quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mirella Prosdocimo assume Secretaria da Pessoa com Deficiência


principal

A especialista em inclusão Mirella Prosdocimo é a nova secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba. Ela foi recebida nesta quinta-feira (31) pelo prefeito Gustavo Fruet e irá substituir o até então titular da pasta, Ronaldo Vadson Schwantes, que pediu para ser substituído devido a problemas de saúde. Schwantes ocupará o cargo de assessor especial do prefeito.
Mirella Prosdocimo é conhecida por sua atuação em prol da pessoa com deficiência.  Ela disse que pretende seguir à risca a recomendação do prefeito, de atuar em conjunto com as outras secretarias.
“Fiquei muito feliz com o convite. Fazer parte da equipe do Gustavo Fruet é uma honra. Fico contente de saber que a inclusão de pessoas com deficiência é uma das prioridades da nova administração e quero dar minha contribuição para  melhorar de vida destas pessoas”, comentou.
Vítima de um acidente de trânsito, há 20 anos,  a nova secretária é tetraplégica e um exemplo de superação. “Nos primeiros dez anos fui bastante limitada, mas descobri  que é possível  superar o problema e levar uma vida ativa”, afirmou.
Formada em Letras, pós graduada em Educação Especial e Inclusão e consultora, ela tornou-se um referência na área. Foi a idealizadora da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, que buscava conscientizar as pessoas para que não ocupem vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência.
O vídeo da campanha foi um grande sucesso, com mais de 5 milhões de acessos nas redes sociais, no ano passado. “Conseguimos uma mobilização muito grande de pessoas que, até então, não tinham ligação próxima com o assunto”, disse ela.
O currículo da nova secretária
Mirella Prosdocimo é formada em Letras pela Universidade Tuiuti, em 2007, e pós-graduada em Educação Especial e Inclusão – pela mesma universidade, também em 2007 – e em Gestão Social e Sustentabilidade, pela Universidade Positivo, em 2012. É consultora especializada em inclusão e na preparação de ambientes para receber pessoas com deficiência.  

http://www.curitiba.pr.gov.br/

Garota começa a ouvir do lado direito após implante inédito em Goiás


Menina de 13 anos colocou protése auditiva na terça-feira (29).
Equipamento recebe som através do osso da cabeça, explica médico.



G1

Pela primeira vez em Goiás, foi realizado o procedimento cirúrgico que faz a ativação de uma prótese auditiva. Após seis meses de tratamento, uma menina de 13 anos que tinha deficiência auditiva no ouvido direito começou a ouvir perfeitamente. Ela recebeu o implante de uma prótese auditiva fixada no osso, na terça-feira (29), em Goiânia.
“Ela não tem uma orelha por uma má formação congênita e, por isso, não ouvia. Quando a pessoa perde a audição de um lado, a gente coloca o aparelho parafusado na cabeça e, através do osso, o som é conduzido para o lado que estava surdo”, explica o médico otorrinolaringologista Márcio Caetano Vaz.
A fonoaudióloga Viviane Botelho explica o processo: “Ela tem um sistema ósseo integro e, onde tem a vibração óptica, o aparelho vai conseguir estimular o outro lado do ouvido, pois nossa audição funciona dessa forma”.
Os especialistas garantem que a menina voltou a ouvir normalmente e terá apenas que redobrar os cuidados com a higiene no local.  “Ela vai poder lavar o cabelo normalmente, mas tem que tomar cuidado para que não aconteça qualquer tipo de infecção no local”, ressalta a fonoaudióloga.
De acordo com a equipe médica que realizou o implante, a cirurgia poderá ser oferecida na rede publica de saúde.

Home - Espro - Ensino Social Profissionalizante


bay:https://www.facebook.com/groups/188316091209701/
olá,
acabo de falar com assistente social Marisa da Espro. Ong que trabalha com capacitação para o mercado de trabalho. Em Curitiba eles estão começando o trabalho com Pcd.
abaixo info de curso que está sendo oferecido para jovens de baixa renda:

Estamos montando turmas para o curso de formação para o mundo do trabalho em parceria com o instituto HSBC, para jovens de 15 anos completando 16 até maio/13 até 21 anos de idade, cursando a partir do 9º ano ou já concluido, pode ser também CBJA.

O curso terá uma duração de 320 horas, aproximadamente 4 meses de segunda à sexta feira, no período da manhã inicia 8:00 e encerra-se às 12:00
à tarde inicia 13:30 e encerra-se às 17:00.

Após o termino do curso os jovens formados poderão ser selecionados e encaminhados para vagas do HSBC, bem como outras vagas das empresas parceiras do ESPRO.

Nosso foco é atendimento a adolescentes/jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, e os jovens selecionados para o curso terão ajuda de custo com vale transporte e o lanche, para poder frequentar o curso.

O curso iniciará no dia 14/02/13, e as avaliações sociais serão feitas até o dia 08/02/13.

Por gentileza entrar em contato e agendar horário com Assistente Social Marisa.


atenciosamente
Marisa Martins
Assistente Social |marisa.martins@espro.org.br | Fone: 41 3075 2771

http://espro.org.br/