terça-feira, 15 de abril de 2014

Mãe comenta emoção de ver o filho com paralisia andando pela primeira vez

Lorenzo Dutra, de 7 anos, está usando equipamento há menos de uma semana e já apresenta avanços. 'Nossa vida mudou', diz Priscila


GSHOW
Lorenzo está se adaptando ao upsse, equipamento que ajuda crianças com paralisia cerebral (Foto: Encontro com Fátima Bernardes/TV Globo)Lorenzo está se adaptando ao Upsse, equipamento que ajuda crianças com paralisia cerebral (Foto: Encontro com Fátima Bernardes/TV Globo)
No Encontro de hoje, Fátima conheceu Lorenzo Dutra, menino de 7 anos portador de paralisia cerebral, que agora conta com a ajuda de um equipamento chamado Upsee para se locomover. A invenção, criada por uma israelense e desenvolvida por uma empresa da Irlanda do Norte, mantém a criança presa ao corpo do pai ou da mãe e permite que ela realize movimentos simples.
Em visita à casa de Lorenzo, a repórter Gabriela Lian conversou com a família do menino, que começou a usar o aparelho na última sexta-feira, 11. "Foi uma sensação bem gostosa para mim. Ele tem andador, fica em pé na terapia, mas andar com ele foi a primeira vez. Estava mais ansiosa que ele. Talvez ele até interaja mais com o ambiente, com as pessoas", contou Priscila, mãe do garoto, cheia de perseverança: "A gente está acostumado a vê-lo na cadeirinha, no colo. É uma novidade muito boa na vida dele".
Feliz com as conquistas, a mãe citou os avanços do menino. "No primeiro dia que ele usou, sorriu, acordou dando gargalhadas. Usamos o equipamento no sábado e saímos com ele no prédio. O Lorenzo conseguiu pegar a plantinha, ver os brinquedos, entrar na casinha. Foi muito emocionante. Sempre tive o sonho de andar de mãos dadas. Nossa vida mudou", disse ela, que completou: "Ele ainda está entendendo que pode se locomover com o equipamento. Está sendo muito bom e vivenciar isso com ele, é algo que eu não imaginava".
Sobre os benefícios da tecnologia, o Dr. Fernando Gomes Pinto mostrou otimismo. "O maior é inclusão, contato com os pais e ficar de fato de pé, para treinar o sistema cardiorrespiratório. A possibilidade andar com os pais é fantástica"
Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! Veja também receitas, dicas de estilo e conteúdos exclusivos só para a web. Conheça o Gshow!

Paraplégica há oito anos, inglesa volta a andar graças a pernas biônicas

A inglesa Jordan Bone, de 23 anos, não cabe em si de felicidade. Paraplégica desde os 15, após um acidente de carro, a jovem já fica de pé e até caminha, graças a pernas biônicas. As informações são do Mail Online.

A moça, que teve uma fratura no pescoço e ficou imobilizada da cintura para baixo, acreditava que nunca mais fosse voltar a andar. Empolgada com sua nova condição, Jordan ficou emocionada ao poder ficar de pé para abraçar a mãe e o namorado. “É uma sensação incrível. A melhor parte foi poder dar a minha mãe e meu namorado um abraço em pé. Todos nós nos sentimos tão felizes. Eu me sinto animada”, afirmou a jovem, que mora em South Wootton, Norfolk.

Um terno biônico amarrado sobre as roupas de Jordan permite que ela fique de pé. A tecnologia usa bateria de motores que permite que o usuário possa se levantar e, em seguida, mover suas pernas. Com a ajuda de um andador, Jordan conseguiu dar 645 passos. “Quando eu era jovem, parecia muito difícil. Agora me sinto determinada e eu só quero deixar o meu corpo forte e saudável”, disse a inglesa.

Jordan, que dirige sua própria loja de roupas vintage, tem sessões de fisioterapia no Prime Physio, em Cambridge, para recuperar sua força e aprender a usar as pernas novas. Ela também está lançando uma campanha de segurança rodoviária destinada a jovens motoristas. “Meu projeto é fazer com que eles pensem sobre as escolhas que fazem nas estradas. Quero eles percebem que estão no controle de um veículo e que eles precisam pensar nos passageiros, pedestres e outros motoristas”, discursou a jovem, que ainda acrescenta: “Você só tem uma vida e deve fazer mais por ela. Se eu puder salvar uma vida, então, saberei que eu fiz o meu trabalho. Isso vai fazer com que me sinta incrível.”

http://extra.globo.com/