terça-feira, 7 de outubro de 2014

Professora de Caraguatatuba adaptou livro de Ziraldo para cegos

Por Luciane Molina
http://www.guiainclusivo.com.br/2014/10/professora-de-caraguatatuba-adaptou-livro-de-ziraldo-para-cegos/
Uma professora de Caraguatatuba usou muita criatividade e aplicou o conhecimento aprendido num curso de Braille para levar literatura acessível a pessoas com deficiência visual. Katia Carvalho inovou ao adaptar um livro do escritor Ziraldo, transcrevendo toda a obra para o sistema Braille e fonte ampliada para atender crianças com cegueira e com baixa visão. Além disso ela fez a releitura das imagens, reproduzindo-as em relevo e com materiais que permitem a percepção pelo tato, utilizando diferentes texturas, como plástico, papel camurça, tecidos, fios, e emborrachado EVA.
A ideia da professora Katia surgiu ainda durante o curso que frequentou para aprender o sistema Braille. Mais tarde, porém, ela contou que veio a proposta de apresentar um trabalho na Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC), que acontece anualmente na cidade. A professora revela que ainda não atende alunos cegos nessa faixa etária, mas que pretende dar continuidade nesse projeto, adaptando outros títulos e gêneros literários. “Pretendo apresentar essa primeira adaptação e mostrar que é possível levar a leitura inclusiva e acessível para todos”, disse.
O livro escolhido foi “Um bebê em forma de gente” do escritor Ziraldo. Originalmente essa obra foi editada pela primeira vez em 1996 e conta as aventuras de um bebê muito criativo e curioso. Após ter montado sua adaptação, Katia submeteu o livro para a apreciação final da sua professora de Braille, a pedagoga Luciane Molina, que observou e analisou cada detalhe que foi muito bem empregado nesse projeto, tais como o tamanho das figuras, a fonte ampliada, o relevo das letras em Braille e e as diferentes texturas e recortes que se mostraram muito agradáveis ao tato.
A III Feira Literária de Caraguatatuba acontece de 4 a 7 de novembro, reunindo escritores, alunos e a comunidade em geral para debates, oficinas, palestras e apresentações artísticas e literárias. Nessa edição, Ziraldo também marcará presença no evento. A expectativa da professora Katia Carvalho é apresentar seu projeto de adaptação ao escritor. Seu trabalho, o livro adaptado, já foi apresentado no III Fórum de Inclusão em Pindamonhangaba, no mês de setembro.
Descrição da imagem: A professora Luciane Molina segura o livro ao lado de Kátia.

* Luciane Molina é pedagoga e pessoa com deficiência visual. Especialista em atendimento Educacional especializado e atua com formação de professores no Vale do Paraíba e Litoral Norte de sP.

Um autista com a incrível capacidade de montar móveis complexos como se estivesse brincando com Lego


Por Vicente Carvalho
http://razoesparaacreditar.com/ser/um-autista-com-incrivel-capacidade-de-montar-moveis-complexos-como-se-estivesse-brincando-com-lego/



Brad é um canadense de 25 anos e tem autismo. Ele não pode falar ou ler, mas tem um talento especial para a construção de coisas. Após anos de prática, ele pode entender qualquer diagrama ou modelo, não importa o nível de complexidade. Para Brad montar móveis é tão fácil como brincar com Lego.
Depois de Brad construir cerca de 2.000 projetos ao longo dos últimos 20 anos, seu pai, Marcos, o ajudou a começar o seu negócio de montagem de móveis, “Made By Brad”, para que ele pudesse atuar com o que faz de melhor, com um sentimento de realização, e ser uma parte ativa da comunidade. “Toda vez que ele completa um novo desafio, acho que ele se sente melhor sobre si mesmo”, disse Marcos. “E ele está cada vez mais curioso sobre o mundo”.
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É de Direito dos alunos autistas....


https://www.facebook.com/pages/AEE-TEA/243234335848680?fref=photo

Comunicação inclusiva é tema de encontro técnico


Na manhã de 25 de setembro, aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o evento técnico III Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo – Desafios da Inclusão.
 
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, foi a anfitriã, abrindo o evento. O encontro foi coordenado pela jornalista e gestora da Assessoria de Comunicação Institucional da Secretaria, Maria Isabel da Silva, que apresentou a palestra "Terminologia inclusiva em linguagem humanizada:
o desafio da comunicação na vida real e no mundo virtual".

