quinta-feira, 29 de março de 2012

Começa a terceira Semana do Autismo em Volta Redonda

Programação especial segue até terça-feira e inclui o ambiente digital 
Volta Redonda 

Diario do Vale

A terceira Semana de Conscientização do Autismo de Volta Redonda, realizada pela Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais), começou hoje com palestra do editor-chefe da revista "Autismo", Paiva Júnior, no auditório da UFF (Universidade Federal Fluminense), campus Aterrado. A programação continua amanhã, com audiência pública na Câmara Municipal, a fim de fomentar políticas para autistas. O evento contará com apresentação do tenor Saulo Lucas. No dia 2, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.  



O objetivo do Dia Mundial e da Semana de Conscientização, segundo a presidente da Apadem, Claudia Moraes, é chamar a atenção da sociedade para o aumento do número de casos de autismo diagnosticados no mundo e a falta de intervenção para a síndrome.
- A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2007, para chamar a atenção e conscientizar. Como um dia só é pouco, resolvemos fazer uma semana de eventos para que consigamos discutir vários tópicos, como educação, direito, lazer, tecnologia, necessários e importantes para a melhoria de vida dos autistas - disse.
A presidente alerta para a importância de participar do evento.
- Discutimos temas variados que desmitificam o autismo. Pela inclusão dos autistas é importante que as pessoas participem, porque quando não os conhecemos nós os excluímos - enfatizou. 
Segundo ela, o diagnóstico precoce melhora o prognóstico de vida do autista. É preciso ficar atento para sintomas como: crianças que não atendem quando são chamadas, crianças que demoraram a falar ou são repetitivas, que brincam inadequadamente, que andam nas pontas dos pés com frequência, além de outros sintomas que são percebidos fortemente após os 2 anos.
- Quando os pais perceberem esses sintomas é necessário procurar um neurologista ou psiquiatra. Somente esses profissionais podem dar o laudo - falou. 
A instrutora de informática Liê Ribeiro Silva tem um filho autista de 23 anos. Ela destacou a importância de movimentos como esse e se referiu a Volta Redonda como exemplo para outras cidades.

- A importância realmente é conscientizar e alertar à população. Os autistas existem e devem ser respeitados. A educação é o caminho mais promissor para ajudar essas crianças, e Volta Redonda está de parabéns - frisou, ao citar que a cidade tem duas escolas para autistas e intervenções terapêuticas que ajudam muito as pessoas com a síndrome, tanto quando crianças como na fase adulta.                 

Programado 

No sábado, serão promovidos workshops na UFF, campus Aterrado, das 9 às 16h. Os temas abordados serão: direitos das pessoas com autismo, inclusão, meavox - plataforma digital e instrumento de diagnóstico.

A segunda-feira será marcada por inaugurações. Às 14h, acontece a reinauguração do Semeia (Sítio Escola Municipal Espaço Integração do Autista) Thereza Aguiar Chicarino de Carvalho. Às 15h, será inaugurada uma sala da Apadem no bairro Voldac. Já às 16h, será inaugurada na UFF, campus Aterrado, a Adaca (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). Na terça-feira, haverá um show do projeto "Cultura para Todos", no Cine 9 de Abril.
Está programada também, para a quarta-feira, ainda a ser confirmada, uma passeata que deve reunir pais, profissionais e amigos dos autistas. O movimento deve começar na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, às 16h.  
 

Programação do CMPD na REATECH 2012






Da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Confira a programação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD que acontecerá no estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na XI Reatech 2012.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED contará com um auditório interno no estande da Prefeitura de São Paulo com capacidade para até 70 pessoas, espaço exclusivo para um ciclo de palestras, mesas redondas e demais atividades durante a XI - Feira Internacional de Reabilitação de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece de 12 a 15 de abril de 2012.

AUDITÓRIO INTERNO
Palestrante: 
Aureliane Lira
Diretora Social da Associação Beneficente Guainumbi e coordenadora do GT Entidades pelo CMPD.
Data: 12.04.2012
Horário: 15h às 17h
Palestra:
“O Conselho Municipal e o GT entidades, avanços e desafios”. O tema apresenta o excelente trabalho desenvolvido no Conselho Municipal com a criação dos grupos de trabalho com associações, entidades, ong’s e conselhos de classe que resultou em uma maior exposição de entidades de e para as pessoas com deficiência dando uma maior transparência e amplitude desse segmento perante a sociedade.


