terça-feira, 8 de maio de 2012

Maternidade Negada


Não acreditava que estava ouvindo aquilo. Um segredo de família revelado assim a pessoas praticamente desconhecidas.

A proposta do trabalho era simples, colocar mães de crianças especiais para conversarem em grupo e trocar suas experiências. Quando acreditamos que somos únicos ou quando somos minoria, nos sentimos fracos. A compreensão nos fortalece, nos identifica e transforma nossa individualidade em comunidade e é justamente essa identidade comum que nos faz sentirmos bem, nos deslocamos do questionador: porque eu?  Para a saudável constatação: também eu.
Talvez por essa razão, algumas pessoas se sentissem tão à vontade para compartilhar suas angústias e até mesmo seus segredos, como surpreendentemente estava acontecendo naquele momento.
“Minha filha não sabe que sou sua mãe, pensa que sou a sua irmã mais velha. Por pressão de meus pais fui obrigada a esconder a gravidez de todos e como morávamos na fazenda, foi fácil para as pessoas acreditarem que minha mãe tinha tido mais uma menina, mesmo com a idade que tinha”. Agora, mais de trinta anos depois, com o nascimento do neto ela se viu ligada à criança de uma maneira especial, era mais que a ligação de uma tia com seu sobrinho, era uma relação de avó.
Com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo da criança, aquela que se passava por irmã se viu sem chão, e o pior, não se sentia à vontade para mobilizar a vida dos familiares. Poderia contar com o apoio dos irmãos, mas o enfrentamento das situações desafiadoras do dia a dia dependeria apenas dela e do marido.
As lágrimas corriam abundantes no rosto da relatora deste drama ímpar e todas nós que a ouvíamos mantínhamos um silêncio que denunciava nosso despreparo para nos posicionarmos em uma situação tão inusitada. Estávamos ali para contar das nossas dores, medos, angústias e alegrias da maternidade especial, mas nos deparávamos com uma cena de novela, porém real, se desenrolando à nossa frente.
“Agora que sei do Autismo de meu neto, preciso que ela saiba que pode contar comigo, preciso estar mais próxima, preciso me revelar. Minha mãe, que Deus a tenha, jamais permitiu que eu revelasse este segredo que me corroeu por tantos anos e pelo qual sofri tanto. Nunca fui para a minha filha mais do que uma irmã, velei suas noites, me preocupei e hoje, quando ela mais precisa de mim, tenho que enfrentar o medo da rejeição e me revelar”.
Em momentos assim tão preciosos, que a vida nos traz de presente, podemos ver dor superando dores, dramas que nos ensinam sobre a capacidade do ser humano em suportar o sofrimento. Quantas almas humanas que passam apressadas por nós na avenida não trazem em si também segredos ocultos, dramas sem fim? E se nos dói o dedo que chuta uma pedra nos fazendo mancar e reclamar, como não iremos silenciar ao cruzarmos com alguém que perdeu o pé?
Não tivemos notícias sobre o desfecho da história ouvida naquela manhã, mas cada uma de nós que ali esteve sentiu a força daquele amor de mãe contido por anos, devido a estúpidos preconceitos, que aos poucos nossa humanidade vai superando. E se os ensinamentos bíblicos nos trazem a metáfora da fé que transporta montanhas, não podemos duvidar de que para este caso, o amor iria conseguir conquistar seu espaço e transformar aquelas vidas.

Fausta Cristina

http://vidamaislivre.com.br

Perfil

Foto da(o) colunista Fausta Cristina
Fausta Cristina é mãe de Milena, sua terceira filha, hoje com 8 anos. A gravidez de Milena foi normal. Com o passar dos dias, sua filha chamava a atenção por ser muito quieta. Fausta estranhava o fato de ela não olhar, não fixar a atenção e com o tempo, a sensação de que algo estava errado foi aumentando. Com nove meses, foi diagnosticado que Milena tem autismo. Fausta mantém o blogMundo da MiSite externo..

