da luta de pessoas com deficiência



DO CORREIRO DO POVO





Mostra foi inaugurada nesta sexta-feira (9/3) na Usina do Gasômetro

Exposição na Capital traz história da luta de deficientes físicos por acessibilidade
Crédito: Fabiano do Amaral
Foi inaugurada, nesta sexta-feira na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”. A mostra conta a história da discriminação e da luta das pessoas com deficiência por acessibilidade e qualidade de vida.

A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), com apoio da Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul).

Maria do Rosário destacou a valorização e respeito à dignidade de todos através da mostra. "A característica da exposição é valorizar pessoas que são protagonistas das suas histórias", comentou.

Concebido a partir do desenho universal, o espaço na Usina conta com todos os recursos de acessibilidade permitindo a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações. Por meio de uma linha do tempo os visitantes farão um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos

O conteúdo poderá ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes. Estarão disponíveis catálogo em braile, recuso de áudio-guia e áudio descrição, piso podo táctil e atendimento em libras.

A mostra fica em Porto Alegre até o dia 8 de abril e vai visitar mais nove cidades nos próximos meses: São Paulo, Florianópolis, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.