domingo, 1 de março de 2015

Parque Adaptado traz diversão e inclusão para crianças portadoras de deficiência física Leia mais em: http://www.diariodigital.com.br/geral/o-meio-se-adaptando-as-criancas/123841/





 
Um dia de alegria e inclusão social, com direito a Papai Noel. Assim se deu a inauguração do 1º Parque Infantil Adaptado de Mato Grosso do Sul dentro do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande. 
O Diário Digital esteve na inauguração e logo de cara encontrou a pequena Isadora, de 6 anos, e sua mãe, Soeli Rodrigues Ferraz ansiosas para chegar ao parque adaptado. Isadora estava tímida, ao contrário da mãe que estava ansiosa, preparando a menina na cadeira de rodas. Mas só foi chegar ao local, que Isadora abriu um largo sorriso e começou a balançar nos primeiros brinquedos que foram construídos especialmente para crianças como ela, que tem deficiência física, e se locomove com a ajuda de muletas especiais e cadeira de rodas. A alegria é contagiante. A mãe Soeli estampava um sorriso no rosto pela alegria de ver a filha brincando em um local feito para ela. “Pela primeira vez, ela [Isadora] não teve que se adaptar ao meio. 

O meio se adaptou a ela. Isso é motivo de muita alegria e um grande passo para a interação social com outras crianças”, diz Soeli. Quem também aproveitou a novidade foi o pequeno Artur, que tem baixa visão, mas que ficou perfeitamente acomodado em um balanço confortável. A mãe, funcionária pública Katia Lopes, disse que mesmo o Artur ainda conseguindo brincar em parquinhos normais, estar em um parque adaptado é muito melhor e mais seguro. O arquiteto responsável pelo 1º Parque Adaptado de Mato Grosso do Sul, Rubens Leles, revelou que doou o projeto de construção do parque e que o trabalho foi gratificante. 

“O parque não tinha algo destinado às crianças de uma maneira adaptada. Fazer parte de um projeto social como esse é muito importante para mim e muito emocionante”, comenta o arquiteto que completou dizendo que os brinquedos foram trazidos e instalados por uma empresa certificada de São Paulo. A iniciativa do 1º Parque Infantil Adaptado foi da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG), Ministério Público Estadual (MPE), através da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, e iniciativa privada. De acordo com o presidente da CDL/CG, Ricardo Kurinari tudo começou após a campanha “Essa vaga é muito especial” e em conversas com o MP, onde surgiu a ideia de montar um parque adaptado.

 “A iniciativa é um avanço para a comunidade de Campo Grande e o projeto se tornou pioneiro no Centro-Oeste. O grande agradecimento, enquanto a entidade é para os empresários que na mesma hora participaram para construção do parque”. Quem também está feliz com o parque adaptado é promotora Jaceguara Passos, que partir de um projeto de conscientização e inclusão social, surgiu a ideia do parque adaptado. “Estou muito feliz com essa ação e a participação da iniciativa privada, exemplificando essa aproximação com o poder público. 

Que parcerias como essas para beneficiar e dar acessibilidade a população se tornem cada vez mais visíveis. Ver hoje as crianças neste parque adaptado é algo que não tem preço”, comenta.
Leia mais em: http://www.diariodigital.com.br/geral/o-meio-se-adaptando-as-criancas/123841/