segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Padrões web

Instituto Paranaense de Cegos - Novo IPC

Touch in Mouth for Google Glass " Mouse Língua" by Edson Ruivo

Inventor cria 'mouse de língua' para ajudar pessoas com deficiência física


Um protótipo desenvolvido por um empresário de Sarapuí (SP) pode ajudar pessoas com deficiências físicas a usarem o computador. A ideia vem do inventor Edson Ruivo, de 29 anos. Há aproximadamente dois meses, ele desenvolveu um "mouse de língua". 

http://portalinclusao.com/noticia/25-11-2013+inventor-cria-mouse-de-lingua-para-ajudar-pessoas-com-deficiencia-fisica

Vejam programação do Fórum do dia 3 dezembro!!Participem

O Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Grande Curitiba, juntamente com o SIANNEE - Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da UNINTER e CVIRM - Centro de Vida Independente da Região Metropolitana de Curitiba - realizam no dia 3 de dezembro várias atividades em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Representando todas as entidades da região ligadas à causa, estas instituições promovem um dia com palestras, depoimentos, exposição de obras de arte, apresentações de música, teatro, dança e de atletas de grupos esportivos adaptados, tudo desenvolvido por pessoas com deficiência. O evento conta com a presença da Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo.
A adoção da data do dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi escolhida pela ONU em 14 de outubro de 1992. A intenção é de que com a criação do Dia Internacional todos os países passem a comemorar esta data gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação das pessoas com deficiência no mundo. O sucesso da iniciativa passou a depender diretamente do envolvimento da comunidade das pessoas com deficiência, como protagonistas no estabelecimento de estratégias para manter o tema em evidência.

Confira Local e Programação do dia:

PARTE I – MANHÃ – PROGRAMAÇÃO EXTERNA
Das 08h30 às 12h30
Local: Av Luiz Xavier – em frente ao Campus Garcez do Centro Universitário UNINTER

Apresentação de esportes adaptados (basquete e esgrima em cadeira de rodas) pelos Atletas da ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná
Tenda da Inclusão – Distribuição de panfletos e materiais sobre Acessibilidade e informações sobre o “BB Credito Acessivel” do Programa Brasil Sem Limites, pelo Banco do Brasil.
Recolhimento de assinaturas de apoio sobre pedido de projeto de lei sobre as calçadas de Curitiba.
Peça Teatral - Composições – Constructos Sensíveis Para Inclusão – Grupo De Teatro Luz Da Abadevi De Guarapuava 
Mensagens aos transeuntes sobre o Dia Internacional – Pronunciamento de Lideranças com a Coordenação do Arquiteto Ricardo Mesquita
Apresentação de talentos musicais.

PARTE II – TARDE – PROGRAMAÇÃO INTERNA
DAS 13h às 20h
Local: Auditório do Campus Garcez do Centro Universitário UNINTER.
Av. Luiz Xavier, 103, 7º andar
(Entrada acessível pela Rua Voluntários da Pátria)
No local estará em exposição para visitação, o micro-ônibus ACESSO, da Prefeitura Municipal de Curitiba, que faz transporte agendado de PcDs, porta a porta. 

13h: Credenciamento - Entrada no auditório passando pelo Túnel das Sensações e local de Exposição de obras de arte de criadas por pessoas com deficiência.
13h15: Abertura – Palavras de boas vindas - Profª Leomar Marchesini, coordenadora do SIANEE do Centro Universitário Uninter
13h20: Composição da Mesa de Honra - Srta. Mirela Prosdocimo, Secretária da SEDPcD de Curitiba e demais autoridades.
13h40: Hino Nacional interpretado pelos “Cantores de Angola” com tradução em Libras pela intérprete de Libras Joseli Simões.
13h50: Mensagem da Secretária Mirella Prosdócimo 
14h00: Apresentação musical das Crianças Surdas do Colégio Alcindo Fanaya
14h10: Palestra – Novas Leis sobre Empregabilidade das PcD – Dra. Tereza Gosdal, Procuradora do Trabalho MPT. 
14h40: Avisos da Campanha do Emprego de PcDs – Profª Ivy Abade, diretora da UNILEHU – Universidade Livre de Eficiencia Humana.
14h50: Apresentação dos “Cantores de Angola”. Cantores angolanos cegos.
15h00: A sexualidade das PcD - Mauro Nardini, presidente da ADFP – Associação dos Deficientes Fisicos do Paraná. 
15h30: Cofee-Break – 8º andar com apresentação do tecladista cego Adrian
16h00: Apresentação de dança - Profª Joseana Withers - Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação
16h15: A Deficiência Psicossocial - Dr. Romeu Kazumi Sassaki, professor, autor de vários livros da área da inclusão, ativista do movimento, especializado em aconselhamento de reabilitação, com mais de 50 anos de experiência junto à pessoa com deficiência e autor de técnicas de inspiração inclusivista do movimento, representante do Brasil junto a UNESCO e outros órgãos internacionais.
16h45: Campanha da Genética no SUS – prevenção das deficiências e diagnóstico precoce - Dr. Salmo Raskin, médico, doutor em genética. 
17h15h: A PcD como Gestor Publico – Prof. Irajá de Brito Vaz, professor da PUC Pontifícia Universidade Católica do Paraná
17h45: Depoimento – Como ser mãe de PcD – Daiane Kock – Integrante da Coordenação de Comunicação do FPcD CTBA, representante da AFAG e GERD.
18h15: Deficiência visual e retinopatia diabética - o impacto da doença neste milênio - Profª Lilian Biglia, professora do IPC Instituto Paranaense de Cegos, especialista em educação especial com ênfase em orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual 
18h45h: Dança das cadeiras de rodas – Membros do Ministério dos especiais da PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba, liderados pelo Pastor Adoniran
19h00: Apresentação do Grupo de Pagode “Além da Visão” da PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 
20h00: Encerramento.