sexta-feira, 8 de março de 2013

Problemas para engolir alimentos líquidos e sólidos atingem todas as idades, chamada disfagia orofaringica


Problemas para engolir alimentos líquidos e sólidos atingem todas as idades. Mas chamada disfagia orofaringica não é uma condição em si, mas um sintoma de outros problemas de saúde. “A disfagia é a dificuldade de levar os alimentos da boca até o estômago. Apesar da ideia comum de que esse transporte é algo simples – é só engolir – esse processo de deglutição envolve vários orgãos do corpo, já que engolir algo não se dá pela força da gravidade mas dos movimentos peristálticos que empurram o alimento para o estômago”.
“A disfagia não é só uma questão que envolve mastigação, mas também orgãos das vias aéreas superiores, que dividem suas funções com a respiração também. O principal perigo da disfagia é quando líquidos e sólidos se desviam do seu caminho natural e vão parar no pulmão”. “Os protocolos atuais determinam que a avaliação deve ser feita por uma equipe multidisciplinar e que tenha, necessariamente, um profissional de fonoaudiologia. O Fonoaudiólogo é o profissional capacitado e habilitado para realizar terapia e avaliação nos Distúrbios da Deglutição.
Algumas patologias que podem ocorrer dificuldades na deglutição:
- Acidente Vascular Encefálico (derrame cerebral)
- Paralisia Cerebral
- Sequelas de Cirurgia de cabeça e pescoço
- Doenças Neuromusculares (Distrofia, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla e outras...)
- Envelhecimento normal no idoso
- Câncer de cabeça e pescoço
- Algumas Síndromes genéticas

https://www.facebook.com/pages/Leandra-T-Falc%C3%A3o-Cl%C3%ADnica-de-Fonoaudiologia/171816112915837

CONVITE A TODOS PARA DIA 23 DE MARÇO!!!!VEJAM!!!




A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência vem convidar a todos os curitibanos, com e sem deficiência, para comemorarem o aniversário de 320 anos da nossa cidade.
Durante a programação oficial, estaremos reunidos no Parque Bacacheri, sábado, dia 23 de março, a partir das 13 horas, onde ocorrerão apresentações culturais, entre elas as da Reviver Down e da Fepe – Fundação Ecumênica de Proteção do Excepcional.
Teremos também, o painel com a logomarca dos 320 anos, para que possamos interferir e construir coletivamente este material. Estaremos lá com tinta, pincel, cola e papel, e contaremos com a criatividade e trabalho de vocês.
Então, compareçam com seus amigos e familiares e comemorem conosco a construção de uma Curitiba mais acessível e inclusiva.

Local: Parque Bacacheri
Endereço: Rua Paulo Nadolny, s/n
Data: 23/03/2013
Horário: das 13hs às 17hs


Atenciosamente,

Mirella Prosdócimo
Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência
 

Teatro da Dança duas apresentações para o inicio do espetáculo que pesquisa a relação entre corpo, dança, audiovisual, música, cultura e comunicação Bliss

FORMA DE VER

APRESENTAÇÃO
PROJETO FORMA DE VER

APRESENTAÇÃO

O Projeto Forma de Ver, da Companhia Vidança, sugere ao Teatro da Dança duas apresentações para o inicio do espetáculo que pesquisa a relação entre corpo, dança, audiovisual, música, cultura e comunicação Bliss, entrando no terreno delicado da parcialidade de movimentos dos dançarinos. Dentro de um cenário com quatro paredes de tecido branco, o núcleo artístico cria possibilidades de reconstruir e reinventar movimentos e imagens, com referências na dança contemporânea, contato improvisação e dança butoh.

“Marcos Abranches surgiu em minha vida e eu saí da cadeira de rodas livre e solta em seus braços e juntos nos tornamos um no embalo da musica acompanho seus movimentos que guiam e amparam-me. Ele lê em meus olhos as palavras que não saem da minha boca. A dança nos uniu para sempre. A dança me faz livre.” Ale Bono Vox
“Dois dançarinos com deficiência física, buscando através dos movimentos a sua liberdade de serem pessoas felizes através da arte e da dança contemporânea.
Dentro dessa caixa branca que seria uma forma de prisão onde a maior parte das pessoas com deficiência sente-se sem saída, nós sugerimos que tudo isso precisa ser quebrado.
Todo o corpo é feito por Deus, acredito que o nosso corpo foi criado por um Deus artístico para justamente ser um dançarino contemporâneo. O sonho de dançar é tão grande que as dificuldades ficam pequenas, nós dois dançarinos Te amamos realmente pelo resto da vida.” Marcos Abranches.

Vale muito a pena conferir. =)

https://www.facebook.com/DeficienteEVoce

Jo Soares entrevista Dra. Ana Beatriz Silva


Elenco do filme Colegas falam sobre preconceito com downs

Os protagonistas do filme do 'Colegas' Breno Viola, Ariel Goldenberg, Rita Pokk e o diretor Marcelo Galvão são os convidados desta quinta-feira do Agora é Tarde. Os atores falaram sobre as gravações do filme, revelaram que já sofreram preconceito por terem Síndrome de Down e ainda tem uma matéria especial que Breno fez ao lado do repórter Léo Lins. Veja o vídeo no programa Agora é Tarde.

BAND