Palestrante: 
Dra. Evelin Goldenberg, Mestre em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo - especialista em reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Data: 13.04.2012
Horário: 17h às 18h

Palestra:
"Reumatismo esclarecimentos Sobre Doenças Reumáticas Degenerativas quais são e como prevenir incapacidades". Pontuar a evolução do reumatismo através do surgimento de doenças que possa produzir incapacidades laboral, bem como possibilidades de prevenção.




Palestrante: Dr. Edemilson Antunes de Campos, Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Data: 13.04.2012
Horário: 18h à 19h
Palestra:
A importância dos grupos de ajuda - mútua, para a quebra dos estigmas da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, frente às diversidades, ressaltando, estimulando a superação das diferenças e limitações, incentivando a inclusão social.


Palestrantes: Dr. Moisés Bauer Luiz, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE e Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil - ONCB;
Dr. Evangel Vale dos Santos Junior, Conselheiro representante dos Conselhos Estaduais no CONADE e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia;
Dr.Ricardo de Oliveira Pedroso, Conselheiro representante dos Conselhos Municipais no CONADE e Presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Mogi das Cruzes/SP.
Dr. Mauricio da Silva Gomes, assessor Jurídico do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, SP.
Data: 14.04.2012
Horário: 10h à 12h

Mesa de Debates:
“Os Conselhos das Pessoas com Deficiência como ferramenta de apoio do munícipe com deficiência na fiscalização dos seus direitos e deveres constitucionais”. Demonstrar o papel dos Conselhos perante a sociedade civil e sua relação com os órgãos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência tais como: Ministério Público, Defensoria Pública e Parlamentos.


Palestrante: Dra.Silvana Serafino Cambiaghi, Arquiteta/Prefeitura de SP, Mestre Desenho Universal pela FAU-USP – São Paulo – SP.
Data: 14.04.2012
Horário: 16h às 18h

Palestra:
“Acessibilidade nos equipamentos de públicos, mito ou realidade?”. Abordar com essa temática a implementação de acessibilidade nos órgãos públicos tais como: escolas, posto de saúde, repartições públicas, apontando avanços e melhorias da acessibilidade para pessoas com deficiência, assim como, dificuldades e falta de acessibilidade necessárias para o bem estar das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


Palestrante: 
Dra. Ana Rita, psicóloga especializada em sexologia.

Palestra:
“Particularidades e aspectos controvertidos da sexualidade das pessoas com deficiência”. Abordar aspectos principais das deficiências tais como: auditiva, física, intelectual e visual com o foco de chamar atenção para a descoberta da sexualidade, bem como o convívio em um universo pouco explorado, com o fim de abordar as principais informações a respeito do despertar para um tema tão importante pouco divulgado no contexto das pessoas com deficiência.
Data: 15.04.2012
Horário: 13h às 15h


AUDITÓRIO EXTERNO
Palestrante: Dr. Mauricio da Silva Gomes e Luiz Carlos da Silva Bosio

Plenária Mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD. 
Clique aqui e confira a Programação
Local: SALA 1
Data: 14.04.2012
Horário: 09h às 18h00
Observação: Entrada Gratuita.

Palestra: “I Seminário Municipal de Surdocegueira de Múltipla Deficiência”.
Palestrante: a confirmar.
Local: SALA 05
Data: 15.04.2012
Horário: 09h às 18h
Número de inscritos: 100 pessoas 
 
Inscrições gratuitas: eabasilio@prefeitura.sp.gov.br  com cópia para cmpd@prefeitura.sp.gov.br

Vagas: 100 para esse Seminário.

Pessoas com deficiência podem ser dispensadas de nova perícia na troca de carro sem IPI


Projeto que limita a exigência de laudo de avaliação de pessoas com deficiências à primeira aquisição de automóvel com isenção de IPI foi aprovado em 27/03. Agora, segue para a Câmara.

Carro adaptado para pessoa com deficiência
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (27) projeto do senador Pedro Taques (PDT-MT)Site externo. que limita a exigência de laudo de avaliação de pessoas com deficiências à primeira aquisição de automóvel com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Como a primeira compra já requer comprovação de que a deficiência tem caráter permanente e irreversível, a proposta (PLS 323/11) altera a legislação para dispensar a apresentação de novos laudos nas compras seguintes.

