domingo, 28 de novembro de 2010

ENSINA-ME A SER INDEPENDENTE!

ENSINA-ME A SER INDEPENDENTE!
Sherry Gaynor

Ensina-me a ser independente! Ensina-me a fazer as coisas por mim - a pensar e tomar as minhas próprias decisões. Ajuda-me a decidir por mim! Ajuda-me a controlar a minha vida, porque mais tarde ou mais cedo... vou ter que ser EU!
Ensina-me a ouvir! Ensina-me quais os sons que existem em casa - a água a correr, a chaleira a ferver, os ramos das árvores a baterem nas janelas, o ronronar do gatinho, uma carta a cair, os sons estranhos de um aerossol, o barulho do frigorífico. Quando os sons se misturam todos, ajuda-me a distingui-los!
Ensina-me a ouvir cuidadosamente! Vê se eu consigo dizer se os sons estão perto ou longe. Ajuda-me a saber quais os sons perigosos e quais os sons que o não são. O que é que está a tilintar? De onde vem aquele barulho? A porta está fechada ou aberta? Se eu ouvir bem, ajuda-me a mover-me facilmente. Preciso de ouvidos muito grandes!!!
Ensina-me as relações espaciais! Isto é, as relações do meu corpo com as coisas à minha volta. A que distância de mim está o candeeiro? Onde está o candeeiro? Posso pegar no copo sem o deixar cair? Dá-me orientações precisas para que eu possa deslocar-me para as coisas que estão longe. Onde estou? Onde estás?
Posso andar em casa sozinho! Se as passagens para os quartos estiverem desimpedidas e se não deixarem coisas espalhadas no chão! Quando gatinhava em pequeno e encontrava coisas à minha volta... era muito bom... mas agora apanho um susto tremendo se tropeço nas galochas do pai!
Tenho que andar pelos meus pés! Preciso de saber quando tenho que virar à esquerda ou à direita. Preciso de tactear pelas paredes para poder perceber o tamanho e o nome dos sítios. Provavelmente levar-me-á mais tempo do que se tu me levares contigo, mas tenho que começar a praticar já para poder treinar durante o tempo em que estás ocupada.
Não digas "aqui" ou "ali"! É muito difícil saber onde o "aqui" e o "ali" estão, pois não posso ver! Usa palavras que digam realmente onde estão as coisas e para onde vou - "Põe o livro na mesa da casa de jantar!" ; "Vem para o quarto e ajuda-me a arrumar os teus brinquedos!"
Lembras-te? Preciso de recordar muitas coisas: onde é o meu quarto, onde deixei as calças, a que distância ficaram, o que fiz ontem. Como não posso ver tenho de aprender a recordar melhor do que tu. Pergunta-me sempre tudo!
Conversa muito comigo. Preciso de ouvir os nomes das coisas que tenho à minha volta: armários, candeeiros, portas. Não tenhas medo de usar muitas palavras para descrever as coisas. Preciso de as ouvir para poder perceber como se juntam e quando se usam. Fala comigo quando estou ajoelhado, quando estou a saltar, quando me porto mal. Dá-me instruções precisas: " Vai sempre em frente!"; " Agora são 5 degraus" ; " Vira à direita!"
Põe-me ao pé de ti enquanto fazes os trabalhos domésticos. Fala comigo e mostra-me o que estás a fazer: quando sacodes a roupa, limpas o pó, limpas o frigorífico ou lavas as janelas. Deixa-me tocar e participar naquilo que estás a fazer, para eu começar também a ser auto-suficiente. Deixa-me sempre tentar fazer as coisas!
Eu posso ajudar! Dá-me trabalhos domésticos para fazer: posso ser eu a levar a minha roupa para o cesto da roupa suja, posso pôr a mesa, levantar os pratos e lavá-los. Preciso da tua ajuda para perceber que os pratos não são todos os mesmos. Diz-me porquê! Explica-me!
Diz-me o que estás a cozinhar e deixa-me ajudar-te. Posso ser eu a deitar os ingredientes na tigela depois de os teres pesado. Posso mexer com a colher se me ajudares a praticar. Que utensílios se usam? Para que servem? Vamos cozinhar!
Gostos - Cheiros - Texturas. Não te esqueças de me dizer o que estou a comer. Diz-me também o que estou a saborear: os pickles são doces/azedos. A geleia é macia e sabe a laranja, marmelo ou limão. A carne pode ser vaca, porco ou galinha. As coisas que se comem podem ser duras, granuladas, doces, etc.
