segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Campanha de escola junta 1 milhão de lacres para obter 3 cadeiras de rodas

Objetivo é doar para idosos com dificuldade de locomoção em Araraquara.
Em quatro anos, estudantes e colaboradores já conseguiram 7 cadeiras.

Alunos da escola arrecadaram um milhão e 92 mil lacres (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Uma campanha do Centro Municipal de Educação Integrada Piraquara de Araraquara (SP) conseguiu arrecadar 1 milhão de lacres de latinhas para trocar por três cadeiras de rodas. O objetivo é doá-las para asilos, ajudando os idosos que têm dificuldades de locomoção. No ano passado, outra campanha do tipo ajudou uma instituição e até agosto deste ano outras três cadeiras serão doadas.
Com espírito de solidariedade, os alunos da escola receberam 30 galões com os lacres levados pelo professor aposentado Soma Hiroshi. O trabalho, que já é feito há quatro anos, teve a ajuda de comerciantes e amigos, além de recolher latinhas na cidade.
O material se junta a outros milhares arrecadados pelos estudantes e outros voluntários da campanha. "Meu intuito é incentivar esse pessoal a recolher o lacre, porque na realidade a gente não consegue recolher 20% dos lacres que existem nos bares", afirmou Hiroshi.
"Tem garrafa de lacre do extremo sul do Estado de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Pederneiras, de várias cidades que a gente nem conhece. Os familiares vão passear e nesses passeios eles contagiam as pessoas com essa corrente", contou a professora Maria Socorro Moreira.
No total, foram arrecadados 1 milhão e 92 mil lacres distribuídos em 30 galões e 120 garrafas pets. "Ajuda o meio ambiente e outra porque ajuda os idosos que precisam de cadeiras de rodas", disse a estudante Maria Eduarda Larocca.
Os alunos entregaram uma cadeira no ano passado para um asilo da cidade. Para agosto deste ano, está prevista a chegada de mais três cadeiras. Os lacres de agora serão trocados por outras três que chegam até o fim do ano.
"A criança vê uma série de pessoas envolvidas, não só ela que está aqui na escola, mas ela sendo um elo, parte de uma corrente, para um bem maior. É o que nós acreditamos. Ela vai ser uma pessoa melhor com certeza e vai cuidar de nós no futuro", narrou a professora.
Os interessados em ajudar podem levar os lacres no Centro Municipal, que fica na Rua Bahia, na Vila Xavier, em Araraquara.
Em 4 anos de campanha, lacres já renderam 7 cadeiras de rodas em Araraquara (Foto: Wilson Aiello/EPTV)Em 4 anos de campanha, lacres já renderam 7 cadeiras de rodas em Araraquara (Foto: Wilson Aiello/EPTV)http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/07/campanha-de-escola-junta-1-milhao-de-lacres-para-obter-3-cadeiras-de-rodas.html

Depoimento do paraplégico Thomaz Magalhães

http://www.deficienteciente.com.br/2010/07/depoimento-do-paraplegico-thomaz.html
Católico praticante, Thomaz mudou radicalmente de vida após o acidente que o deixou paraplégico. Acidente, aliás, não é a palavra com a qual ele gosta de se referir ao tombo sofrido no dia 25 de agosto de 1991, durante treinamento para uma competição de hipismo, na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro. “Acidente dá a impressão de algo trágico, triste. E posso dizer que me tornei uma pessoa feliz porque fiquei paralítico”, afirma. “Descobri que a verdadeira felicidade está na paz de espírito.”
A determinação de Thomaz em fazer coisas como subir e descer a escada do prédio chegou a assustar a mulher, Clara. “Ele sempre foi uma pessoa de desafios.

