quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Encaminhamento da aula Arvore Manacá-Simbolo de Curitiba

                 Os alunos fizeram passeio no Jardim Botânico


    para comemorarem inicio da Primavera e Dia da Árvore com piquinique.

             Conheceram a exposição ao ar livre de Giant 3


Identificaram as árvores que representam Curitiba, Paraná e Brasil(Manacá,Araucária e Ipês). 
Ao retornarem iniciaram atividade de integração  coletivamente na confecção de cartaz .Ao mesmo tempo outras salas(EJAs e Fundamental), compunham suas arvores com outros encaminhamentos.
 

Divididas as funções a cada turma e seus alunos(recorte,pintura,colagem,pesquisa no not sobre o Manacá  símbolo de Curitiba  na qual ficaram 3 turmas do Fundamental incumbidas. Os cartazes foram expostos no corredores da escola com as pesquisas na Internet e sites na composição





Alguns vídeos do You Tube foram acessados para serem ouvidos durante o processo de facção do cartaz e pesquisa para fazer interdisciplinariedade com áreas de Ciências e Geografia sobre os polinizadores do Manacá,localização nos mapas, perceber formas e cores das flores da árvore .Fizeram comentários sobre as depredações do Meio Ambiente durante o percurso do passeio e mesmo nas exposição ao ar livre.
O uso dos mapas foi de grande relevância tanto os impressos ou mesmo virtualmente acessando os sites para encontra-los(Curitiba,Paraná e Brasil).








E lá fomos nós a procura dos Manacás de jardim da praça 19 de Dezembro,mal sabíamos que encontraríamos mais temas para compor o assunto Cidadania!!!Mas este fica para outro post!!






E finalmente chegam os Manacás!!!Querem saber mais ?Fica para  próxima ,aguardem!!!!Essa história não termina aqui,rs,rs,rs

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS,promovido pelo MEC.

Sinto-me orgulhosa de ter sido selecionada neste curso, no qual tem trazido algumas mobilizações nos padrões estabelecidos pelo sistema Educacional e sabemos que futuramente muitas mudanças ocorrerão na Educação Especial.Acompanhem este processo e por enquanto aqui fica um dos planejamentos executados na sala na minha sala de aula numa escola especial com este formato sugerido pelo curso de FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Escola Especial Vivian Marçal
Professora Eliane Clara Pepino
Ensino Fundamental

Descrição:6 alunos com 15 e 16 anos ,5 cadeirantes um com hemiplegia,2 destes não falam e possuem menor mobilidade que os demais requerem o uso da Comunicação Alternativa.
Dados de identificação:
Site: http:
                http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htmecossistema
             http://www2.uol.com.br/ecokids/hinos.htm# bandeira


  1. Atividade dos  sites:
·         Textos informativos sobre a planta do Manacá símbolo de Curitiba.
·         Hino do Estado do Paraná.
·         Ecossistema Global animais e plantas
·         Como funciona o nosso meio ambiente
·         Como causamos desequilíbrio ambiental

2 Período de desenvolvimento da atividade: De 9 a 12 de setembro
3-Características sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade:

·         Identificação do objeto de estudo “a planta Manacá” na qual  representa simbolicamente a cidade de Curitiba.
·         Sentir, ver, apreciar as formas e cores das plantas.
·         Comparações das formas, cores, tamanhos, espessura das plantas.
·          Adquirir conhecimentos sobre plantas e meio ambiente visitando o Jardim Botânico e realizando relações com ecossistema.
4-Habilidade a ser desenvolvida: construir conceitos do objeto para identificar  a espécie da planta focada.
5-Objetivos: conhecer o ecossistema onde o Manacá esta inserido.Identificar os polinizadores do Manacá
6-Conteúdo Ecossistemas \Plantas\Polinizadores
7-Desenvolvimento da atividade:
Passeio Dirigido em parque Ecológico de Curitiba para observação da espécie a ser estudada em data de 13 – 9 -2013.
Percepção do espaço e forma da espécie estudada.
Organização da pesquisa bibliográfica, dos registros imagéticos (fotos) e sites pesquisados.
Confecção de material pedagógico de cartaz coletivo integrando as turmas do Fundamental, que foram no passeio ,com recorte, colagem e tinta guache, formando painel do mesmo, com fotos do processo das atividades para  as demais salas.
Exposição de fotos , painel ilustrativo da atividade em local de circulação de funcionários ,professores e alunos da escola.

Troca de experiências a respeito da pesquisa bibliográfica com apoio de imagens retiradas do You tube com o vídeohttp: //youtu.be/Bav1iIDXUhc  

8-Recursos de apoio-maquina fotográfica digital, notbooks ,internet, teclado adaptado  para alunos com dificuldade de mobilidade e  baixa visão,
9-Estratégias de acompanhamento da atividade:
·         Registros através de fotos das atividades realizadas
·         Anotações no livro de chamada avaliando-os
10-Observações:
Os alunos tiveram bastante participação ,compreendendo através do currículo funcional a necessidade de aprender mais sobre outros assuntos correlacionados como: ecossistemas, meio ambiente, degradação , símbolos ,aquecimento global que estaremos na sequencia se aprofundando de acordo com uso da consulta.


