sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sobrevivente de ataque a bomba cria app para acessibilidade


 
 

Sobrevivente de ataque a bomba cria app para acessibilidade

Ldn Access indica locais sem escadas e banheiros públicos adaptados, entre outros. Foto: Divulgação
Ldn Access indica locais sem escadas e banheiros públicos adaptados, entre outros
Foto: Divulgação

Um sobrevivente dos ataques a bomba em Londres em 2005 criou um aplicativo de smartphone para ajudar pessoas com deficiência a se locomover com mais facilidade pela capital britânica. Daniel Biddle perdeu as duas pernas, o baço e a visão do olho esquerdo quando um extremista detonou uma bomba no vagão de metrô na estação Edgware, no dia 7 de julho de 2005.
"O que aconteceu comigo em 7/7 me roubou toda a capacidade de ir praticamente a qualquer lugar", disse o sobrevivente à BBC. "Posso pensar em inúmeras ocasiões em que precisava encontrar um banheiro ou ir a um restaurante, e foi impossível. Faltam informações úteis para pessoas em cadeiras de roda, dificuldades de aprendizado e problemas de visão", continua.
Acessibilidade
O aplicativo Ldn Access, criado por Biddle e uma amiga, Tobi Collett, armazena detalhes sobre percursos sem degraus, rampas e instalações sanitárias adaptadas que podem ser encontrados em milhares de locais na capital britânica, como hotéis, teatros, restaurantes, bares. Através de tecnologia de localização, o programa consegue oferecer informações baseadas na área em que o usuário se encontra. Pode-se escolher uma categoria geral, como restaurantes, e a partir daí refinar a busca, por exemplo, por tipo de comida (indiana, chinesa, grelhados).
Biddle diz que a dupla criou um aplicativo simples de usar "porque alguém com problemas de destreza, ou artrite nas mãos, pode não ser capaz de digitar palavras muito longas". "É simplesmente apertar um ícone na tela", justificam.
O aplicativo tem informações inclusive sobre os locais que serão usados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, a partir do fim de julho. E funciona sem conexão com a internet, o que significa que mesmo dentro do metrô o usuário pode checar as informações.
"Para checar se as informações estavam corretas, fomos às ruas e visitamos aleatoriamente os locais listados no aplicativo", conta Biddle. "Tivemos de identificar os locais, entrar nos sites dos lugares, fazer ligações", relata.
A princípio, o Ldn Access roda apenas no sistema operacional iOS, da Apple, mas Biddle e Collett pretendem investir o dinheiro levantado com as vendas originadas na loja da Apple, onde está disponível (neste atalho: http://bit.ly/vZbzSE), para criar versões para Android, Blackberry e Windows Phone. A ideia também é expandi-lo com informações sobre outras cidades britânicas.
"Com esse aplicativo, queremos mostrar que a deficiência física não é um problema, o problema é a falta de acessibilidade", afirma Biddle. "A tecnologia pode ser excelente para prover independência. Queremos que ela ajuda os deficientes físicos a fazer o que quiserem", completa.

