sábado, 21 de dezembro de 2013

Especialista aponta quais devem ser os rumos da tecnologia assistiva

Avanços incluem de cadeiras de rodas inteligentes a exoesqueleto robótico

imprimir
Tecnologia Assistiva (Foto: Thinkstock/Getty Images)Avanços permitiram a criação de cadeiras de rodas inteligentes (Foto: Thinkstock/Getty Images)
Quando se fala na expressão Design Universal, entende-se que determinado produto, ambiente, ou serviço, por exemplo, pode ser usado pela maior parte das pessoas, independente de idade, habilidade, ou situação. No Brasil, é o Comitê Brasileiro de Acessibilidade, órgão vinculado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é responsável pela criação de normas sobre o assunto. Atualmente, a entidade disponibiliza 16 normas, incluindo acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, por exemplo. Além disso, o comitê prevê requisitos de acessibilidade nos meios de transporte e na prestação de vários tipos de serviços.

Se de um lado é preciso fazer valer uma maior conscientização sobre como a acessibilidade deve ser encarada como requisito obrigatório em qualquer segmento da sociedade, por outro, os avanços da ciência acabam por desempenhar papel fundamental na diminuição das barreiras. A partir dessa premissa, surge uma área que há décadas vem pensando meios e maneiras para garantir o direito de ir e vir de pessoas com deficiência: a tecnologia assistiva.

Conforme destaca o professor José Antônio dos Santos Borges, pesquisador do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a tecnologia assistiva hoje dá suporte a, praticamente, todas as áreas de deficiência. “Isso é feito por meio de sofisticadas técnicas, como a síntese e reconhecimento de voz, inteligência artificial, visão artificial, robótica, mecatrônica e bioengenharia”, ressalta o pesquisador, que, junto à sua equipe, já criou alguns dos mais importantes softwares de acessibilidade do país, como o Dosvox, o MecDaisy e o Motrix.
José ressalta que entre as áreas com maior complexidade, se situam, neste momento, as tecnologias em que a mente atua diretamente como elemento de controle. Em outras palavras, já é realidade o cérebro poder controlar diretamente uma boa gama de dispositivos. Ou seja, por meio do pensamento, o ser humano, sem a necessidade de nenhuma ação mecânica, física, ou sonora, pode comandar um equipamento. O professor cita como exemplo os exoesqueletos, estruturas robotizadas que são "vestidas" por pessoas com deficiência motora grave, permitindo sua locomoção, cujo movimento é controlado diretamente pelo cérebro. “Esse controle ainda é limitado, mas é razoável supor que, em alguns anos, o controle direto pela mente abrirá fronteiras inagináveis para a amplificação do potencial humano”, prevê o especialista.

Um exemplo do desenvolvimento desse tipo de tecnologia no Brasil foi apresentado no programa do Globo Universidade sobre robótica, exibido no dia 11 de maio. O Centro de Robótica de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), vem estudando maneiras de tornar viável exoesqueletos para reabilitação médica de pessoas com deficiência, ou com problemas motores. Os exoesqueletos robóticos estão sendo testados para auxiliar pacientes em tratamentos fisioterápicos, atuando, por exemplo, na reabilitação de membros inferiores em pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O futuro da tecnologia assistiva
No que tange os avanços tecnológicos na área, o pesquisador aponta como um campo especialmente promissor os de sistemas de locomoção, no qual as cadeiras de rodas se tornam cada vez mais inteligentes, e com formas inovadoras. Esses equipamentos permitem aos cadeirantes, por exemplo, subir escadas, assumir diversos posicionamentos (sentado, em pé, ou deitado); massagear o usuário; ou mesmo ser direcionadas apenas com o pensamento.

“Além disso, carros inteligentes já são capazes de dirigir sem o motorista, e isso é fabuloso para um cego que pode ‘dirigir’ seu carro, ou para uma pessoa sem movimentos físicos que pode controlá-lo sem dificuldade. Esses são apenas pequenos exemplos, pois o computador, com seu potencial de simular a capacidade humana de controlar as coisas, e com um poder de cálculo e memorização extraordinário, é usado a cada dia em ideias inovadoras, que nos surpreendem e trazem novas perspectivas com valor incalculável para quem ganha a habilidade de fazer o que antes não podia”, ressalta José.