Outros palestrantes convidados levaram informações importantes sobre Comunicação acessível, como a professora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de SP e precursora da audiodescrição no Brasil, Dra. Livia Maria de Mello Motta; o apresentador da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro e ex-âncora da Rede CBN, Marcus Aurélio de Carvalho; e o tradutor, intérprete, instrutor de Libras e coordenador do Departamento de Libras da AME, Thiago Lemes.
 
O evento foi voltado aos profissionais e estudantes de comunicação, além de gestores interessados na temática "inclusão de pessoas com deficiência". Resgatou a história de avanços e conquistas do segmento ao longo dos séculos; o uso de terminologia inclusiva; redes sociais acessíveis; além de apresentar tecnologias de comunicação com pessoas surdas, como centrais de atendimento simultâneo em Libras.
 
Foram abordados temas como audiodescrição em eventos, teatros, programas de TV, cinemas e espetáculos. O público vivenciou a experiência de não entender uma peça de propaganda que conte apenas com elementos visuais. A professora Lívia Motta distribuiu vendas e apresentou a importância da audiodescrição na prática.
 
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/comunicacao-inclusiva-e-tema-de-encontro-tecnico

Irmãos Cocleares

Amigas compartilham as experiências e os ensinamentos de criar filhos surdos.

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O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência
Foto: Reprodução
Fernanda Prandini é mães de dois filhos surdos. Pedro, que tem 4 anos, e João, que acaba de completar dois meses de vida. Para compartilhar experiências e ensinamentos, ela criou um blog, com o apoio da amiga Mariana Belmont, “A gente queria muito que as pessoas conhecessem e que servisse de apoio para muitas famílias que imaginam que a surdez é um problema sem solução”, diz Mariana Belmont.
Coclear - O implante coclear é um dispositivo eletrônico também chamado de ‘ouvido biônico’, que estimula as fibras nervosas remanescentes e permite a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, para ser decodificado pelo córtex cerebral. Saiba mais.

Campanha do Colégio Anglo promove atitude sustentável

Alunos arrecadaram lacres para o Grupo da Melhor Idade.
Divulgação/Colégio Anglo
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Alunos entregam material arrecadado para o Grupo da Melhor Idade
No dia 2 de outubro, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Cidade de Itu - Angloreceberam a visita da diretora Márcia Vaccari, acompanhada por outros funcionários do Grupo da Melhor Idade, ligado ao Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu.
Na oportunidade foram entregues aos visitantes lacres de latas de alumínio, arrecadados pelos alunos, ideia que surgiu nas aulas de ciências quando o professor Gazzola abordava o tema da reciclagem de materiais.
As dezenas de garrafas cheias de lacre acrescentarão à campanha interna do Grupo da Melhor Idade, que posteriormente deverão ser trocadas por cadeiras de rodas através da campanha “Lacre Solidário”, promovida pela CCR Via Oeste.
A ação voltada à reciclagem aborda importantes lições de aprendizado para os alunos do Colégio, entre elas a preservação do meio ambiente e a solidariedade para com os mais necessitados.
Leia mais: www.angloitu.com.br

Menina autista faz terapia com ajuda de seu gato de estimação

Crianças autistas têm dificuldades para se comunicar e para socializar, preferindo, na maioria das vezes, ficar sozinhas. Para tentar contornar esse transtorno e viver uma vida melhor, a garotinha Iris Grace Halmshaw, de 5 anos, encontrou na pintura sua terapia. Como já falamos aqui no Hypeness, ela descobriu nas tintas e no papel um grande talento, que rende não só belas telas, como deixa a menina menos ansiosa. O que a gente não sabia é que por trás dessa atividade há também um grande incentivador: uma gatinha chamada Thula.
Segundo a mãe da menina, Arabella Carter-Johnson, não é raro encontrar casos de crianças autistas que apresentam melhora ao conviver com animais. Após tentar o hipismo e até mesmo um cãozinho, foi na gata Thula, uma Maine Coon, raça conhecida por sua gentileza e inteligência, que Iris fez uma amizade fiel. Com pouco mais de 1 ano de idade, a gatinha ainda é pequena para os padrões da raça e acompanha Iris durante todas as suas atividades diárias – da pintura e passeios ao banho.
“Em todas as atividades que nós fazemos, Thula está lá e quer ajudar e estar envolvida. (…) Ela oferece companhia, amizade e me ajuda a incentivar Iris a interagir”, afirmou a mãe. Conviver com a gata tornou Iris mais ativa, mais comunicativa (ela costuma conversar com Thula) e menos ansiosa. Apesar de não ter recebido nenhum tipo de treinamento específico, a gatinha é a principal responsável por tornar a vida de Iris mais tranquila e segura. Confira algumas das fotos que demonstram essa bela amizade:
Fonte: Hypeness