Deixa-me comer com os dedos! Provarei mais alimentos se os comer dessa maneira. Cachorros quentes, frango no churrasco, batatas fritas... mesmo alhos ou cebolas! É tudo tão diferente!
Deixa-me brincar com "porcarias". Ajuda-me a meter as mãos na massa, a fazer hambúrgueres, a fazer bolos... A minha primeira reacção pode ser de resistir, mas encoraja-me! Não desistas! Poderei vir a gostar!
Preciso fazer comparações! Não só comparações de bolas, brinquedos e cubos, mas também de coisas do dia-a-dia. Ensina-me que os sapatos do papá são maiores que os meus; que tu és maior que eu. Preciso de tocar a minha cadeira para sentir que é mais pequena que a vossa. Os tachos também têm tamanhos diferentes: o pequeno cabe dentro do grande, mas não se passa o contrário!
Brinca comigo. Dá-me clipes, botões, tampas. Mistura-os e depois pede-me os botões. Mistura as roupas do papá com as minhas e depois pede-me as do papá!
Lê muito para mim. Isso dá-me uma sensação de proximidade do teu calor, a tua atenção é só para mim! Adoro ouvir as tuas palavras e aprenderei a dizê-las mais tarde. Ler alto ensina-me a gostar de livros e de ler. Mostra-me alguns livros em braille para poder sentir aquilo que tenho que aprender. Descreve-me as imagens. Pergunta-me coisas e responde-me a tudo! Ler é tão giro!
Lê! Tira algum do teu tempo para leres para mim. Gosto de ouvir. Quanto mais ouvir, mais aprenderei também. Se disseres palavras que ainda não entendo explica-me o seu significado. Anedotas, revistas, poemas, romances - Algumas histórias são ficção, outras são verdadeiras... ensina-me quais são o quê! Ler - Ouvir - Aprender
Brinca comigo ao "faz de conta". Finge que tu és o bebé e eu o papá e s mamã. Usa os alimentos da cozinha e finge que estamos numa loja e que eu sou quem vai às compras. Imagina-me um macaco e ensina-me a saltar e a pular, a nadar como um jacaré!
Preciso de brincar sozinho! Também posso brincar sozinho desde que vá buscar os meus brinquedos. Posso pôr os meus discos. Posso colar papéis, porque já aprendi a mexer na cola. Ajuda-me a gostar de fazer coisas sozinho!
Gosto de recortar. Posso cortar bocados de papel e colá-los para formar um número ou uma letra. Posso sentir os bocados de madeira, plástico, papel - tantas texturas e formas!
Quando eu era pequenino tinha que me vestir. Agora que sou maior, preciso de saber vestir-me sozinho. Despir é mais fácil do que vestir!
Que horas são? Preciso de saber as horas. E também se é manhã, tarde ou noite. Dá-me pistas sobre o que se faz nessas alturas! Almoço de tarde, ir à escola de manhã, para a caminha à noite. Ensina-me a acertar o relógio! Ontem! Que é "ontem"? - "Ontem foi quando fomos à loja das meias, lembras-te?"
O que è a temperatura? 40º? Está calor lá fora! 2º? Brrrr! Que frio! Por vezes dizes que estou quente, mas também dizes que o forno está quente e me queima! Diz-me todos os dias a temperatura lá fora. Quente - Frio
Usa um horário comigo. Isso ajuda-me a sentir seguro se souber o que vou fazer a seguir. Não sejas rígido, mas é bom ter um horário para comer... para ir para a cama... Assim, já sei que há um tempo para certas coisas!
Ajuda-me a usar o telefone. Ensina-me a responder correctamente, quando toca. Ensina-me a desligá-lo. Se houver uma emergência, ensina-me o meu nome, a morada e o número de telefone.
O que são bebés? Quando houver um bebé perto, deixa-me pegar-lhe também. Posso ajudar a dar-lhe o biberão, posso brincar com ele, posso empurrar o carrinho. Faz-me sentir o que é uma família!
Quero ser forte! Ajuda-me a desenvolver a minha força. Dá-me coisas para puxar, empurrar, carregar. Atira-me bolas. Ajuda-me a trepar às árvores. Deixa-me usar todos os meus músculos!
Procura sítios e coisas para explorar. Caixas do correio, bocas de incêndio, elevadores, escadas rolantes. Ensina-me a diferença entre subir e descer de um elevador. O mundo é uma aventura!
