segunda-feira, 14 de julho de 2014

Documentário: O Futuro em 2111 - Super Humanos (Completo e Dublado) Disc...

O futuro em 2111 – até onde chegaremos?
Estima-se que, no futuro, não seremos limitados pelo corpo. Poderemos enxergar no escuro, subir pelas paredes, correr a grandes velocidades, levantar cargas pesadas e até voar. Uma prova de que a ciência já está trabalhando para tornar esse futuro possível é mostrada nesse documentário do Discovery Channel (assista). Nele testam um exoesqueleto que torna um homem cinco vezes mais forte, apresentam um dispositivo sensorial que permite a um cego enxergar, e mostram como os avanços da nanotecnologia conseguem imitar a aderência de algumas espécies de animais a qualquer superfície. Com capacidades e sentidos mais desenvolvidos, nascerá um novo modelo de humano: os Super-humanos. Até onde chegaremos?
Fonte: Discovery Channel
https://passofirme.wordpress.com/2014/03/07/o-futuro-em-2111-ate-onde-chegaremos/

INCLUSÃO: O USO DA TECNOLOGIA COMO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

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O USO DA TECNOLOGIA COMO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
O uso das tecnologias de informação e comunicação, na sala de aula, abre a possibilidade de aplicarmos uma variedade de recursos dentro da proposta pedagógica. Esta interatividade leva a uma aprendizagem colaborativa que permite o desenvolvimento de projetos, em grupo, incentivando a aprendizagem.
Mas para desenvolver um projeto educacional de qualidade não basta utilizar a tecnologia pois, se esta não for bem utilizada, só vai contribuir para a realização de atividades repetitivas e mnemônicas.
Na sala de aula não ocorre apenas a transmissão e a memorização de conhecimentos, e sim, uma construção social do conhecimento onde o professor não é mais o único detentor do saber, mas sim, um mediador e orientador do processo.
Contudo, este professor tem que ter um novo olhar sobre a educação. Ao invés de uma fonte de acesso, ele tem que ser ter uma postura crítica e reflexiva com embasamento teórico para construir e propor alternativas de acesso ao conhecimento, saber como utilizar recursos inovadores e criativos e ser capaz de motivar o aluno para aprender fazendo.
Planejar sua aula conhecendo os recursos que serão utilizados é indispensável para uma atividade de sucesso pois a aprendizagem do aluno vai depender das estratégias que usamos para atingir um objetivo.
Um bom planejamento deve produzir oportunidades educacionais para que o aluno interaja com o material provocando mudanças no seu comportamento.
Desta forma, cabe ao professor escolher estratégias de ensino e de aprendizagem que proporcionem conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências.
Ao elaborar uma aula, o professor tem que pensar a quem esta se destina, quais os objetivos, como irá apresentar este conteúdo aos alunos e como vai ser avaliada esta proposta.
Um bom planejamento vai deixar claro o que estamos aprendendo, para onde vamos e qual o melhor caminho para chegar a este fim fazendo com que este aluno aprenda com criatividade e espontaneidade.
Uma aula interativa tem um caráter construtivista, privilegia a atividade do aluno, é centrada na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades e competências e não em conteúdo específicos, permite a revisão e a retomada em qualquer momento e usa informações válidas, flexíveis e contextualizadas as quais permitem avaliações dinâmicas.
Algumas sugestões de leitura:
Didática: organização do trabalho pedagógico. Christiane Maia e Maria Schebel.
ORGANIZAÇAO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Diversidade e convivência: construindo saberes. EDUFBA
DIVERSIDADE E CONVIVENCIA
Os idiomas do Aprendente. Alícia Fernandes.
OS IDIOMAS DO APRENDIZADO

http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-o-uso-da-tecnologia-como-uma-proposta-pedagogica/

Deficiência Intelectual: o que é e como tratar


Foto criada em 16-05-14 às 12.28 Você sabe o que é a
Você saberia dar um conceito a alguém que te perguntasse o que é Deficiência Intelectual? Bem, pelo sim ou pelo não, pensamos que divulgar o conceito ajudaria todo mundo não só a saber (ou a saber mais) como explicar o que é Deficiência Intelectual, como também a ter mais informações quanto as formas de tratamento e outras dúvidas que são frequentes. Assim, trouxemos textos e links da APAE de SP que tem um espaço na internet só dedicado ao assunto. Dá uma olhada no conceito e em outras informações que trouxemos para vocês:
A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento AAIDD, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.
No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é que em grande parte dos casos estudados essa alteração não tem uma causa conhecida ou identificada. Muitas vezes não se chega a estabelecer claramente a origem da deficiência. Entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alterações cromossômicas e gênicas, desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro. • Síndrome de Down – alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a visão é relativamente preservada. As interações sociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distúrbios como hiperatividade, depressão, entre outros. • Síndrome do X-Frágil – alteração genética que provoca atraso mental. A criança apresenta face alongada, orelhas grandes ou salientes, além de comprometimento ocular e comportamento social atípico, principalmente timidez. • Síndrome de Prader-Willi – o quadro clínico varia de paciente a paciente, conforme a idade. No período neonatal, a criança apresenta severa hipotonia muscular, baixo peso e pequena estatura. Em geral a pessoa apresenta problemas de aprendizagem e dificuldade para pensamentos e conceitos abstratos. • Síndrome de Angelman – distúrbio neurológico que causa deficiência intelectual, comprometimento ou ausência de fala, epilepsia, atraso psicomotor, andar desequilibrado, com as pernas afastadas e esticadas, sono entrecortado e difícil, alterações no comportamento, entre outras. • Síndrome Williams – alteração genética que causa deficiência intelectual de leve a moderada. A pessoa apresenta comprometimento maior da capacidade visual e espacial em contraste com um bom desenvolvimento da linguagem oral e na música. • Erros Inatos de Metabolismo (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito etc.) – alterações metabólicas, em geral enzimáticas, que normalmente não apresentam sinais nem sintomas sugestivos de doenças. São detectados pelo Teste do Pezinho, e quando tratados adequadamente, podem prevenir o aparecimento de deficiência intelectual. Alguns achados clínicos ou laboratoriais que sugerem esse tipo de distúrbio metabólico: falha de crescimento adequado, doenças recorrentes e inexplicáveis, convulsões, atoxia, perda de habilidade psicomotora, hipotonia, sonolência anormal ou coma, anormalidade ocular, sexual, de pelos e cabelos, surdez inexplicada, acidose láctea e/ou metabólica, distúrbios de colesterol, entre outros.
A Deficiência Intelectual não é uma doença, mas uma limitação. A pessoa com Deficiência Intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos, através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
De forma geral, a pessoa com Deficiência Intelectual tem, como qualquer outra, dificuldades e potencialidades. Seu acompanhamento consiste em reforçar e favorecer o desenvolvimento destas potencialidades e proporcionar o apoio necessário às suas dificuldades garantindo seu bem-estar e inclusão na sociedade.
Se você quiser saber mais, clica nos links abaixo da APAE SP :
- Como diagnosticar a Deficiência Intelectual?
- Direitos e Benefíios da pessoa com Deficiência Intelectual.
Você tem algo a acrescentar ou a dizer sobre Deficiência Intelectual? Pode comentar e deixar seu registro! =)