quarta-feira, 23 de abril de 2014

Após “adeus” no Facebook, adolescente com câncer vira fenômeno na internet

stephenabre
Sempre alegre e otimista, o adolescente inglês Stephen Sutton recebeu um diagnóstico desesperador aos 15 anos de idade: de acordo com médicos, ele tinha um câncer terminal no intestino. Restariam a ele poucos anos de vida.
Em vez de se tornar pessimista e triste, Stephen resolveu aproveitar o tempo que restava a ele e criou uma página no Facebook, a Stephen’s Story, para narrar sua “aventura”. Há um ano, ele fez uma lista de “últimos desejos”, como saltar de paraquedas e bater um papo com seu comediante preferido. O primeiro pedido era o que parecia mais simples: ele fez uma campanha para que as pessoas fizessem doações a um fundo de apoio a crianças e adolescentes com câncer.
O objetivo inicial era arrecadar o equivalente a 37 mil reais. Nesta terça (22), pouco depois de publicar um “último adeus” no Facebook, ele conseguiu bem mais que isso: 3,7 milhões de reais.
Antes de chegarmos a esse post (emocionante, por sinal), vale lembrar um pouco a jornada de Stephen, hoje com 19 anos. A lista de desejos do rapaz tinha 46 itens e muitos deles foram cumpridos. A seguir, veja fotos de alguns deles:
stephen1
Desejo: abraçar um animal maior que ele
stephen2
Desejo: dar um salto espetacular
stephen3
Desejo: “surfar” em um bote inflável em um bar (!)
Eis que, na terça (22) à noite, Stephen publicou uma foto sorridente no Facebook para agradecer seus 206 mil seguidores “pela última vez”, pedindo desculpas por não conseguir se despedir pessoalmente de todo mundo que ele conhece. E aproveitou a importância de que as doações ao fundo de apoio a adolescentes com câncer, o Teenage Cancer Trust, continuassem.
stephen
Stephen seguiu escrevendo no Facebook sobre o estado de saúde dele – cada vez pior, já que ele está preso a um balão de oxigênio e não pode deixar a cama do hospital. “Estou numa posição muito vulnerável. Não sei o que ocorrerá em seguida”, disse. O que aconteceu? As doações ao fundo de apoio dispararam e chegaram à marca dos milhões.
Emocionado com a solidariedade dos desconhecidos, Stephen continuou agradecendo, desta vez no Twitter: “A situação toda é de tirar o fôlego. E de tantas formas!”, escreveu.

Na Inglaterra, a história de Stephen virou notícia. E tudo indica que a “aventura” do rapaz seguirá inspirando, por muitos anos, uma multidão disposta a ajudar quem enfrenta a luta contra o câncer. Para doar, é só clicar aqui.

Veja SP