Autoridades discutem acessibilidade no carnaval - G1 Pernamb.mp4

Carnaval do Recife: Multicultural e Inclusivo


Durante os festejos de Momo a Prefeitura desenvolverá várias ações para a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais. Este deverá ser o Carnaval mais inclusivo que o Recife já teve. Pólos com áreas reservadas para pessoas com necessidades especiais, programação das atrações disponível em braile, intérpretes da linguagem de libras, ônibus do Expresso da Folia com elevadores para cadeirantes, monitores especializados e banheiros com acessibilidade, tudo está sendo oferecido num programa que congrega várias secretarias.
“Ainda estamos adaptando algumas coisas e vencendo muitas dificuldades, como a falta no mercado de oferta de banheiros químicos com acessibilidade, por exemplo, mas estamos conseguindo oferecer ao recifense e ao turista com necessidades especiais a oportunidade de conhecer e participar do nosso Carnaval”, disse  Gloria Brandão, assessora executiva da Secretaria de Controle e Obras da Prefeitura do Recife. A criação de estruturas que permitam a inclusão de pessoas com deficiência no Carnaval do Recife foi uma novidade nesta gestão e a cada ano é ampliada.
Através de uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, com a Presidência da República, Governo do Estado e Galo da Madrugada este ano acontecerá mais um camarote da acessibilidade no desfile do maior bloco carnavalesco do mundo. A prefeitura facilitou a instalação da estrutura montada pelo Governo do Estado e assim, 100 convidados portadores de necessidades especiais assistirão ao desfile do Galo da Madrugada num camarote especial. A ação permite incluir cidadãos com deficiência – recifenses e visitantes – no hall dos foliões.
Na intenção de tornar o Carnaval da cidade com condições básicas de acessibilidade, a Prefeitura do Recife criou ainda o projeto Carnaval da Inclusão: Somos todos Iguais. A central de Atendimento ao Folião com Deficiência vai funcionar a partir desta sexta-feira (17) e em todos osdias da folia, das 15h ás 02h, na Av. Rio Branco 155, bairro do Recife, no prédio do Sistema Público de Emprego.
No local, serão oferecidos os serviços de teleatendimento (através dos números 3355 2908 e 3355 2924) com informações da folia como programação dos pólos, linhas de ônibus especiais e serviços que funcionam nestes dias de festa. Haverá ainda intérprete em libras, programação do Carnaval em braile, coordenação da Secretaria de Saúde para serviços emergenciais e a base da coordenação do programa.
Os pólos inclusivos, localizados no Marco Zero, Praça do Arsenal, e bairros do Ibura, Casa Amarela, Várzea e Jardim São Paulo, terão a disposição da população com deficiência uma área reservada para foliões com deficiência motora ou visual além de área específica para embarque e desembarque. Haverá ainda, interprete em libras, banheiro acessível, serviços de supervisão e auxiliares para atendimento, definição de rota de circulação para o folião com deficiência que se destine aos pólos do Marco Zero e da Fantasia.
O projeto que promove o tratamento inclusivo respeitando as diferenças e presta serviço prioritário é uma iniciativa inédita da Prefeitura do Recife através das Secretarias de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras; Assistência Social; Direitos Humanos e Segurança Cidadã e a Fundação de Cultura.
A Central do Carnaval que já está funcionando no Armazém 12 também recebeu adaptações para se tornar um local inclusivo. Pessoas com baixa visão e deficiência visual terão a disposição cardápios em braile em todos os nove restaurantes da Arena Gastronômica. Outra novidade é que haverá um intérprete de libras de plantão no posto de informações da Central do Carnaval, diariamente, a partir da sexta-feira (17) à noite, dia de abertura do Carnaval do Recife.
Além disso, a Secretaria de Turismo do Recife providenciou 14 cópias da programação carnavalesca em braille, que foram impressos pela Associação Pernambucana de Cegos. São mais de cem páginas em braille com os horários, os locais e as atrações de todos os polos de Carnaval. Na Central do Carnaval existem, além do elevador, rampas e corrimãos que facilitam o acesso do público, além de banheiro químico para cadeirantes.
Já o Expresso da Folia, serviço de ônibus expresso promovido pela CTTU, vai permitir que os foliões deixem seus carros nos estacionamentos seguros dos shoppings Boa Vista, Recife, Tacaruna e Plaza e pagando uma tarifa única de R$3,00 possa ir (e voltar) do Recife Antigo para curtir a programação carnavalesca. Todos os ônibus utilizados no serviço são dotados de elevador para cadeira de rodas.
Fonte: Correio do Brasil via Turismo Adpatado

18 de Fevereiro Dia de Sabermos algo sobre Asperger


Conheça esse site,filmes,livros,

associação e outros sobre Asperger:

                             http://www.apsa.org.pt/sa.php

Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.

Entre as características mais comuns podemos destacar:
  • Défice de comportamento social;
  • Interesses limitados;
  • Comportamentos rotineiros;
  • Peculiaridade do discurso e da linguagem;
  • Perturbação na comunicação não verbal;
  • Descoordenação motora.

Como consequência destas dificuldades os portadores de Síndrome de Asperger acabam por se isolar e limitar os seus interesses a determinados temas assuntos, atitude que prejudica ainda mais a sua relação com o outro. Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores de Síndrome de Asperger afectando maioritariamente os rapazes.

O Diagnóstico precoce é essencial para proporcionar aos portadores, os recursos necessários e a que têm direito que lhes permitam atingir o seu potencial, o qual muitas vezes é extraordinário, como pessoas verdadeiramente integradas na sociedade.
Acolher a Diferença e aceitá-la como um desafio é Missão de cada um de nós!

Alguns filmes:


  • 29-04-2010

    Adam

    Adam é um jovem portador de síndrome de Asperger que vive em Manhattan. Seus pais morreram, mas tem um amigo (Harlan) que está sempre pronto a ajudar. Adam tem dificuldades em comunicar com...
  • 28-04-2010

    My Name is Khan

    Rizwan Khan, um muçulmano da secção Borivali de Mumbai, sofre de Síndroma de Asperger. Casa com uma mãe solteira hindu, Mandira, em São Francisco.    Depois do 11 de Setembro,...
  • 29-06-2009

    Snow Cake

    Alex (Alan Rickman) dá boleia a Vivienne (Emily Hampshire), uma faladora jovem de 19 anos. Uns quilómetros à frente, um acidente causa a morte de Vivienne, e, num sentimento de culpa, Alex...
  • 29-06-2009

    Shine - Simplesmente Genial

    "Shine - Simplesmente Genial" é um filme entusiasmante.  Protagonizado por Geoffrey Rush, vencedor do Oscar para Melhor Actor de 96, "Shine", foi um dos mais significativos candidatos...






Alguns livros:


.
  • 01-06-2011

    Asperger no FemininoMais um objectivo cumprido.  Acaba de ser editado o nosso 7º livro “Asperger no Feminino”. Um livro ao qual não vão ficar indiferentes.    “Sendo uma rapariga em crescimento,...

  • 28-12-2010

    Tudo sobre a Síndrome de Asperger

    Habitualmente digo à criança: “Parabéns. Tens síndrome de Asperger”. E explico que isto não significa ser maluco,  mau ou deficiente, mas sim pensar de maneira diferente.  TONY...
  • 26-11-2010

    No Seu Mundo

    Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger....
  • 10-11-2010

    Para sempre e mais um dia

    Autora: Laura Costa    Um caso policial...  uma história de amor...  uma criança muito especial...    Para saber mais ou adquirir um exemplar envie um mail...

Mais u