Quando vou ao teu lado no carro, fala comigo. Diz-me quais são os sons que ouço, se as estradas são empedradas ou em alcatrão. Diz-me quando viramos à direita ou à esquerda, ou se vamos passar uma ponte ou um túnel. Se a janela está aberta, diz-me quais os cheiros que se sentem: fumo, óleo, gasolina - todos eles ajudam a identificar onde estamos!
Leva-me às compras contigo! Eu sei que conseguias fazer as compras mais rapidamente sem mim, mas preciso de conhecer as lojas e todos os tipos de compras. Diz-me os nomes e ajuda-me a tirar as coisas das prateleiras. Se estão altas, levanta-me para perceber onde estão. Só consigo aprender se tocar nas coisas.
Não me ponhas no carrinho do supermercado. Leva-me junto a ti, deixa-me cheirar e deslocar-me em direcção à carne, aos congelados, ao pão. Fala-me das coisas em que estou a mexer, de como são diferentes umas das outras. Vamos às compras todas as semanas e não só de vez em quando!
Não compres sapatos nem roupa sem me levares. Leva-me contigo e deixa-me experimentar! Se os sapatos são muito grandes ou ficam apertados... não os quero! É tão importante a maneira como me sinto! São pretos? Castanhos? Apertam com tira adesiva ou com cordões? O que é uma camisola? É uma camisola interior? Mostra-me as diferenças!
Leva-me contigo ao médico ou ao dentista. As suas salas cheiram diferentemente de tudo o resto. As pessoas ali falam calmamente. Geralmente, há máquinas que fazem barulhos estranhos. Fala sempre comigo e pede à enfermeira que me mostre os instrumentos. Habitua-me ao som do meu coração, ao levantar e ao baixar da cadeira do dentista, ao deitar na marquesa. Assim vou perdendo o medo e da próxima vez já estou habituado!
Leva-me à escola infantil! Fala com os professores para me incluírem numa classe e poder brincar com os outros meninos.
Leva-me para a praia e deixa-me ir para a água. Cuida de mim mas deixa-me ser eu a tentar! Ajuda-me a construir castelos na areia, a despejar os baldinhos com areia, a apanhar conchas, a subir às rochas, a atirar pedrinhas à água e a ouvir "splash"! Deixa-me correr pela beira-mar livremente!
Ensina-me a estar seguro com os outros. Deixa-me ficar por uma noite em casa de um amigo ou parente. Faz-me sentir que vais voltar e que podes sair sem nada me acontecer. Ensina-me a depender de ti, dos outros e principalmente de MIM!
Deixa-me brincar com os outros miúdos Quero fazer o que os outros fazem! Quero brincar no pátio, correr, comprar doces! Também quero pertencer ao "gang"!
Também faço anos! Faz-me sentir que a altura do meu aniversário está próxima. Deixa-me fazer festas de anos e planeá-las. Ajuda-me a convidar os outros miúdos para além dos meus primos e tios. Posso apagar as velas e adoro presentes.
Também tenho sentimentos. Fala-me dos meus sentimentos. Por vezes, preciso de ajuda para entendê-los. Se todos são amorosos comigo, tenho dificuldade em saber o que é: "zangado", "invejoso", "magoado", "contente" ou "triste"...
Não ignores a minha cegueira. Podes falar acerca da cegueira na minha frente. Posso entender a diferença, se eu puser algumas questões, explica-me o melhor que puderes.
Não desculpes o mau comportamento! Tal como qualquer miúdo, poso habituar-me a fazer só o que quero! Posso tornar-me facilmente um pequeno ditador! Não mostres favoritismo em relação a mim; tenho que fazer parte da família. Não desculpes as minhas tropelias. Hoje é só mais um dia do resto da minha vida...!
Ajuda-me a viver cada dia como um rei. Não te rales com os problemas que possam surgir! Resolve um de cada vez! Encoraja-me a experimentar coisas novas. Faz-me sentir um membro da família. Orgulha-te de mim e do que faço. Ama-me!
Acima de tudo, ama-me! Haverá muitas coisas que te esquecerás de fazer. E haverá outras que te dirão para fazeres... mas o mais importante é amarem-me!
"Get a Wiggle on" Escrito por: Sherry Gaynor Editado por: Lou Afonso - Michigan State University
Tradução: Maria Josefina V. C. Ramos - Centro de Produção de Material - CRSS Lisboa] - 1995
Disponível em HTTP://deficienciavisual.com.sapo.pt/index.html em 08 de maio de 2009
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