sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Campanha Lacre Legal consegue 13 cadeiras de roda em Votorantim




A campanha Lacre Legal, que arrecada argolinhas de latas de alumínio para trocar por cadeira de roda prossegue este ano em Votorantim. A Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) aderiu à iniciativa em junho de 2013 e já conseguiu lacres suficientes para 13 cadeiras, faltando cerca de trinta garrafas pet cheias de lacres para conseguir mais uma.

Passadas as festas de final de ano, os colaboradores voltaram a entregar suas doações de lacres, de acordo com a Prefeitura de Votorantim. Qualquer quantidade é aceita e deve ser entregue na sede da Comas, que fica na avenida Moacir Oseias Guitte, 51, ou na sede da Prefeitura, na avenida 31 de Março, 327.

As crianças se mobilizam para participar da campanha. "Estimuladas pelas escolas ou nas próprias famílias, elas pedem os lacres para os conhecidos e conseguem motivar mais pessoas a ajudar", informa a Prefeitura. Tês meninas entregaram duas garrafas cheias de lacres de latinhas na última semana de 2014. Giulia Prado de Freitas, Ana Laura Castelhano e Maria Eduarda Castelhano foram pessoalmente fazer a entrega.

Na primeira semana de 2015, quem esteve na Comas foi Brian Gabriel de Andrade Figueiredo, de 5 anos, que mora na Vila Vasques. Acompanhado da mãe, Rosenice, Brian contou que foi guardando os lacres das bebidas consumidas na sua casa e também pelos amigos dos pais. "Várias pessoas colaboraram e, sabendo que a campanha continua, vou passar um aviso para os amigos juntarem também", conforme Rosenice.

A professora Maria Regina Miranda encheu seis garrafas com os lacres arrecadados com amigos e familiares. Satisfeitos com a quantidade de lacres que conseguiram juntar, Eutimia Bueno Magro, de 65 anos e o esposo Jurandir Magro, de 68, também comentaram com vários conhecidos sobre a campanha depois de terem visto uma notícia em jornal. "Em quatro meses conseguimos bastante e vamos continuar juntando porque não custa nada, é uma coisa que as pessoas jogam fora e vai ajudar alguém", disse Jurandir.

São necessárias 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres para trocar por uma cadeira de rodas. O material é equivalente a aproximadamente 80 quilos de alumínio que são vendidos para a compra das cadeiras. De acordo com a Prefeitura de Votorantim, o grupo CCR Viaoeste desenvolve a campanha Lacre Solidário desde 2012 e estendeu a iniciativa aos municípios da região.

Quem quiser saber mais sobre a campanha Lacre Legal pode consultar a página da Comas Votorantim no Facebook ou pelo telefone (15) 3353-8662.

Notícia publicada na edição de 08/01/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h