quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Crianças com deficiência também querem brincar nos brinquedos - Projeto LIA, Lazer, Inclusão e Acessibilidade


Em julho, eu fiz um post falando da necessidade de ter brinquedo sacessíveis as crianças com deficiência. Falo dos brinquedos de shopping, Buffet infantil, praças e etc. eu sei que algumas, poucas, praças já tem, mas é coisa rara!!!!!!!!
Depois do post que fiz, recebi um email bem legal da Shirley, falando sobre o projeto dela. Projeto LIA, Lazer, Inclusão e Acessibilidade, tem como objetivo a inclusão social de crianças com deficiência tenham o direito de brincar em parques e praças públicas, promovendo assim a inclusão com as demais crianças e acessibilidade aos brinquedos oferecidos. A ideia do projeto no final, é ser contar com o apoio de mães que têm filhos com deficiência, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta, para que haja diversão, inclusão com outras crianças e que a população também possa ser beneficiada por equipamentos que contribuam com o desenvolvimento psicomotor.
Eu fiquei encantada com o projeto, espero deixe de ser um projeto e vire realidade, em todas as praças do Brasil. Quem sabe, depois das praças, os shoppings, Buffet infantil também não pensem na inclusão?














Obrigada Shirley, por me mostrar o Projeto LIA, por me autorizar falar dele aqui e pelas fotos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Até mais,
bjo,    


Carol 

Jovem que ficou tetraplégico após assalto diz “sim” em casamento dentro do hospital




casamento hospital 2
Renato e Fernanda disseram sim / Foto: Sargento Stoco
Uma história de amor comoveu médicos, enfermeiros e pacientes do Hospital Cajuru, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (27). Todos foram testemunhas do casamento de Renato Tarachuk, de 27 anos, e Fernanda Nalon, de 20, dentro da unidade onde o noivo está internado há 10 meses. Ele foi baleado na nuca durante uma tentativa de assalto na cidade de Bituruna, no centro-sul do Paraná. A bala ficou alojada no pescoço, perto da coluna, o que impede os movimentos do corpo. Renato está tetraplégico.
Para Fernanda, o amor dos dois é maior que tudo isso. Em uma cerimônia simples, os dois disseram sim diante do Pastor Eduardo Mella Provoste, da Igreja Adventista do 7º dia. “Vou te amar para sempre”, disse Fernanda diante dos convidados. Consciente, mas com dificuldades para falar em razão de uma traqueostomia, Renato estava muito emocionado e bastante feliz. Ele disse “sim” bem baixinho, mas todos conseguiram ouvir.
O sargento da reserva da Polícia Militar, Ori Stoco, amigo dos noivos, estava no casamento e contou que a cerimônia foi uma das mais emocionantes de sua vida. “Foi muito emocionante. A noiva não sabia se sorria ou chorava, estava muito emocionada. Na minha vida nunca vi um casamento desse tipo, muito lindo o amor deles”, afirmou.
casamento hospital 1
Convidados ficaram emocionados

História de amor
Renato e Fernanda planejavam se casar quando, em outubro do ano passado, uma tragédia mudou a vida do casal. Os dois estavam no carro, em Bituruna, quando foram abordados por um assaltante. Fernanda conta que Renato não reagiu em nenhum momento, mas, ainda assim, levou um tiro na nuca.
Desde então, há 10 meses, ele está internado no Hospital Cajuru. Durante todo o período, até a semana passada, permaneceu na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Fernanda nunca saiu do lado dele.
Na semana passada, Renato deixou a UTI e foi para um quarto. Para isso, ganhou de uma paciente uma cadeira de rodas usada, própria para sua tetraplegia. Foi nesta cadeira que ele entrou na sala de eventos para receber a benção do pastor e assinar os documentos do casamento civil.
Fernanda estava vestida de noiva, com uma felicidade contagiante. “Nunca duvidei que Renato é o homem da minha vida”, disse aos convidados.
O casal não teve lua de mel. Por enquanto, não há previsão de alta para Renato. O certo é que até o dia de ir para casa, Fernanda estará ao lado dele. “Aí temos o maior exemplo do que é um amor verdadeiro”, disse o sargento Stoco.

Aplicativo possibilita denunciar quem viola vaga para deficientes em estacionamento

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/julho/aplicativo-possibilita-denunciar-quem-viola-vaga?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook#ixzz2dK61Pu6P
parkingmobility-ecod.jpg
Vagas reservadas aos deficientes físicos são comumente utilizadas por aproveitadores
Foto: Springwise
Quem é que nunca viu alguém utilizando indevidamente uma vaga de estacionamento reservada para deficientes físicos? Esse tipo de cena cada vez mais comum nas cidades, seja quando vamos a um supermercado, banco ou show, por exemplo, costuma causar revolta em quem presencia, mas um aplicativo (app) para smartphone pretende ajudar a denunciar quem gosta de levar vantagem nesse tipo de situação.
O aplicativo Parking Mobility, que está disponível gratuitamente na App Store, viabiliza a geração de um relatório que pode ser enviado diretamente as autoridades, segundo informou o site springwise. Os usuários enviam três fotos: uma com a placa do carro, uma da janela da frente e uma da vaga de estacionamento. 
O vídeo abaixo explica como o aplicativo funciona:

Uma vez que a comunidade de deficientes físicos é cada vez mais consciente quanto as infrações nos estacionamentos, o aplicativo ajuda a trazer mais agressores à Justiça e criar receita para as cidades, por meio das multas. As irregularidades registradas pelo Parking Mobility junto as autoridades poderão ainda recolher 20% das multas para instituições de caridade voltadas aos que têm dificuldade de locomoção.
E aí? Gostou da ideia?