terça-feira, 25 de março de 2014

EQUIPE DO CIRCO CRESCER E VIVER VIAJA PARA LONDRES COM ESPETÁCULO INOVADOR

Capa
Este é um fim de semana histórico para o Circo Crescer e Viver.  Neste domingo, 23, o coordenador artístico Vinícius Daumas segue para Londres em companhia de uma trupe pra lá de inovadora. Com o ousado “Beloging” o elenco (formado por deficientes físicos) está na programação de um dos maiores festivais de circo do mundo, o Circus Fest 2014.
O festival reúne companhias de diversas partes do mundo e acontece entre os dias 26 de março e 27 de abril no RoundHouse, uma das casas mais prestigiadas de Londres.
O espetáculo é uma parceria do Circo Crescer e Viver com os londrinos da Graeae Theatre Company que juntos desde meados de 2013 vêm buscando desenvolver e consolidar uma metodologia de formação e qualificação em artes circenses voltada a artistas com deficiência física.
Após o primeiro contato entre brasileiros e ingleses que aconteceu em novembro do ano passado em terras “tupiniquins”, o grupo volta a se reunir em Londres para finalizar os detalhes da apresentação que acontece nos dias 15 e 19 de abril.
vinicius
Vinicius Daumas/Foto Tina Carter
Para Vinícius Daumas esta é mais uma oportunidade do Circo Crescer e Viver ampliar o impacto de suas ações em nível internacional com uma nova expertise: capacitar pessoas com deficiência física. “A gente está desenvolvendo um trabalho de pesquisa, metodologia e consolidação. A intenção é capacitar outros profissionais da área que pretendam atender de forma qualificada um público com deficiência física” afirmou.
Viviane
Vivane Macedo/ Foto Juliana Chalita
Para Viviane Macedo, bailarina, coreógrafa e integrante do Beloging, a expectativa é grande já que o projeto é inovador e reúne em um só tempo e espaço pessoas com as mais diferentes deficiências físicas em uma comunicação que acontece em quatro linguagens (português e inglês, além das linguagens de sinais brasileira e britânica). “A troca é fantástica. Enquanto aprendemos ensinamos e isso é o mais importante” comenta.
Após a experiência em Londres a trupe atravessa o Atlântico de volta ao Brasil levando o Beloging para a programação do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro – evento produzido pelo Circo Crescer e Viver e M’Baraka que acontece em maio.
A direção do espetáculo é de Jenny Sealey (fundadora e diretora do Graeae) com co-direção de Vinicius Daumas.
“Beloging” é um termo em inglês que significa “pertencimento”. E de acordo com a equipe de criação esta é justamente a ideia que o espetáculo busca explorar através de um aprofundamento “naquilo que nos conecta e também naquilo que nos divide enquanto pessoas”.
Veja  AQUI a divulgação no blog britânico Graeae!
Fotos:
1896822_618185741564335_1822727216_n
menino
Marcos Paulo/Foto Cristiane Albuquerque
André
Andre Melo de Souza/ Foto Juliana Chalita
sarab
Sara Bentes
http://crescereviver.org.br/blog/2014/03/22/equipe-do-circo-crescer-e-viver-viaja-para-londres-com-espetaculo-inovador/

Stephen Hawking