sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Amar é uma arte!

Petrópolis (RJ) ganha Jardim Sensorial para ensinar técnicas agrícolas


Também conhecido como Jardim dos Sentidos, o espaço tem como principal objetivo oferecer aos deficientes físicos e visuais conhecimentos e técnicas das práticas agrícolas desde solo, plantio, sementes e até a colheita por meio dos cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão).

menina com venda e cadeira de rodas toca em flor
Projeto ÁguaSite externo., em parceria com oInstituto AgristarSite externo. promoveu no dia 12 de dezembro a inauguração do ‘Jardim Sensorial’, instalado nas dependências da fazenda da ONG em Petrópolis (RJ)Site externo.. A inauguração do projeto contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre representantes das empresas parceiras, do Projeto Água, o presidente da ONG, Ivens Dias da Silva, a presidente do Instituto Agristar, Susan Udsen, autoridades locais e crianças de escolas da região.

Também conhecido como Jardim dos Sentidos, o espaço tem como principal objetivo oferecer aos deficientes físicos e visuais conhecimentos e técnicas das práticas agrícolas desde solo, plantio, sementes e até a colheita por meio dos cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão).

“O jardim vai explorar os cinco sentidos dos seres humanos: o tato por meio da textura das plantas, a audição com o barulho da água, a visão através do reflexo das cores exuberantes, o olfato com os aromas das espécies e, por último, o paladar como diferencial entres os outros jardins sensoriais com a colheita das frutas, verduras e legumes. É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza”, explica a engenheira agrônoma e responsável técnica pelo projeto, Carolina Rodrigues.

O projeto é destinado à aproximação dos deficientes físicos e visuais, de crianças com dificuldade de aprendizagem, de idosos e de pessoas que queiram desfrutar dos sentidos de um jardim e aprender sobre o plantio, solo, água e plantas.“É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza. O projeto foi desenvolvido para receber a visita de todos que queiram aprender práticas agrícolas e entender as dificuldades de deficientes visuais, pois os visitantes passarão pelo circuito com os olhos vendados.”, ressalta Carolina.
O jardim ocupa uma área de 400 m2 e estará aberto a grupos e turmas de escolas da região, mediante agendamento prévio. Além da Agristar e da Carbografite, o projeto ainda conta com a parceria das empresas: Mudas Katsumoto, Astro Irrigações, Trutas do Firmeza, Itaverde, Verdejágua, Empório Bendito Pão,  Cetal, Escola Municipal Fábrica do Saber, Erigma Filmes, Hobby Animal, Árvores do Brasil e Brasil Design.

“O Jardim dos Sentidos foi idealizado no mês de julho e sua rápida estruturação só foi possível, devido a parceria de várias empresas de Petrópolis, como a Agristar. Sem estas parcerias, não seria possível estruturamos em um espaço de tempo tão curto, já que dependeriam de recursos financeiros”, finaliza a Coordenadora do Projeto Água, Sylvia Reis Firmeza.

Após a inauguração os participantes assistiram a apresentação do Coral ‘Enxergar Além do Olhar’, do Colégio Paulo Freire, formado por crianças com deficiência visual e, em seguida foram convidados a visitar o Jardim Sensorial.
 http://vidamaislivre.com.br/

: Roupas Adaptadas para Idosos e deficientes físicos

Cadeirante faz intercâmbio no Canadá