sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Quando sinto que já sei


via CONANE:
"o documentário 'Quando Sinto Que já Sei' acabou de ser disponibilizado na internet:
A proposta do documentário é levantar uma discussão sobre o atual momento da educação no Brasil. Carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, provas, sinal de fábrica para indicar o intervalo, grades curriculares, conhecimento dividido em diferentes caixas. As escolas, como são hoje, oferecem os recursos necessários para que uma criança se desenvolva ou a transformam em um robô, c...om habilidades técnicas, mas sem senso crítico?
O projeto surgiu da percepção de que valores importantes da formação humana estão sendo deixados fora da sala de aula. Decidiu-se explorar novas maneiras de aprender que estão surgindo e se consolidando pelo Brasil, baseadas na participação e na autonomia de cada pequeno ser humano.
Filmando de forma independente, foram visitados projetos com propostas educacionais inovadoras. Ouviram-se crianças, pais, professores, educadores, diretores e gente das mais diversas áreas, todas com o mesmo desejo: romper com o modelo convencional de escola."
https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg&feature=youtu.be
 

Londres tem a primeira creche ao ar livre, sem paredes, sem salas de aula

A escola Into the Woods oferece às crianças de 2 anos e meio a 5 uma experiência única em educação. Por lá, faça chuva ou faça sol, não há paredes ou salas de aula. Tudo é aprendido ao ar livre.
Ela foi inaugurada em abril e é a primeira escola londrina desse tipo, seguindo um modelo que não é novidade na Alemanha, Escócia e nos países da Escandinávia
Os alunos se conectam com a natureza, respiram ar fresco, desenvolvem a  comunicação , imaginação e habilidades de pensamento; constroem auto-confiança e resiliência; e o mais importante , tem muita diversão .
No site da escola há muita informação sobre como a escola trabalha e os quais benefícios da aprendizagem ao ar livre. Também já falamos aqui no Catraquinha, da importância do contato com a natureza. Confira.
Into_the_Woods Into_the_Woods Into_the_Woods
 https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/londres-tem-a-primeira-creche-ao-ar-livre-sem-paredes-sem-salas-de-aula/