segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Darci Jr. Um Exemplo de Vida

Cadeirante fica preso em estacionamento de shopping em Curitiba





A noite de 18 de agosto foi estranha para mim. Fui ao cinema, no Shopping Estação, e depois de ter pago a taxa de estacionamento, fui em direção ao meu carro. Chegando à vaga onde eu tinha estacionado, me deparei com outro veiculo, parado sobre a faixa que separa uma vaga da outra. O motorista bloqueou o meu acesso à porta do motorista e eu não pude embarcar imediatamente.
Me ofereceram ajuda para entrar no meu carro pelo lado do passageiro e eu neguei. Fiz questão de tomar todas as medidas que eu pude para acionar (e testar) a fiscalização do cumprimento da lei das vagas exclusivas. Envolvi a segurança do shopping e os órgãos competentes. Iniciei a mobilização por volta das 20h20.
Gravei toda a experiência em vídeo. Será que eu fui atendido? O motorista do veículo irregular chegou? Por quanto tempo eu fiquei no estacionamento esperando?

http://www.gazetadopovo.com.br/blog/inclusilhado/

Falta 8 dias


Reforma vai eliminar obstáculos para pessoas com deficiência em terminal de ônibus em Curitiba (PR)

Terminal de ônibus intermunicipais e interestaduais passa pela maior reforma desde a sua criação, há 40 anos, visando a Copa de 2014.



Publicada em 20 de agosto de 2012 - 11:15
Rampa com símbolo de acessibilidade na calçada

Garantir a acessibilidade e as condições de locomoção às pessoas com deficiência é uma das principais características do projeto de reforma da Rodoviária de CuritibaSite externo. (PR), que está em execução. A obra, com um custo de R$ 34,4 milhões, faz parte do conjunto de intervenções que preparam a cidade sediar um dos grupos da Copa do Mundo de 2014Site externo..
Projetada pelo arquiteto Rubens Meister, a rodoviária está passando pela maior reformulação em sua estrutura desde que entrou em operação, em 1972. O prédio, com 25,6 mil metros quadrados, será modernizado e ganhará uma ampliação, para suportar o aumento na demanda com o ingresso de novos visitantes à cidade durante a Copa.
“A modernização inclui uma série de cuidados na concepção da reforma para eliminar as barreiras que dificultam às pessoas com deficiência o acesso ao terminal e limitam a circulação em seu interior. Como o projeto da edificação é muito antigo, não inclui elementos como rampas e elevadores. As escadas que ligam os dois pavimentos acabam funcionando como um obstáculo insuperável para um cadeirante”, diz o presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de CuritibaSite externo. (IPPUC), Clever Almeida.
O prédio da rodoviária é constituído de dois blocos de dois pavimentos (um para os ônibus com destino ao interior do Paraná e outro para os interestaduais), unidos por duas passarelas, na parte superior. Nos blocos, o acesso ao segundo piso é feito por escadas.
Facilidades
Com o projeto de reforma em andamento, estes entraves serão superados e, além das facilidades para os cadeirantes, serão implantadas melhorias para atender outras necessidades mais específicas, como sinalização em braile. Todos os itens de acessibilidade incluídos no projeto de reforma da rodoviária foram projetados de acordo com a normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 9050/2004.
O projeto foi elaborado pelo Ippuc, aprovado pela Secretaria Municipal do Urbanismo e pela Câmara Técnica de Acessibilidade da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. Também foram consultados órgãos como o Conselho Regional de Engenharia do Paraná e Ministério Público.
A nova rodoviária terá dois elevadores e quatro escadas rolantes em cada um dos blocos de embarque e desembarque de passageiros e uma terceira passarela, na extremidade direita do terminal, com plataforma elevatória para cadeirantes. A nova passarela será metálica e com largura suficiente para a passagem de cadeiras de rodas nos dois sentidos ao mesmo tempo.
Outra providência do projeto é a implantação de pista tátil direcional e de alerta na área interna e externa, comunicação visual em braile e mapa tátil, instalados em bancada horizontal, em dimensões estabelecidas na norma da ABNT (1,10 de altura e ilustração com 0,60 x 0,80m e inclinação de 30°). Nos dois pavilhões da Rodoviária, serão instalados oito mapas deste tipo.
Outras adaptações
Parte dos sanitários será adaptada para utilização por pessoas com deficiência e na área de embarque haverá cadeiras com dimensão especial para acomodar obesos, enquanto aguardam embarque ou desembarque. Os guarda-corpos (ou parapeitos) também seguirão recomendações da ABNT, com 92 centímetros de altura, e os corrimãos terão empunhadura com 4,5 centímetros de diâmetro e extremidades com saliência de alerta para pessoas com deficiência visual. O piso, em toda a área interna, será trocado, com a utilização de material plano e antiderrapante.
Setembro de 2013
A Prefeitura de Curitiba começou em junho a revitalização da Rodoferroviária, que tem previsão de ficar pronta em setembro de 2013. Os ônibus que chegam do litoral paranaense pela BR 277, de Santa Catarina pela Avenida das Torres e do interior do Paraná pela Silva Jardim entrarão no terminal pela Dario Lopes dos Santos. Isso irá melhorar a mobilidade no entorno da Rodoferroviária.
O sistema de monitoramento por câmeras terá alcance ampliado, chegando a 100% das instalações, o que permitirá melhor atendimento às ocorrências no terminal. A comunicação interna será melhorada, com aumento no número de telas para visualização das chamadas de embarque e alerta de desembarque de ônibus e também com aperfeiçoamento no sistema de avisos sonoros.

Fonte: http://www.bemparana.com.brSite externo.