Achei que ia ficar mais tranqüilo, mas teve impulso para, através da dificuldade, fazer mais coisas”, diz ela. “Meu marido virou um testemunho vivo para muita gente. Provou, com a ajuda de Deus, como enfrentar os problemas.” Pai de Thomaz e Chiara Magalhães, ex-namorada do apresentador Luciano Huck, o empresário se superou com o apoio da família. Os filhos eram pequenos na época. “Ele mostrou para os filhos que todos somos frágeis, mas o mais importante é superar a queda, pensar em reagir”, conta Clara. “E eles viram como é gostoso saber que, depois da luta, conseguimos a vitória.”
A luta foi dura. Para ter essa postura de vida, o empresário sofreu muito. Amante de esportes como o hipismo e o vôlei, louco por motos e ganancioso a ponto de querer sempre mais dinheiro, como ele próprio admite, Thomaz chegou a pensar em suicídio. “Planejei minha morte, pensava em abordar um guarda, pegar a arma dele e me matar”, conta ele, que não botou o plano em prática por causa da família. “Eles já estavam sofrendo por eu ter ficado paralítico. Seria muito pior se virasse um suicida.”
Da fase de desespero, que durou menos de um ano, o empresário passou a ser um homem determinado a se virar sozinho. Escondido da família, desceu quatro andares da escada de serviço do prédio onde morava, no Rio, e subiu outros dois, sentado no chão e puxando a cadeira. “Queria ver se podia fazer algo em caso de incêndio”, justifica. Ousadia maior ele experimentou na estrada Rio-Petrópolis, à noite. Seu carro adaptado teve o pneu furado e ele mesmo trocou, sentado na cadeira de rodas. “Demorei 40 minutos, mas consegui”, lembra.
A mudança total aconteceu em 1997. Escolhido como um dos representantes da família brasileira para o testemunho de fé ao papa João Paulo II, no Maracanã, achou que era o sinal para largar a vida de empreiteiro. Vendeu sua parte na Montreal e passou a dar testemunhos em todo o Brasil e em países como México, El Salvador e Chile. Junto com a mulher, abriu uma loja de artigos religiosos, a Agnus Dei. “Queríamos que as pessoas fossem na loja para se sentir bem, mas acabou virando um negócio. Deixei de ser empresário dos homens e passei a ser um empresário de Deus.”
Fontes: Globo Vídeo (02/10/09)
            Revista Isto É Gente Online

Projeto troca lacres de latas de alumínio por ... - Globo TV

Projeto troca lacres de latas de alumínio por ... - Globo TV


Projeto troca lacres de latas de alumínio por ... - Globo TV

globotv.globo.com/...lacres...aluminio.../3568228/
16 de ago de 2014
Projeto troca lacres de latas de alumínio por cadeiras de rodas.


http://globotv.globo.com/rbs-sc/jornal-do-almoco-sc/v/projeto-troca-lacres-de-latas-de-aluminio-por-cadeiras-de-rodas/3568228/

Escola entrega 96 mil lacres de alumínio para serem trocados por uma cadeira de rodas em Joinville

Ação faz parte do Projeto Ações Sustentáveis, desenvolvido pela unidade desde o ano passado


Escola entrega 96 mil lacres de alumínio para serem trocados por uma cadeira de rodas em Joinville rogerio da silva/Divulgação

o aliarem a consciência ecológica com a solidariedade, os alunos e professores daEscola Municipal Elizabeth von Dreifuss se reuniram na manhã da última quinta-feira para entregar um pacote com mais de 96 mil lacres de latinhas de alumínio para a diretoria do Rotary Club Joinville Cidade das Flores.

A ação faz parte do Projeto Ações Sustentáveis, Escola Feliz, desenvolvido pela unidade desde o ano passado. Com a doação, a escola contribui para a obtenção de uma cadeira de rodas a ser entregue para uma instituição beneficente de Joinville.

Segundo a diretora, Tânia Regina Bueno, a atividade envolveu mais de 700 alunos da escola e, no ano passado, foram arrecadadas 40 toneladas de lacres de latinhas. Ieda Lúcia Pereira, presidente do Rotary Joinville Cidade das Flores, explica que existem vários postos de coleta dos lacres em entidades parceiras.

—A campanha não acaba aqui, porque muitas pessoas ainda precisam da nossa ajuda para conseguir uma cadeira de rodas—, afirma.

Todo o material recolhido é encaminhado para uma empresa de São Paulo que fabrica cadeiras de rodas. Constituído de alumínio mais puro, o lacre é derretido e aproveitado para a fabricação de alguns componentes das cadeiras.

A campanha de arrecadação de lacres de alumínio é apenas uma das atividades do Projeto Ações Sustentáveis, Escola Feliz, que já conquistou em 2011 o Prêmio Embraco de Ecologia.
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/educacao/noticia/2014/02/escola-entrega-96-mil-lacres-de-aluminio-para-serem-trocados-por-uma-cadeira-de-rodas-em-joinville-4426739.html