sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Brasil quer 100% dos ônibus e táxis adaptados para a Copa e as Olimpíadas

A informação é do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira. Antonio José Ferreira explicou como o governo pretende alcançar a meta de acessibilidade
Foto de um ônibus adaptado
O Brasil quer adaptar 100% da frota de ônibus e táxis do país para pessoas com deficiência. E o prazo é 2014, quando várias cidades vão sediar a Copa do Mundo de FutebolSite externo.. A informação é do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira. Ele está em Nova York, participando da 5ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Antonio José Ferreira explicou como o governo pretende alcançar a meta de acessibilidade. "Com garantia para que as pessoas com deficiência possam ir e voltar dos estádios para sua residência com transportes. Sabemos que é um grande desafio, principalmente com as características de nosso país. Principalmente nos transportes. Temos que estar muito preocupados. Nos estádios, a gente consegue garantir a acessibilidade. Mas o problema é tornar todos a frota de ônibus acessíveis e os táxis acessíveis às pessoas com deficiência".
Para ele, tornar os transportes acessíveis para a Copa do Mundo e as Olimpíadas é também uma questão de vontade política. "Nós já temos inclusive exemplos de cidades no Brasil que já contam com todos os ônibus acessíveis. Poderia destacar Uberlândia, Goiânia, Joinville, Campinas também tem avançado muito. Então são exemplos de cidades que já têm 95%, 98%, 100% da frota acessível. Então é uma prova de que quando o prefeito quer, quando se tem vontade política é possível conquistar isso aí".
O secretário informou que aumentar a acessibilidade é o objetivo do Programa Viver Sem Limite, lançado pela presidente Dilma Rousseff, em novembro passado.
Segundo Antonio José Ferreira, um plano de exoneração fiscal está sendo inserido na pauta do governo para que os empresários se sintam estimulados "a cada dia mais colocar ônibus acessível nas ruas do Brasil".
Antônio José Ferreira disse ainda que até 2014, muitas questões já devem ter sido resolvidas. O governo também está trabalhando com as montadoras para incluir as funções de acessibilidade nos veículos.
Segundo as Nações UnidasSite externo., mais de 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiência. De acordo com o governo brasileiro, 45 milhões de pessoas no país têm deficiência.
Fonte: Jornal do BrasilSite externo.

5ª edição do Reatiba abordará alternativas de inclusão e a Lei de Cotas

O evento propiciará espaço de integração entre empresários e sociedade para falar sobre a inclusão
Será realizada no dia 21 de setembro a quinta edição do Reatiba, com o tema Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) no Mercado de Trabalho. Promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada ao Sistema Fiep, o Reatiba tem como objetivo propiciar um espaço de diálogo entre os interessados sobre o processo de inclusão da PcD, levando em consideração a Lei de Cotas e os desafios frente aos preconceitos e barreiras atitudinais e físicas nas organizações.

O músico, Marcelo Yuka, foi o responsável pela palestra magna do Reatiba 2011. (Foto: Suelen Lorianny)
O 5º Reatiba é um chamado às pequenas e médias empresas para o processo de inclusão e exercício da responsabilidade social corporativa. O diferencial deste ano serão os diálogos sobre as mudanças ocorridas na Lei nº 8.213/91, art. 93, que vieram a beneficiar tanto as empresas quanto a PcD, como a inclusão de aprendizes com deficiência na integralização da cota fixada.
A solenidade de abertura contará com a presença de representantes de indústrias, da prefeitura de Curitiba e do Ministério Público do Paraná. Os diálogos serão realizados por pessoas com deficiência e profissionais da área de inclusão destacando a jornalista Flávia Cintra, integrante da Comitiva Brasileira na Convenção da ONU- UNESCO/2006 da qual o Brasil é signatário. A palestra magna será proferida pelo psicólogo paulista Eduardo Carmello sobre a cultura de inclusão no ambiente de trabalho.
Além das palestras que acontecerão ao longo do evento, o Reatiba deste ano terá também oficinas simultâneas de temas como estruturar um programa de inclusão, orientação profissional, empregabilidade e o desempenho do papel profissional da PcD.
Na cerimônia de encerramento, serão sorteadas duas bolsas de estudos ofertadas pelo Senai PR, sendo uma para Curso Técnico e outra para curso de Qualificação Profissional Básica, oferecidos pela entidade. O Grupo Uninter também concederá uma bolsa integral em um dos cursos de graduação. Ressaltando que todas as bolsas são voltadas à PcD.
Na data escolhida para o evento também é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.