Deficientes natos ou inesperados dão exemplo de superação



Do Correio do Estado
foto
Foto: Álvaro Rezende/Correio do Estado
Rodrigo Figueiredo conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro

Quase um quarto da população sul-matogrossense apresenta pelo menos um tipo de deficiência física ou mental - 525.979 pessoas têm algum grau de dificuldade visual, auditiva, motora ou intelectual. Os dados são do Censo 2010, divulgados pelo IBGE. Por vezes, a deficiência é nata, como a de Shirley Vilhalva, que sendo surda, teve que - além da linguagem de sinais - aprender a exprimir os sons que não podia ouvir para comunicar-se melhor com ouvintes. Ou de Andréia Rocha ZurutuZa da Silva, que é cega e decidiu enfrentar o desafio de ser mãe.
Em outros casos, chega inesperadamente - sem razão ou explicação ou tempo para qualquer tipo de preparo. E é preciso aprender a lidar com uma vida totalmente diferente e encontrar força tamanha que não se sabia ter, a ponto de se tornar para outros exemplo de vitória. Foi assim com Rodrigo Figueiredo, medalha de ouro no Campeonato Brasileiro e prata em canoagem nos Jogos Pan-americanos.
Leia mais no jornal Correio do Estado


Eleitores com deficiência têm até 9 de maio para pedir condições de acessibilidade


Do Guia Inclusivo 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está solicitando que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida atualizem seu cadastro e informem a necessidade de relocação do espaço, caso seja preciso.
Este ano o prazo para que haja a comunicação termina em 9 de maio e deve ser feita no cartório de sua zona eleitoral. Esta data é válida para todo o território nacional e de acordo com TSE, não haverá prorrogação.
Para que a solicitação seja feita, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida precisa comparecer ao cartório eleitoral levando um documento pessoal de identidade e comprovante de residência. Devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar os homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez.
Entre os pedidos, podem ser solicitadas rampas de acesso ou seção especial em local térreo, conforme as condições de cada local. As pessoas com deficiência visual podem solicitar fones de ouvido.
Nota da reportagem: mesmo que seu local de votação já seja acessível, certifique-se de que todas as condições de acessibilidade estão adequadas. Caso algo atrapalhe e sua votação, procure a direção do local e comunique a situação indevida.
Nas eleições presidenciais de 2010, encontrei dificuldades para votar no primeiro turno, pois, apesar de a escola possuir rampas acessíveis, o portão dessa rampa estava trancado e não pude utilizá-la.
É direito e dever de todo cidadão brasileiro escolher quem irá administrar e legislar o local onde vive. Uma pessoa com qualquer tipo de deficiência não pode ser privada disso por falta de infraestrutura.

Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso


pucminas-logo



Da PUC MINAS


Nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11 de maio, ocorre o I Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso: políticas públicas e responsabilidade civil, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB-MG) e pela PUC Minas, por meio da Faculdade Mineira de Direito e da Pró-reitoria de Extensão.

Devido à grande procura, estão encerradas as inscrições, via internet, para o Fórum. A solenidade de abertura será nesta quinta-feira, às 8h30, no Teatro João Paulo II, prédio 30 (avenida Dom José Gaspar, 500).

Na programação, estão debates e oficinas, com várias temáticas relacionadas com o dia a dia dos idosos, do ponto de vista da legislação. Entre os temas a serem debatidos estão Direito ao Envelhecimento e Responsabilidade Civil: tutela estatal, tutela familiar e tutela entidades de atendimento ao idoso. A palestra será ministrada pelo professor de Direito Civil da PUC Minas e da Faculdade de Direito da UFMG César Augusto Fiúza e pela promotora de justiça de Belo Horizonte especializada na defesa dos direitos dos idosos, Ana Paula Mendes Rodrigues. Essa temática será apresentada no primeiro dia do evento. O segundo dia será dedicado às oficinas temáticas para aprofundamento dos principais desafios enfrentados pelos profissionais que cuidam dos idosos e os gestores de instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), mais popularmente conhecidas como asilos ou casas de repouso.

