quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cadeira de rodas doada em troca de lacres de alumínio é entregue a posto de saúde na zona Oeste de Joinville

Cadeira de rodas doada em troca de lacres de alumínio é entregue a posto de saúde na zona Oeste de Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBSHassan Farias
Um projeto envolvendo cerca de 700 crianças arrecadou quase cem mil lacres de latinhas de alumínio durante o último ano na Escola Municipal Elizabeth von Dreifuss, no Morro do Meio, em Joinville. As peças foram recolhidas pelo Rotary Cidade das Flores, que é parceiro do projeto, e transformadas em uma cadeira de rodas, entregue nesta terça-feira para uma unidade básica de saúde do bairro.

>> Leia as últimas notícias de Joinville no AN.com.br

A diretora da escola, Tânia Regina Bueno, conduziu a doação ao lado de aproximadamente 20 alunos e de membros do Rotary. Segundo ela, a arrecadação doslacres foi uma das propostas do Projeto Ações Sustentáveis, Escola Feliz, que venceu o Prêmio Embraco de Ecologia.

—-É um trabalho de conscientização dos alunos sobre o meio ambiente. Como parte do projeto, fizemos uma gincana para estimular a participação da doação de lacres em que os familiares das crianças também se envolveram—, explica Tânia.

Cerca de 98 mil lacres foram reunidos pelos alunos e repassados ao Rotary Cidade das Flores, que arrecadou mais uma parte e encaminhou os cerca de 90 kg de alumínio para uma empresa de fundição de São Paulo, responsável por transformar a doação em uma cadeira de rodas.

Segundo o governador da entidade joinvilense, Celso de Camargo Campos, uma garrafa pet de 2,5 litros cheia de lacres pesa cerca de 750 gramas - foram 120 garrafas durante o projeto.

—Poucas pessoas acreditavam que era possível trocar lacres de alumínio por uma cadeira de rodas, mas o Rotary já conseguiu 160 em projetos como este—, conta Campos.

A iniciativa da escola municipal também chamou a atenção da Secretaria de Saúde. A assessora de gabinete Mariléa Verch presenciou a entrega ao posto de saúderepresentando a secretária Larissa Brandão Nascimento. De acordo com ela, a unidade já contava com uma cadeira de rodas, mas com a nova será possível também emprestar o aparelho para pacientes que precisarem.

—A Secretaria fica agradecida com essa iniciativa louvável da escola. Agora vamos estimular para que as 53 unidades básicas de saúde de Joinville também lancem uma campanha para arrecadação de lacres de alumínio.

O posto de saúde do Morro do Meio, assim como a Escola Elizabeth von Dreifuss continuam recebendo doações de lacres da comunidade. Além disso, a parceria da unidade de ensino com o Rotary será mantida para que outras novas cadeiras de rodas sejam adquiridas por meio da troca das peças de alumínio.
A NOTÍICIA