segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Esse é o meu lema: Vale a pena ser, sorrir,viver e amar!!!”



Inclusão quer dizer, incluir pessoas de todos os jeitos, de todas as pessoas raças,sejam brancas,negras,índias,pessoas de todas deficiências,idosas , gordas ,enfim, aquelas que são tidas como diferentes ou até digamos, excluídas.

Hoje a sociedade está mudando, graças a Deus!Vemos pessoas de todas as idades, raças , dificuldades ou limitações freqüentando todos os setores sociais. Afinal, não somos todos consumidores? Não pagamos impostos?Não somos cidadãos?Então, também temos direito a frequentar todos os lugares, escolas, shoppings,locais em que possamos exercer nossas atividades profissionais e até porque não, nos divertirmos, pois a vida é AÇÃO!

Já foi o tempo das pessoas estarem reclusas nas suas casas. Idosos hoje podem e devem viajar,aproveitar melhor o tempo, encontrar parceiros que lhes amem e dividir suas vidas da melhor maneira possível.
Pessoas com mobilidade reduzida hoje podem tudo!Ir ao cinema, escolher a roupa que lhe agrade, ser fotografado e sentir–se belo,freqüentar praias , realizar diversas atividades que antes julgavam incapazes.

Se hoje somos capazes de fazer tudo aquilo que nos da prazer , de nos sentirmos úteis para nos mesmos e também para a sociedade, devemos ser gratos áqueles que nos compreendem do jeito que somos, não pelo que temos ou poderíamos ser .
Mas ainda, temos muito para alcançar em todos os aspectos sobre inclusão.No meu caso, deficiente motora, é uma questão que está sendo abordada e estudada há pouco tempo.É para quem tem apenas 45 aninhos de vida útil!!? Estamos aprendendo a lidar com as diferenças. O preconceito é muito grande, ainda hoje, em pleno século 21!

E você leitor, qual sua opinião a respeito dessa questão?Deixe seu recado, vamos mobilizar essa ideia!


Texto realizado oralmente pela aluna Jussara Molina ,PC,45.