Taques enfatiza na justificação do projeto a necessidade de reduzir a burocracia na aquisição de veículos com isenção de IPI por parte de pessoas com deficiência. Ele alega que, se a deficiência é permanente e irreversível, haverá ainda desperdício de recursos com a realização de novas inspeções médicas. Conforme assinalou, os profissionais hoje mobilizados nessas repetidas perícias passariam a se ocupar de casos realmente necessários.

Como recebeu decisão terminativa, o projeto deverá seguir agora diretamente para exame da Câmara dos DeputadosSite externo., exceto se aprovado recurso para exame em Plenário.

O relator, Lobão Filho (PMDB-MA), que atuou como substituto de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), apresentou voto favorável à proposição. Segundo ele, a desburocratização do processo trará benefício para todos (suprimi “no processo”): o comprador do veículo, o vendedor e também o governo.

Outro projeto 
O relatório desconsiderou o parecer vindo da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que decidiu pela prejudicialidade do projeto.

No exame, foi destacado que o Senado aprovou outro projeto (PLS 330/2008) que trata de forma ainda mais abrangente a realização de exame médico-pericial em pessoas com deficiência permanente.

A proposta, que seguiu para a Câmara (onde tramita como o PL 7.826/10) dispensa a realização do próprio exame médico-pericial em pessoas com deficiência permanente quando o objetivo é instruir processo de concessão ou manutenção de benefícios instituídos em lei. Para o relator, por ser mais abrangente, essa proposta envolverá mais debates e questionamento, o que tende a dificultar sua transformação em lei.

Enquanto a proposição em exame na Câmara não tiver se materializado em norma legal, conforme a análise, não seria “nem lógico nem correto” barrar a continuidade da tramitação de outra proposição, ainda que menos abrangente.

Fonte: Agência SenadoSite externo.

Homenagem aos 319 anos de Curitiba - Alysson Santoli Canta Ai Ai Ai

Rally da Inclusão será realizado neste sábado 31/03/2012


Rally da Inclusão será realizado neste sábado 31/03/2012

Imprimir
Categoria: Uncategorised
Publicado em Quarta, 28 Março 2012
Cerca de 500 pessoas vão participar neste sábado (31) da 4ª edição do Rally da Inclusão, promovido pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e Universidade Livre Para Eficiência Humana (Unilehu), com apoio da Fundação de Ação Social (FAS). O evento solidário faz parte dos festejos aos 319 anos de Curitiba, comemorado no dia 29 de março.
"Mais uma vez estamos juntos com nossos parceiros nesta ação de sucesso que já faz parte do calendário de eventos da nossa cidade e que tem como principal objetivo unir o lazer com a solidariedade dos curitibanos”, afirma a presidente do FAS, Marry Ducci.
As inscrições podem ser feitas no Jeep Clube de Curitiba pelos telefones: (41) 3352-5063 ou 3332-5052. Pessoas com deficiência podem também se inscrever pelo telefone; (41) 3262-1330. São cerca de 150 vagas para pessoas com deficiências.
A largada será às 9h, no estacionamento do Parque Barigui (ao lado da BR-277), com chegada prevista às 12h, no mesmo local, seguida de festa de confraternização.
O percurso é de aproximadamente 40 quilômetros passando por trilhas acidentadas, regiões alagadas, em meio a diversas plantações e paisagens bucólicas de Curitiba e Região Metropolitana (Campo Magro e Campo Largo).
“É um lindo passeio que vai levar alegria aos participantes que encontram neste evento uma oportunidade única para vivenciar esta emoção em uma pratica de cidadania”, garante a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira.
Para a presidente da Unilehu, Andrea Koppe, o passeio também representa a criação de um espaço para que as pessoas com deficiência possam ser incluídas em uma atividade fora de sua rotina, sem segregação ou qualquer forma de exclusão.
“O evento contribui para que as pessoas repensem suas ações com relação às pessoas com deficiência nas suas esferas cotidianas de atuação”, explica Andrea.
Cada participante irá receber um kit composto por uma sacola, uma camiseta, mapa do percurso e um lanche para recompor as energias.
O evento também conta com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência;do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e do Jeep Clube de Curitiba.
Serviço:
As inscrições podem ser feitas no Jeep Clube de Curitiba pelos telefones: (41) 3352-5063 ou 3332-5052. Pessoas com deficiência podem também se inscrever pelo telefone; (41) 3262-1330. São cerca de 150 vagas para pessoas com deficiências.