Programa de Inclusão Profissional da FEBRABAN - Belo Horizonte

Deputados de Mato Grosso aprovam residências assistidas para pessoas com deficiência

A meta é proporcionar cuidados amplos e adequados aos integrantes desse público e às suas necessidades, além de proteção e convivência para que eles possam estar plenamente inseridos na sociedade.

Casas de conjunto habitacional
Os deputados aprovaram em plenário, em primeira votação, a criação do programa “Residências Assistidas para Pessoas com Deficiência” em Mato GrossoSite externo.. A meta é proporcionar cuidados amplos e adequados aos integrantes desse público e às suas necessidades, além de proteção e convivência para que eles possam estar plenamente inseridos na sociedade.
A resposta dos parlamentares mato-grossenses à lacuna existente no estado, nesse campo, aconteceu exatos cinco anos após o Brasil ratificar aConvenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU – a Organização das Nações Unidas – e adotá-la com status de Emenda Constitucional. Com isso, Mato Grosso pode reforçar sua posição nesse contexto.
A atenção especial proposta está no Projeto de Lei n° 576/2012, do deputado Wagner Ramos (PR). Ela significa que o atendimento deve ser disponibilizado sempre quando existir situação de vulnerabilidade ou de risco social.
Também, nos casos de semidependência para realização de atividades da vida diária e as famílias não tenham condições de prover esses cuidados ou, ainda, quando pessoas desse grupo não possuam famílias ou tenham sido abandonadas.
“Essa atenção especial também deverá prevenir o isolamento e a institucionalização da pessoa com deficiência, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares – quando houver – e da sua reinserção na comunidade da qual faz parte”, alertou Wagner Ramos. O projeto prevê ainda instalação de residências apropriadas nas comunidades que ofereçam ao paciente infraestrutura adequada e inclusão social, com cuidados de profissionais especializados.
A mais recente edição relacionada à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU foi realizada em Brasília entre os dias 03 e 06 de dezembro do ano passado. O PL 576/2012 começou a ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Fonte: O documentoSite externo.

Municípios de São Paulo vão receber equipamentos de ginástica adaptados para pessoas com deficiência

Cada município contemplado receberá um kit com dez equipamentos, que terão como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência por meio das atividades físicas.

Pessoa em cadeira de rodas faz exercício para os braços
Trinta e três cidades da região central e sul do Estado de São PauloSite externo. irão receber da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com DeficiênciaSite externo. equipamentos de ginástica adaptados por indicação do deputado Pedro Tobias (PSDB). Cada município contemplado receberá um kit com dez equipamentos, que terão como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência por meio das atividades físicas.
Fazem parte da lista dos municípios contemplados Agudos, Arealva, Macatuba (Apae), Barra Bonita, Bernardino de Campos, Bocaina, Boraceia, Cabrália Paulista, Cafelândia, Dourado, Coronel Macedo, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Garça, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Júlio de Mesquita, Lençóis Paulista, Lins, Mineiros do Tietê, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo, Trabiju, Bariri e Uru. Arealva receberá dois kits, um deles será instalado na Apae e o outro em uma área indicada pela prefeitura. Os equipamentos deverão ser instalados em uma área mínima de 120 metros quadrados.
Cada kit será composto por uma máquina tríceps, bíceps, supino vertical, remada sentado, abdominal, twist, jogo de barras, jogo de barras paralelas, giro de punho e bicicleta de mão. De acordo com as cláusulas do convênio que será firmado entre município e Estado, cada prefeitura ficará responsável pela indicação de um profissional que irá supervisionar o uso dos equipamentos. A cada dois meses, o município deverá enviar um relatório das atividades e dos resultados obtidos com a miniacademia.
Para o deputado Pedro Tobias, os equipamentos adaptados será de grande ajuda para a inclusão das pessoas com deficiência, auxiliando inclusive na elevação da autoestima, além de possibilitar a prática de exercícios físicos a uma parcela da população que normalmente tem dificuldades para usar os equipamentos convencionais.
Fonte: JCnetSite externo.

Bazar da Amizade


Gente! Olha só o vídeo produzido pela Fundação Volkswagen sobre o projeto Bazar da Amizade, do Pequeno Cotolengo. O projeto foi vencedor dos prêmios Volkswagen na Comunidade e Sustentabilidade.

http://www.youtube.com/watch?v=RcUVguK7EwY&feature=youtu.be

Pessoas com Deficiência pedem respeito quanto à lei de prioridade



Esse vídeo pede respeito aos direitos da pessoa com deficiência, principalmente ao entrar e sair dos ônibus, trens, metrôs, elevadores e etc...
Além de claro, como é que pode ser desenvolvidas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência:
https://www.youtube.com/watch?v=Y7_oiV8BEUE



Rick Villar Ricardo Vilarinho