quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Paralimpíada celebra avanços

Jogos especiais de Londres começam hoje com recorde de atletas (4.200), países (166) e torcida (2,4 milhões de ingressos)
 
GAZETA DO POVO
 
 
Chegou o momento de os Jogos Paralímpicos ficarem em evidência como nunca antes foi registrado. Hoje, às 16h30 (de Brasília), será realizada a cerimônia de abertura da competição que, em Londres, registra números recordes que fizeram a disputa ganhar o status de maior Paralimpíada da história.
Na festa no Estádio Olímpico, serão recebidas delegações de 166 países (20 a mais do que em Pequim-2008). Dezesseis nações levam pela primeira vez um grupo de paratletas aos Jogos, prova da constante expansão das práticas esportivas voltadas para as pessoas com deficiência.
Artigo
Super-humanos
Adriano Ribeiro, repórter
Ao pensar em Paralimpíada, tornou-se um clichê fazer a associação com uma espécie de “ressaca” da Olimpíada. Os britânicos estão se dedicando ao máximo para acabar com essa ideia e dar um tom singular a estes Jogos. Tudo ganhou ares paralímpicos. Muitos atletas, em tom descontraído, estão agradecendo pelo “aquecimento” que os competidores olímpicos proporcionaram ao público. Chamou minha atenção um comercial em um canal inglês. Ao som de Harder then you think (Mais difícil do que você pensa), da banda Public Enemy, são exibidas imagens de explosões, acidentes de trânsito e também de paratletas em ação. No fim a mensagem: “Esqueça tudo que você conhece sobre força; esqueça tudo que você conhece sobre os humanos; nos Jogos Paralímpicos, conheça os super-humanos”. O clima é esse. Eles farão tudo para protagonizar um evento único. Quem puder, não perca a chance de acompanhar estes super-humanos.
E os cerca de 4.200 protagonistas das competições devem se preparar para brigar por medalhas diante de um bom público. A organização britânica colocou à venda 2,5 milhões de ingressos: apenas 100 mil não foram comercializados. Nenhuma outra Paralimpíada ficou tão perto de esgotar as entradas.
Quem não vai ver ao vivo, poderá acompanhar de casa. Um contrato de 9 milhões libras definiu a transmissão em um dos canais abertos do Reino Unido. Ao todo, cerca de 100 países terão a chance de assistir e conhecer melhor algumas modalidades adaptadas como o futebol para cegos, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, entre outras. No Brasil, o canal fechado SporTV e a Rede Globo detêm os direitos do evento.
“Todos os ingredientes estão aí para a realização da melhor Paralimpíada já vista”, destaca o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Philip Craven. “A palavra que mais será ouvida entre o público será ‘surpresa’. Todos ficarão surpresos com o nível de performance deste atletas”, emenda.
O prestígio do evento será consolidado com a presença da Rainha Elizabeth II na cerimônia de abertura. Ela será a responsável por abrir oficialmente a Paralimpíada.
A festa, coordenada pelo diretor Stephen Daldry, tem como uma das inspirações a peça A tempestade, de Shakespeare, e foi intitulada como Enlightenment. É uma referência ao período histórico do Iluminismo e tratará da história da ciência e das descobertas.
“Para celebrar essa ocasião, queremos que a cerimônia tenha efeitos espetaculares, mas que também seja extremamente humana”, declararam, em um comunicado oficial, os diretores artísticos Bradley Hemmings e Janny Sealey.
O Brasil terá três personagens no dia da abertura. O nadador Clodoaldo Silva e a corredora Ádria Santos vão participar do revezamento da tocha na capital inglesa. Já o paulista Daniel Dias, dono de nove medalhas paralímpicas na natação, será o porta-bandeira do país. “Será a mesma sensação de ganhar uma medalha de ouro”, resumiu.
*O jornalista viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)