sábado, 3 de novembro de 2012

Enquanto você......

Diversão e aprendizado para pessoas com deficiência



principal



Atividades recreativas, lúdicas e esportivas animaram o Dia das Bruxas, nesta quarta-feira (31), para 700 alunos de 16 escolas de educação especial de Curitiba. Foi a segunda edição do Brincando com a Linha do Lazer 2012, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).
Durante o período da manhã e da tarde, os participantes puderam se divertir com danças, brinquedos gigantes, jogos esportivos adaptados e brincadeiras que estimulam a integração e socialização da pessoa com deficiência.
“O Brincando com a Linha do Lazer busca incentivar a socialização, integração e a reabilitação da pessoa com deficiência por meio de atividades recreativas e físicas, complementando o trabalho desenvolvido pelas escolas de educação especial”, disse o diretor de Lazer e Atividade Física da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Adilson Bassan.
Durante todo o dia, os participantes puderam se divertir com os brinquedos gigantes e atividades de mini-vôlei; skate; boliche; pintura de rosto; futebol; basquete; desenho e jogos de tabuleiro.
“Este é um evento do qual sempre participamos, nossos alunos gostam muito”, afirmou o professor da Escola de Educação Especial Renascer, Márcio Cezar dos Reis. “É muito importante para eles terem essa socialização com outras pessoas, fora do ambiente da escola, onde podem se divertir, brincar e perceber que possuem um espaço dentro da sociedade”.
 
A aluna da Escola Municipal de Educação Especial Helena W. Antipoff, Geovanna Mayara Samaniego, de 13 anos, que tem Síndrome de Down, não parou de brincar durante toda a tarde, especialmente com as atividades recreativas e jogos lúdicos. “Adorei vir aqui. Acho dançar o máximo e tem muitos jogos diferentes para a gente se divertir”.
“Adorei os brinquedos gigantes e andar de skate. Além disso, tem bastante gente aqui para participar das atividades, o que deixa tudo ainda mais legal”, disse o aluno da Escola de Educação Especial Renascer, Juan Henrique Destro Alves, de 14 anos e que possui deficiência mental leve.
Realizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com as secretarias municipais da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Brincando com a Linha do Lazer acontece duas vezes por ano. Em 2012, a primeira edição aconteceu em abril, na Universidade Tuiuti – Campus Schaffer, e contou com a participação de 900 alunos de 18 escolas de educação especial de Curitiba.
Jogos da Integração e Inclusão – Para reforçar ainda mais as ações destinadas à pessoa com deficiência no município, no dia 12 de novembro começa a 8ª edição dos Jogos da Integração e Inclusão de Curitiba (JOIN). Cerca de 1.100 atletas de 33 instituições de atendimento a pessoa com deficiência participarão das competições, que acontecerão até o dia 23 de novembro.
Os Jogos da Integração e Inclusão contarão com 12 modalidades esportivas adaptadas nas áreas de deficiência visual; física; auditiva; intelectual e transtorno global de desenvolvimento. As competições serão disputadas nos ginásios e praças esportivas da Universidade Positivo, Sesc Água Verde, UniBrasil, Universidade Tuiuti do Paraná e Colégio Estadual Lucy Requião.
A abertura dos Jogos da Integração e Inclusão acontecerá no dia 12 de novembro, a partir das 8h30, no ginásio da Universidade Positivo. Mais informações sobre a programação dos Jogos da Integração e Inclusão podem ser encontradas no site da Prefeitura de Curitiba, por meio do link:http://www.curitiba.pr.gov.br/multimidia/00123191.pdf.

Convite

MARCHA PATOLÓGICAS