sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As praias Insensíveis para não dizer inacessíveis!!!


Algumas praias do Paraná não são nem um pouco acessíveis! As prefeituras fazem as adaptações como acham melhor para eles e nem consultam as pessoas que realmente precisam.Percebe-se que não há interferência de técnicos,engenheiros que possuem as normas padrões e não seguem um trabalho multidisciplinar na execução dos projetos de rampas.

Dependemos que alguém nos empurre,isso quando os familiares e amigos mostram-se solidários e conseguimos ir aos calçadões á beira da praia. Olha minha gente,vocês é que são os deficientes desta história toda! Sabiam que deveriam conversar conosco, mais não fazem por puro preconceito, porque quando avistam uma pessoa numa cadeira de rodas pensam:

_ Há! Coitada daquela ali de cadeira de rodas!

Mas não queremos piedade queremos igualdade!Queremos soluções,que muitas vezes há temos,pois quem vive é quem sente e sabe o que é melhor.

Sim, as leis existem, mas como quase tudo, feitas para poucos. Poucos aplicam, poucos cumprem, poucos fiscalizam e muitos outros poucos utilizam. Multas e punições são outra categoria, não se enquadram em poucos, geralmente estão na quantidade zero ou praticamente nada. O post tem a finalidade de protesto literalmente hoje.

Eu Jussara Maria Menezes Molina, 46 anos de praia, cadeirante há doze, sinto muitas dificuldades quando vou passear nas ruas, calçadas irregulares e rampas que mais parecem um tobogã de tão inclinadas!Não só eu sofro com tanta insensibilidade mas também quem me ajuda a enveredar nessa maratona cada vez que vamos passear e toda uma população que precisa de voz para que as nossas dificuldades cheguem até as pessoas certas .E ai ,há quem diga que temos o direito de ir e vir!ONDE?

Vejam algumas as fotos , nítido algumas dificuldades encontradas em apenas alguns metros na condução da cadeira.Constata-se que o piso de travessia até a rampa no passeio é inadequado para circulação de cadeiras de rodas e fica evidente que a inclinação da rampa no passeio está acima do limite legal não aceitável. É há descontinuidade das calçadas.