quinta-feira, 21 de março de 2013

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Que tal saber um pouco mais sobre a inclusão na escola? 

Entenda como ela é praticada na educação e por que a escola inclusiva é direito de todos:http://abr.io/Inclusao

Conferência discute direito de trabalho de pessoas com síndrome de down

Uma conferência na sede da Organização das Nações Unidas, discutiu, nesta quinta-feira (20), o direito ao trabalho de pessoas com síndrome de down.

Vídeo

G1

Música falando da diversidade do povo judeu...porém....todos formam AM ISRAEL CHAI ...NAÇÃO ISRAEL VIVE!!!


ANI YEHUDI



http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=h_UJn14n49E



- CRIANÇAS DEFICIENTES ESTÃO SEM TRANSPORTE ESCOLAR NO RJ


  • Mais de 200 portadores de necessidades especiais no interior do Rio de Janeiro ainda não foram às aulas esse ano. O transporte escolar especializado está em greve e os pais não têm condições de levar as crianças para a escola.  

    Jornal da Band.

No mundo da leitura Programa Especial dedica uma edição inteira aos livros e à literatura


http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial

Fernanda Honorato e Ana PaulaFernanda Honorato e Ana PaulaA leitura permite conhecer novos mundos, viajar sem sair do lugar. E para que cumpra seu papel, é fundamental que seja acessível a todos.
Programa Especial visita a Audioteca Sal & Luz, instituição que produz e empresta audiolivros para pessoas com deficiência visual. Eles contam com um acervo com mais de dois mil títulos, entre livros didáticos e de ficção, todos oferecidos gratuitamente.
O livro Quer saber, eu quero contar reúne diversos depoimentos sobre a convivência com pessoas com síndrome de Down. Leonardo Gontijo, que tem um irmão com a síndrome e já escreveu um livro sobre o assunto, foi o idealizador do projeto.
A equipe de reportagem visita o Instituto Benjamim Constant e conversa com a professora Maria da Glória. Ela moatra materiais elaborados especificamente para pessoas com deficiência visual, desenvolvidos por eles e também pela Fundação Dorina Nowill.
Ainda nesta edição, Ana Beduschi conversa sobre seu livro, Síndrome de Down e meu filho.
Fernanda Honorato bate um papo com Ana Paula, que é fã de Literatura e tem síndrome de Down.

00:00

Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos


Síndrome de Down


Mitos e Realidades

1. Síndrome de Down é doença. Mito ou Realidade ?


Mito: A Síndrome de Down não é uma doença e não deve ser tratada como tal. É preciso olhar para as pessoas além da Síndrome de Down, pois as características individuais são inerentes a todos os seres humanos.


2. Síndrome de Down tem cura. Mito ou Realidade ?


Mito: A Síndrome de Down não é uma lesão ou doença crônica que através de intervenção cirúrgica, tratamento ou qualquer outro procedimento pode se modificar.

3. Pessoas com Síndrome de Down falam. Mito ou Realidade ?


Realidade: A Síndrome de Down não apresenta nenhuma barreira para acessar o código da linguagem, portanto todas as crianças, se não apresentarem outro comprometimento, podem falar.

4. As pessoas com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem. Mito ou Realidade ?


Realidade: Há um atraso no desenvolvimento da linguagem que pode ser observado ao longo da infância com surgimento das primeiras palavras, frases e na dificuldade articulatória para emitir alguns sons. Entretanto, não há regra para saber quando e como a criança falará, pois depende das características de cada indivíduo.

5. Pessoas com Síndrome de Down andam. Mito ou Realidade ?


Realidade: As crianças com Síndrome de Down andam, porém seu desenvolvimento motor apresenta um atraso em relação à maioria das crianças.

6. Pessoas com Síndrome de Down são agressivos. Mito ou Realidade ?


Mito: 
Não podemos generalizar as pessoas com Síndrome de Down, determinando certos comportamentos, pois essa afirmação pressupõe preconceito. Cada indivíduo tem suas características de acordo com sua família e ambiente em que vive.

7. Pessoas com Síndrome de Down são carinhosas. Mito ou Realidade ?


Mito: Grande parte da população acredita que todas as pessoas com Síndrome de Down são carinhosas. Isto se deve ao fato de associá-las às crianças, infantilizando-as e as mantendo em uma “eterna infância”.

