terça-feira, 23 de abril de 2013

Aplicativo traduz voz para língua de sinais



Aplicativo para Android pode ser baixado na Play Store ou pelo site do ProDeaf; versões para iOS e Windows Phone 8 chegam neste mês
São Paulo - A difícil comunicação entre surdos e ouvintes poderá ser vencida com a ajuda da tecnologia. O software ProDeaf, lançado hoje (02) na cidade de São Paulo, promete quebrar esta barreira.
Desenvolvida por uma startup brasileira homônima, a ferramenta é a primeira a permitir a tradução de frases em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de um aplicativo para dispositivos móveis.
software foi elaborado há três anos durante um curso de mestrado em ciências da computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Um dos integrantes do grupo é surdo e queríamos criar meios de nos comunicarmos com ele. A partir daí surgiu a ideia de desenvolver um programa que ajudasse surdos e ouvintes”, conta João Paulo Oliveira, CEO da ProDeaf, em entrevista a INFO.
O Brasil é considerado um país bilíngue por também adotar a Libras como idioma oficial. Dados do último senso do IBGE de 2010 apontam que existem no país 10 milhões de surdos, mas deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa.
E com o auxílio dessa ferramenta móvel, o ProDeaf pretende eliminar mais essa barreira de comunicação, especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos que muitas vezes não conhecem a linguagem de sinais.
Aplicativo - Nesta versão 1.0, o aplicativo utiliza o reconhecimento de voz do smartphone para traduzir a fala para Libras com o auxílio de um avatar. O app usa uma base de dados com cerca de 3.700 sinais. Mas a empresa pretende ampliá-la incluindo também sinais específicos de determinadas regiões do país.
O primeiro protótipo do aplicativo contava com a opção de reconhecer os sinais e traduzir de Libras para o português, mas após o feedback de surdos, a empresa decidiu inicialmente lançar apenas a tradução para sinais.
“Mais de 40 surdos avaliaram a primeira versão do aplicativo e não tivemos aprovação deles. Refizemos uma nova versão que ficou bacana e foi aprovada. Mas mesmo com esse lançamento nosso trabalho não para. Ainda vamos melhorar a base de dados, tradução, serviços. Inclusive já trabalhamos na versão 2.0 com novos avatares”, disse Oliveira.
O CEO afirmou que a empresa continuará investindo no desenvolvimento da plataforma e espera que dentro de alguns anos já consiga publicar uma versão mais apurada do aplicativo que reconheça os sinais e os traduza para português.
A ProDeaf também lançou uma ferramenta web que permite aos surdos e intérpretes cadastrarem novos sinais em uma plataforma online com ajuda do sensor Kinect. A ferramenta reconhece como é o sinal e salva seu movimento no software do ProDeaf, ampliando assim seu banco de dados.
“Se eu quiser criar um sinal para ‘Revista INFO’ é só utilizar essa ferramenta para deixar o sinal cadastrado em nosso banco de dados. Tudo ficará disponível na web”, diz Oliveira.
Além disso, o ProDeaf já disponibiliza uma ferramenta para traduzir sites para Libras. O Bradesco Seguros, que é patrocinador oficial do ProDeaf, já usa o serviço disponibilizando uma versão em Libras do seu site.
A empresa espera que sejam realizados 30 mil downloads do app para Android somente neste primeiro mês de lançamento. Segundo Oliveira, a versão para Windows Phone e iOS será lançada ainda neste mês.
Parcerias - As parcerias foram de extrema importância para a viabilização do projeto. Além disso, o ProDeaf participou de competições tecnológicas como a Imagine Cup da Microsoft, na qual foi a ganhadora em 2011 ainda com um protótipo do aplicativo. Isto ajudou a plataforma a ganhar visibilidade e o interesse das empresas.
“Logo depois dos prêmios ainda precisávamos de investimentos para ampliar o projeto e conseguimos um financiamento com o CNPq de 30 mil reais para contratar designers, intérpretes, programadores e o projeto começou a crescer”, disse Oliveira.
A patrocinadora oficial da plataforma é o Bradesco Seguros, que foi a primeira empresa a adotar a tradução para Libras de seu site. A empresa subsidia os custos operacionais da distribuição nas lojas de aplicativos.
Atualmente a Microsoft também é responsável pelo suporte de infraestrutura, computação em nuvem - a empresa financiou US$ 60 mil em sua rede Azure para o projeto - e no desenvolvimento tecnológico do software.
Outro parceiro estratégico é a Wayra, aceleradora de startups da Telefônica, que hoje também é sócia do ProDeaf.

DEBATE SOBRE A INCLUSÃO DO FISIOTERAPEUTA NA NORMA REGULADORA 4 (NR4) 23/04/13

Ter um serviço de Fisioterapia dentro da empresa é de suma importância com relação ao processo de cura, pois facilita as ações preventivas e curativas das doenças ocupacionais, mediante uma série de dados colhidos em diversas avaliações
Por meio se seu portal e-Cidadania, o Senado Federal está avaliando a possibilidade da realização de um debate sobre a inclusão do fisioterapeuta na Norma Regulamentadora 4 (NR4). O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) está engajado na ampla divulgação desta ação.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região conclama a todos os profissionais de sua jurisdição para que acessem a página do e-Cidadania e votem a favor da realização da audiência.

São necessárias, no mínimo, dez mil assinaturas até o dia 30 de abril de 2013. Apoiar a realização do debate é simples. Basta acessar o site, preencher os campos com nome, e-mail e código de verificação e, para finalizar, clicar no botão “Eu Apoio”.

A página de votação traz uma mensagem que resume a importância deste debate. “Ter um serviço de Fisioterapia dentro da empresa é de suma importância com relação ao processo de cura, pois facilita as ações preventivas e curativas das doenças ocupacionais, mediante uma série de dados colhidos em diversas avaliações”.


Fique informado

A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de organizar e manter em funcionamento os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador, no local de trabalho.

Fazem parte do SESMT os seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança no trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho.

A inclusão do fisioterapeuta na NR4 pode significar, além da melhoria da qualidade de vida e de saúde dos trabalhadores, uma ampliação do campo de trabalho e abertura de novos postos para os profissionais da Fisioterapia.
Fonte: Crefito 2

Secretarias Estaduais anunciam o lançamento do “Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura”, na quarta, dia, 24, às 12h


Essa parceria resultará em acessibilidade total em 143 apresentações durante um ano



Acessibilidade em peças teatrais e espetáculos está no Plano Estadual
No dia 24, próxima quarta, os secretários Marcelo Mattos Araújo (Cultura) e Dra. Linamara Rizzo Battistella (Direitos da Pessoa com Deficiência) anunciam uma parceria entre as duas secretarias estaduais por meio de editais específicos para estimular a adoção de recursos de acessibilidade em produtos culturais no Estado de São Paulo.

Também será anunciada parceria com corpos estáveis (companhias de danças, cias. de óperas, orquestras e outros mantidos pelo Estado) e equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura para apresentações acessíveis. 

Essa parceria resultará em acessibilidade total em 143 apresentações durante um ano, na capital e interior de São Paulo, abrangendo teatro adulto, teatro infantil, óperas, musicais e circos.
Participe!! Essa conquista é digna de comemoração, mais um passo rumo à inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

SERVIÇO
Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência anunciam o lançamento do “Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura”
Data: 24 de abril, quarta-feira, às 12h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade, rua Três Rios 363, Bom Retiro, São Paulo/SP
ENTRADA LIVRE.