quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Médica alerta sobre o diagnóstico da fibromialgia em Itapetininga

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/10/medica-alerta-sobre-o-diagnostico-da-fibromialgia-em-itapetininga.html
A fibromialgia é uma doença de difícil diagnóstico e que afeta principalmente mulheres entre 20 e 50 anos. A doença tem como o principal sintoma dores constantes por todo corpo. Em Itapetininga(SP), a médica reumatologista Andréia Zanolli explica que as causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas que alguns pacientes apresentam pré-disposição genética para a doença.
Tereza Ordônio passou dois anos com dores antes de descobrir a doença (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)Tereza passou dois anos com dores até descobrir
a doença (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Os principais sintomas da fibromialgia são: dores pelo corpo por mais de três meses, cansaço, insônia e distúrbios psicológicos, como a síndrome do pânico. Ainda segundo ela, quando o paciente apresenta um quadro de depressão, fica mais complicado tratar a doença.
“O diagnóstico é estritamente clínico, não existe nenhum exame de sangue ou imagem, por exemplo, que comprove a fibromialgia. Ele depende de uma boa história clínica e de um exame físico detalhado para que sejam excluídas outras doenças de dor crônica. A interpretação da dor acaba piorando com a depressão, assim como nos climas mas frios e úmidos, e também prejudica no enfrentamento da doença e disponibilidade de tratamento”, afirma Zanolli.
É o caso da professora de artes Tereza Ordônio, diagnosticada com fibromialgia há 14 anos. Após perder a coordenação para desenhar, uma das atividades preferidas da professora, ela entrou em depressão. Depois de dois anos com dores, passando por médicos de várias especialidades da região e sem descobrir o que tinha, pediu ajuda para a sobrinha, que é reumatologista. Foi assim que recebeu o diagnóstico.
“Eu ‘corria’ de um médico para outro, e não tinha solução. Passei dois anos da minha vida com dores constantes, e é difícil também para as pessoas entenderem que está doendo, porque não aparece nenhum inchaço, nenhuma marca. Fiz inúmeros exames mas todos estavam normais”, conta a professora.
Boa parte do tratamento é feita com exercícios físicos. Por isso, a fisioterapia é aliada no combate aos sintomas. Segundo o fisioterapeuta Wedney Prado, a hidroterapia, o pilates e o uso de aparelhos para alívio das dores são os recursos mais indicados. “A fisioterapia auxilia muito na dor, então ela consegue reduzir esse processo de dor. A fisioterapia oferece inúmeros recursos para proporcionar uma melhora na qualidade de vida no que tange a dor”, recomenda.
Tratamento da fibromialgia é a prática de exercícios físicos, segundo fisioterapeuta (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)Tratamento da fibromialgia é a prática de exercícios físicos (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

Aécio Neves declara apoio à Lei Brasileira de Inclusão

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, participou de encontro, nesta terça-feira (22/07), com a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) e representantes de diversas entidades da sociedade civil que atuam em prol da pessoa com deficiência.

Durante o encontro, Aécio declarou apoio ao projeto que cria a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e pediu à deputada que apresente pontos da proposta que podem ser acrescentados ao seu programa de governo.
“Tenho certeza de que, se vencermos as eleições, vamos dar um extraordinário salto na busca da inserção na sociedade, na superação de qualquer tipo de discriminação, na garantia da acessibilidade”, afirmou Aécio.
O encontro ocorreu no comitê de campanha em São Paulo. A representantes de entidades como AACD, Derdic (apoio ao deficiente auditivo) e AMA (Associação Amigos do Autista), Aécio afirmou que a luta das pessoas com deficiência o inspira para realizar uma campanha com coragem e responsabilidade. “Vou fazer um pacto pela inclusão com atitudes claras e ousadas tratando das várias nuances que um tema delicado como este pede”, declarou o candidato.
A LBI prevê uma série de novos direitos para os portadores de deficiências. “Ele é um projeto de lei escrito de forma precisa, porque é exequível. Temos questões que vão fazer mudanças na vida do brasileiro. Por exemplo, apresentamos mudanças para o Estatuto das Cidades, que vai mudar toda a lei de calçadas desse país”.
Além da mobilidade, o projeto também trata de questões como direito à educação, direitos civis e combate ao preconceito, entre outras áreas.
O projeto ficou seis meses disponível à consulta pública e, agora, o relatório da deputada Mara Gabrilli está pronta para ser votado em plenário. A deputada negocia acordo para garantir que texto aprovado pela Câmara não seja alterado.