8. Pessoas com Síndrome de Down têm a sexualidade mais aflorada? Mito ou Realidade ?
 

Mito: A sexualidade das pessoas com Síndrome de Down é igual à de todas as outras. Este mito se deve ao fato de que grande parte da população não considera sua sexualidade; desta forma acabam sendo reprimidos e não recebem orientação sexual apropriada, ocasionando comportamentos inadequados.

9. Pessoas com Síndrome de Down adoecem mais? Mito ou Realidade ?


Realidade: 
Ocasionalmente, como conseqüência de baixa resistência imunológica, as crianças com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos de vida, são mais susceptíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Esta propensão vai diminuindo com o crescimento.

10. Pessoas com Síndrome de Down podem trabalhar. Mito ou Realidade ?


Realidade: As pessoas com Síndrome de Down devem trabalhar, pois o trabalho é essencial para a construção de uma identidade adulta. O trabalho faz parte da sua realização pessoal. Atualmente, há muitas oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência devido às políticas públicas.

11. Pessoas com Síndrome de Down devem freqüentar escola especial. Mito ou Realidade ?


Mito: As pessoas com Síndrome de Down têm o direito de participação plena na sociedade como qualquer outra criança,desta forma devem estar incluídas na rede regular de ensino.

12. Existe uma idade adequada para uma criança com Síndrome de Down entrar na escola. Mito ou Realidade ?


Mito: A criança deve entrar na escola quando for conveniente para ela e para sua família.

13. Pessoas com Síndrome de Down podem praticar esporte. Mito ou Realidade ?


Realidade: 
As pessoas com Síndrome de Down não só podem como devem praticar atividade física para seu bem estar físico e emocional. A prática de atividade física deve ser realizada aonde for mais conveniente para a pessoa (academia, parques, praças...). Lembrando que para todas as pessoas a avaliação física é importante antes do início de qualquer atividade

14. Só podemos nos comunicar através da fala. Mito ou Realidade ?


Mito: A comunicação acontece de várias formas como gestos, expressões corporais e faciais, choro, fala e escrita. Para haver comunicação é necessário estar numa relação onde seu desejo é reconhecido e respeitado.
 

Romário realiza ato no Dia Internacional da Síndrome de Down


A Câmara dos Deputados sedia, nesta quinta-feira (21), evento para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. As atrações começam a partir das 9h30, no Hall da Taquigrafia, com o Hino Nacional interpretado pelo cantor Down Abner Roger.  Diversas apresentações de grupos de dança, bandas e corais enriquecem a solenidade organizada pelo deputado federal Romário (PSB-RJ).
De acordo com o parlamentar, o Brasil tem hoje mais de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, isso representa 15% da população. “Um número muito expressivo de brasileiros que ainda não são devidamente atendidos no acesso ao mercado de trabalho, à informação, a educação de qualidade, à assistência médica especializada e ao esporte”, alertou o ex-jogador.
A literatura, a educação e o esporte também são destaques, com a presença de profissionais, portadores da síndrome de Down, em cada área. A escritora Liane Collares mostra o livro “Liane, Mulher como Todas”. O evento contará ainda com uma exposição de pinturas e fotos feitas por pessoas mais do que especiais, e estará disponível para visitação no Espaço do Servidor, a partir de 12h. 

Confira a programação do evento
Data:21/03/2013
Horário: 9:30 hLocal: Hall da Taquigrafia/ Câmara dos Deputados
- Hino Nacional – Abner Roger 
- Deputado Romário – PSB/RJ
- Presidente da Câmara dos Deputados - Deputado Henrique Eduardo Alves -       PMDB/RJ
- Senador Lindbergh Farias – PT/RJ
- Grupo de dança APAED – Geração que canta e dança 
- Débora Seabra – Professora 
- Humberto Suassuna – Professor de Educação Física
- Aline Figueiredo – Estudante de Direito
- João Pedro Tauil  – Músico
- Atleta da APAE/DF 
- Coral -  Banda Baião de Dois - APAE/DF
- Escritora Liane Collares – Autora do livro: Liane, Mulher como Todas
- Funcionários  do STJ 
- Grupo de Dança – Paracatu
- Jéssica Mendes Figueiredo - Fotógrafa
- Lúcio Piantino – Artista Plástico
- Banda Baião de Dois - APAE/DF

Abertura da Exposição:  12h
Quadros            

- Tonico Araújo
- Melina Pedroso
- Paloma Rodrigues
- Susana Lyra
- Lúcio Piantino

Fotos - Jéssica Mendes Figueiredo