Em termos conceituais, para onde está caminhando a tecnologia assistiva? Respondendo a essa pergunta, o pesquisador prevê que no futuro, partes do corpo do ser humano que funcionem precariamente possam ser substituídas por máquinas computadorizadas bem acopladas, sendo, provavelmente, comum a figura do “cyborg", ou seja, a mistura de homem e máquina.

“Independente dessa possibilidade, que já é real, pois é comum que em pessoas cardíacas o coração já seja controlado através de um pequeno computador, a tecnologia já é usada para várias coisas. Ela pode dar potencial de leitura a quem não pode ler, movimentação para quem não se movimenta, acesso virtual no qual o presencial é impossível, visão e fala artificiais, mesmo que precárias, entre outras coisas. Neste campo, não há limite, ou melhor, o limite é nossa imaginação”, conclui.
http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/06/especialista-aponta-quais-devem-ser-os-rumos-da-tecnologia-assistiva.html

Teatro de Bonecos ensina crianças a respeitarem os pessoas com deficiências em Bauru

O teatro de bonecos 'A turma do Bairro' possui personagens com diferentes tipos de deficiência
 
 
O teatro de bonecos ‘A turma do Bairro’ possui personagens com diferentes tipos de deficiência
Atuando na promoção dos direitos da pessoa com deficiência, a SORRI-BAURU há 34 anos é muito procurada por empresas e instituições de diversos segmentos, de todo país, que desejam adotar políticas inclusivas. De forma criativa, a SORRI-BAURU proporciona a conscientização para a diversidade, favorecendo a natural convivência nos mais diversos ambientes e motivando a interação social.
A fim de envolver seu usuário e sua família numa perspectiva de superação e inclusão na comunidade, assim como despertar a sociedade para a importância de estar “pronta” para receber toda e qualquer pessoa respeitando suas diversidades, a SORRI-BAURU desenvolve um importante trabalho voltado para emancipação e inclusão social.  Em 2010 mais de 6000 pessoas foram atingidas com os programas de sensibilização realizados pela Organização Social.
Dentre as diversas estratégias utilizadas para sensibilização e quebra de preconceito, o teatro interativo “A TURMA DO BAIRRO” da SORRI-BAURU, destaca-se por ser uma maneira envolvente e divertida de tratar os mitos sobre as deficiências. Os carismáticos personagens do teatro são bonecos de aproximadamente 1 metro de altura com e sem deficiência, do grupo americano The Kids on the Block, por meio de adaptação da técnica teatral japonesa Bunraku, contagiam todos os participantes criando um clima de descontração e diálogo.  A apresentação da Turma do Bairro também conta com uma importante dinâmica de perguntas e respostas com profissionais da Instituição, orientando e desmistificando questões sobre o tema.
A Turma do Bairro, esclarece a Psicóloga da SORRI-BAURU Gilda A. Nex Alves e intérprete do personagem Marcos, “é uma importante ferramenta de impacto e alto poder de comunicação, utilizada para compartilhar informações e destacar as potencialidades da pessoa com deficiência. Nas apresentações percebemos de maneira nítida que a informação é um grande instrumento da quebra do preconceito”.
No ano de 2010 a SORRI-BAURU apresentou “A TURMA DO BAIRRO” para renomadas empresas regionais, contribuindo para melhoria da convivência com a diversidade no ambiente corporativo. Segundo José Roberto Bottaro – Gerente Senac Bauru, “ a apresentação do teatro interativo no Senac-Bauru contribuiu muito para formação de nossos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho mais inclusivo e com respeito a diversidade.”
Para mais informações sobre os Programas de Sensibilização da SORRI-BAURU, acesse o link Contato, ou pelo telefone: 4009-1000 ramal 1035- Departamento de Projetos Comunitários.
Clique em cima da imagem para assistir o vídeo sobre a matéria do Teatro de Bonecos da Sorri Bauru
Clique em cima da imagem para assistir o vídeo sobre a matéria do Teatro de Bonecos da Sorri Bauru

Clip Unilehu Encerramento 2013