Com essas oficinas e debates, o fórum busca cumprir os objetivos da Universidade e da OAB-MG que são: inclusão social, ser parceira de entidades governamentais e não-governamentais e formar profissionais comprometidos com a ética e com a justiça.

A programação completa está no www.pucminas.br

Mais informações: (31) 3319-4082. 

Após mais de um ano, humorista Shaolin continua com ‘mínimo de consciência’



Do Yahoo

Cerca de um ano e quatro meses depois, o humorista Shaolin, 40, continua lutando para se recuperar das sequelas deixadas pelo grave acidente ocorrido na BR-230, quando seu carro colidiu com um caminhão que estava na contramão.
A recuperação de Shaolin está sendo acompanhada por médicos e pela família em sua casa, em Campina Grande, na Paraíba. O humorista consegue apenas abrir os olhos e acompanhar o movimento das pessoas com o olhar, já que ainda não recuperou completamente a consciência, conforme informou o site da revista “Caras”. O artista não consegue se mover e nem falar.
“Não se sabe quanto tempo ele fica consciente, nem em que momento do dia”, contou Ricardo, assessor de imprensa do humorista à publicação, afirmando que ele está em estado de mínimo de consciência. O assessor disse também que Shaolin tem sessões de fisioterapia e acompanhamento de fonoaudiólogo e psicólogo. O assessor do humorista afirmou, porém, que o tratamento é lento e que não há uma previsão para que ele recupere por completo.

KIDS MULTISENSE-sala multisensorial

Entrenamiento Personalizado de estimulacion multisensorial parágrafo niños de 3 Meses de edad en adelante.
Forma Parte del Programa de Kinder Celic en San Pedro Garza García, Monterrey, NL

LA SALA ARCO IRIS: UNA EXPERIENCIA ABIERTA


Documental de estimulación multisensorial que forma parte de un proyecto de innovación del CPEE Pilar Soubrier de Lorca (Murcia) realizado por Syncroimagen Producciones

Integração Sensorial, Tecnologia Assitiva, Terapia Ocupacional, Tuboform

Em parceria com a Integrato, a Expansão apresenta a Mini Lousa Glow Station para viagem: é possivel criar incríveis ilustrações em qualquer lugar com luzes e estencils; os desenhos somem de forma magica possibilitando novas criações. A caneta com luz foi adptada ao facilitador TFF2 Tuboform e o acessório TAC 14 Adaptador Universal.
http://www.expansao.com/
Exemplo Ind. e Com. de Produtos Ortopédicos e terapêuticos Ltda

Totem fica no meio de calçada para deficiente em Campo Grande


Da folha.com

A Prefeitura de Campo Grande (MS) retirou ontem totem construído numa passagem para travessia adaptada para deficientes físicos.
A obra foi inaugurada em fevereiro pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e a pilastra tinha emblemas da prefeitura e do governo federal.
Após protestos nas redes sociais, a prefeitura mandou retirar o obstáculo.
A imagem do totem foi publicada na internet pelo professor José Ricardo Marconato. Em menos de 15 horas, mais de mil pessoas publicaram a foto. Na internet, a prefeitura disse que a empresa que fez a obra foi notificada e publicou foto do local sem o totem.
Segundo a prefeitura, a Equipe Engenharia bancou os custos da retirada e informou ter demitido o funcionário que fez o serviço. A reportagem procurou a empresa, sem sucesso.
José Ricardo Marconato
Totem construído em passagem para travessia adaptada para deficientes físicos é retirado após protestos
Totem construído em passagem para travessia adaptada para deficientes físicos é retirado após protestos

Paraná adere a plano em prol de pessoas com deficiência


Da Band News FM Curitiba
O Paraná vai aderir ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, em agosto deste ano. Hoje a ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, veio até Curitiba para apresentar as ações do plano. Lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado, o projeto reúne ações em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. A ministra explica que o plano serve para incluir as pessoas com deficiência na sociedade, principalmente a população mais pobre.

O Brasil tem 45 milhões de pessoas com alguma
deficiência.