Faça sua inscrição para o evento e oficinas simultâneas, aqui.
Confira a programação completa, aqui.
Acesse aqui a audiodescrição.


Serviço

5º Reatiba
Data: 21/09
Horário: 8h às 17h30
Local: Fiep sede Jardim Botânico - Av. Comendador Franco, 1341
Obs.: Os cadeirantes poderão utilizar o estacionamento no piso inferior que dá acesso aos elevadores.

http://www.fiepr.org.br/cpce/News18479content191835.shtml#.UFM2MV9LXe8.facebook

O desenvolvimento de alunos superdotados

Por Maria Clara Sodré
em O Dia
Superdotados no Brasil contam com pouca oferta de educação diferenciada, embora o direito lhes seja garantido por lei. Passado mais um 11 de agosto, Dia do Estudante, é preciso pensar na educação daqueles que têm, em si, a possibilidade de contribuir muito para o país.




A importância do atendimento especial aos alunos superdotados se justifica de três maneiras: do ponto de vista das necessidades educacionais, justifica-se da mesma maneira que se justificam diferenciações para crianças com deficiências físicas ou mentais, com problemas específicos de aprendizagem, entre outros. Do ponto de vista da justiça social, justifica-se dentro da lógica da equidade, ou seja, para alunos diferentes é justo que o atendimento seja diferente. Finalmente, do ponto de vista econômico e político, justifica-se a partir das exigências que a modernidade impõe sobre países que querem atingir níveis elevados de desenvolvimento tecnológico, científico, social, etc.

Infelizmente ainda estamos longe de oferecer uma educação de qualidade em todas as escolas do país, o que exige que se lute por ela; tampouco atendemos todos os alunos que têm necessidades especiais. No entanto, enquanto buscamos uma escola mais democrática, ações podem ser planejadas para os superdotados, para que o país não continue perdendo indivíduos extremamente capazes que, sem oportunidades à altura de seus potenciais, trilham caminhos pouco produtivos.

O Brasil não é tão rico nem tão abençoado com recursos naturais que, como uma nação, possa ignorar educacionalmente o potencial que existe nas mentes dos alunos superdotados.

Fonte: O Dia

Os atletas paralímpicos medalhistas em Londres foram recebidos pela presidenta Dilma Rousseff



http://www.cpb.org.br/noticias/atletas-paralimpicos-sao-recebidos-pela-presidenta-dilma-rousseff/#.UFK-p06kJb4.facebook


Os atletas paralímpicos medalhistas em Londres foram recebidos, na tarde desta quinta-feira, 13, pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Na mesma ocasião o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lançou o plano Brasil Medalhas 2016, que prevê investimentos e uma série de medidas para o desenvolvimento de modalidades paralímpicas e olímpicas com foco nos Jogos Rio 2016. Ele também anunciou a construção do primeiro Centro de Treinamento Paralímpico.
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, falou sobre a importância do investimento, homenageou os atletas paralímpicos e fez uma alusão à presidenta como capitã do time de campeões do Brasil. O evento também contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes; além de atletas medalhistas dos Jogos Olímpicos de Londres.
“Tenho certeza de que com esse plano assinado hoje podemos, sim, sonhar com esse quinto lugar. Vai ser difícil, mas esse plano do Centro de Treinamento, que é um sonho da comunidade paralímpica, vai fazer com que tenhamos condições de disputar com as grandes potências”, frisou o presidente do CPB.
O ganhador de seis medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres, Daniel Dias, falou em nome dos atletas paralímpicos presentes sobre a honra de representar o País.
“Essas seis medalhas não são minhas, são do Brasil. É o momento de agradecer todo apoio e por acreditar no atleta paralímpico. Tudo que o atleta precisa é de incentivo. Tivemos uma ótima participação nas Paralimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012 e confio em resultados melhores no futuro”, falou Daniel Dias.
O chefe de missão do Brasil em Londres, Edilson Alves, presenteou a presidenta com uma foto oficial da delegação Paralímpica.
O Plano Brasil Medalhas 2016 terá investimento de R$ 1 bilhão para colocar o Brasil entre os cinco primeiros nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos, em 2016.
“Estamos aqui hoje comemorando o desempenho, a alegria e o orgulho que vocês, nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos de Londres, deram à população brasileira. É isso que nós viemos, primeiro, agradecer. De outra parte, é reconhecer que um novo ciclo olímpico que se inicia agora tem, em seu horizonte final, os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro”, falou Dilma Rousseff.
*Texto de Fernanda Villas Bôas
Comunicação CPB (imprensa@cpb.org.br)
Janaína Lazzaretti
Ananda Rope
Estagiário: Jorge Macedo