domingo, 5 de março de 2017

Acessibilidade na escola: princípios, conceitos e exemplos para se inspirar

Os dedos de duas mãos tocam um papel impresso em braille
O braille é um recurso de acessibilidade especializada.
Rampas, piso tátil, barras de apoio. Quando pensamos em acessibilidade na escola, os aspectos arquitetônicos são os primeiros a virem a nossa mente. No entanto, a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, materiais, serviços e informações para qualquer pessoa vai muito além. Envolve também estratégias de comunicação e até mesmo a forma como nos portamos frente à diversidade.
Saiba quais são os tipos de acessibilidade e confira histórias de educadores que garantiram a seus estudantes com e sem deficiência o acesso pleno aos conteúdos curriculares. Veja os conteúdos sobre acessibilidade na escola selecionados pelo DIVERSA Site externo:
Acessibilidade ambiental em comunicação total
Professor da UFMG esclarece a importância da acessibilidade comunicacional para a aprendizagem de todos os estudantes.
Transporte escolar: acessibilidade além dos muros da escola
Especialista em educação inclusiva esclarece a importância da questão do transporte escolar como parte das políticas públicas de uma rede inclusiva.
Acessibilidade de materiais didáticos
Augusto Galery fala da importância da acessibilidade dos materiais didáticos para a garantia de acesso ao conhecimento por todos.
Aulas de Libras melhoram comunicação entre crianças surdas e ouvintes
Com aulas de Libras em conjunto, professora de escola pública garante comunicação efetiva entre estudantes surdos e ouvintes no interior de São Paulo.
Braille nos dias de hoje: objeto de vitrine ou ferramenta indispensável?
Mesmo na era digital, braille é único meio de acesso à informação para surdocegos e mantém papel central no desenvolvimento da autonomia de pessoas cegas.
Acessibilidade, tecnologia assistiva e ajuda técnica: qual a diferença?
Acessibilidade universal, acessibilidade especializada, tecnologia assistiva, ajuda técnica e práticas inclusivas: qual a diferença? Confira.
Escola cria projeto de literatura inclusiva após chegada de aluno cego
Educadoras buscam parcerias para doação de livros em braille e desenvolvem projeto de literatura inclusiva após chegada de aluno cego em escola em Santa Catarina.

Outros referenciais

Quer se aprofundar no tema? Acesse a íntegra da norma brasileira de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Site externo. No Manual de acessibilidade espacial para escolas Site externo, você encontra orientações de como redes de ensino podem implementar políticas públicas que promovam a acessibilidade em suas unidades. Já a cartilha Municípios construindo acessibilidade Site externo orienta gestores públicos quanto aos mecanismos necessários para a construção de cidades cada vez mais acessíveis.
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