segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrevista Casa do Hip Hop Arte Inclusiva - 28º Festival de Dança de Joinville


Softwares Desenvolvidos - Acessibilidade Brasil

Do Acessibilidade Brasil


A Acessibilidade Brasil desenvolve softwares para melhorar a vida das pessoas com deficiência. O objetivo desta seção é mostrar quais são essas ferramentas e quais os seus contextos de utilização.

Monet

O Monet é um software para criar desenhos que possam ser impressos em Braille, gerando figuras em relevo que podem ser percebidas por cegos. O Instituto Benjamin Constant, o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e a Acessibilidade Brasil fazem parte deste projeto.
Saiba mais sobre o Monet

Dirce

O software Dirce foi desenvolvido para tocar audio livros no padrão Daisy 2 e 3. A versão de edição permite criar livros no formato Daisy 3.
Daisy é um padrão internacional para criar livros digitais que facilitam a navegação do leitor.
Esse projeto foi apoiado pelo ITS/MCT.
Saiba mais sobre o Dirce

Avaliador de Acessibilidade

A Acessibilidade Brasil desenvolveu o "da Silva", o primeiro avaliador de regras de acessibilidade online. O ASES foi feito em parceria com o Governo Eletrônico e também avalia a acessibilidade de sites, porém o ASES contém mais recursos por poder rodar no computador da sua casa. Dentre esses recursos podemos citar o simulador de baixa visão e avaliação de várias páginas.
Saiba mais sobre o ASES

Correio Braille

O Correio Braille é um sistema online que permite que qualquer pessoa possa enviar uma carta em braille para qualquer cego no Brasil. A Carla Alexandre patrocinou este projeto junto com a Acessibilidade Brasil.
Acesse o Correio Braille

Dicionário de Libras

O dicionário é fruto da parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Possui a versão online e também a versão distribuida em CD-Rom. A versão em CD já possui mais de 115 mil cópias e pode ser solicitada ao INES.
Acesse o Dicionário de Libras