sexta-feira, 8 de julho de 2011


QUAL A SUA RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA?

Numa sociedade que está tecnologicamente a avançar rapidamente (pelo menos comparando com o ritmo de Eras recentes) e, com isso, a transformar as nossas vidas (quem é que não tem telemóvel ou celular? E computador?) começaram a surgir diversos movimentos: uns a favor da tecnologia ao serviço do homem, outros a favor da condenação e destruição das máquinas e por aí adiante.

Reunimos aqui algumas das principais correntes. Você identifica-se com alguma delas?

CATASTROFISMO
- embora defenda a tecnologia, este movimento vive com medo de um cataclismo global do tipo "bomba nuclear" devido aos avanços da Ciência e da Tecnologia e que teve o seu apogeu durante a Guerra Fria. Foi uma época que se inciou nos anos 50 e que fez temer um confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética tendo atingido o seu momento crítico com a tentativa de envio de armas nucleares por parte dos sovietes para Cuba. Deu origem a numerosas seitas como a liderada por Royce Elms (líder da Primeira Igreja Pentecostal de Amarillo) que acreditava que a América ia ser alvo de um ataque nuclear por desígnio de Deus(!).

TRANS-HUMANISMO - segundo os seus princípios, a tecnologia deve estar ao serviço do Homem e o seu progresso só poderá conduzir-nos para uma sociedade mais evoluída e feliz (combate mais eficaz de doenças, deslocações mais fáceis e menos caras graças a novos tipos de aviões, automóveis e outros meios de transporte, uso para fins pacíficos da inteligência artificial, desenvolvimento de robots inteligentes e servis, criação de próteses que facilitem a vida de pessoas incapacitadas devido a doenças cardiovasculares, neurológicas e acidentes, etc).

SINGULARITANISMO - os seus seguidores vão mais longe do que os anteriores e acreditam que o homem será capaz de desenvolver sistemas super-inteligentes, ou seja, mais inteligentes que ele próprio. Os seus opositores, os ECO-ANARQUISTAS (ver em baixo), acreditam que os interesses militares e industriais envolvidos no desenvolvimento tecnológico constituem um perigo a considerar. A propósito: em 2009, a NASA, a Google e outras empresas, criaram a Singularity University, na Califórnia, onde se preparam os líderes da próxima Era Tecnológica baseada na inteligência artificial (o custo dos cursos ronda os 25 mil dólares). O termo "singularidade" foi criado por Vernor Vinge, em 1993, para descrever o momento em que os computadores ultrapassarão as capacidades do cérebro humano. Diga-se, de passagem, que quanto a atividades lógico-matemáticas, já há computadores com super memórias e dotados de raciocínio exato (o chamado "paradoxo de Moravec" afirma que raciocinar exige pouca computação e por isso é matematicamente possível tornar um computador super inteligente; alguns já simulam comportamentos emocionais). Vantagem: o que se aprende na construção destas máquinas pode ter aplicação prática na medicina, o que levou, por exemplo, à criação de próteses impensáveis há 10 anos). Este é o movimento mais pujante na atualidade. Ver a universidade acima citada em: http://singularityu.org/.

TECNOPROGRESSIVISMO - este movimento defende que a tecnologia deve estar ao serviço da distribuição justa dos seus custos, riscos e benefícios sem o que o conhecimento não representa qualquer avanço. Os seus membros mais radicais apoiam o direito de cada pessoa modificar o seu corpo e a própria mente com o recurso à ciência.

Contra estes movimentos - que os espíritos mais cépticos chamam de "tecno-utopistas" ou "tecno-idealistas - existem três grandes grupos:

- OS BIOCONSERVADORES (ou bioludistas), herdeiros de movimento social do século XIX, que se opõem à substituição da mão-de-obra humana por máquinas por recearem que a tecnologia possa ameaçar a ordem social;

- OS ECO-ANARQUISTAS, que se opõem aos "singularitanos" (ver acima SINGULARITANISMO) e que acreditam em teorias de conspiração desenvolvidas pelos governos das nações mais poderosas, dos militares e das grandes corporações industriais; e

- OS PRIMITIVISTAS, que se opõem a todo o progresso tecnológico e defendem o regresso do homem aos modos de vida de há 10 mil anos baseados na caça, na pesca e na apanha de frutas e outros vegetais para alimento das comunidades humanas.



Pelo menos 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego na sua especdialidade. Os novos mercados de trabalho na Europa, na América e no Extremo Oriente, competitivo em vários setores, procuram sobretudo técnicos qualificados.

SENSO CRÍTICO

Mais do que nunca, e especialmente numa Europa que procura desesperadamente sair da crise, todas as empresas exigem qualificação e também experiência. A falta destes dois requisitos causa o desemprego pelo que é urgente repensar a carreira. Uma Pesquisa do Ministério da Educação do Brasil aponta que o trabalhador com educação profissional ganha 13% mais do que os demais sem preparação. Este valor varia, porém, de país para país e de setor para setor.
Um das habilidades que devem estar presentes no mundo dos negócios é o sentido crítico - uma aptidão relacionada com aquilo que o filósofo grego Aristóteles chamava de “juizo” e que ele dizia ser “uma das faculdades da alma, obra do pensamento e da sensação”. O sentido crítico pertence ao domínio da inteligência executiva. Entende-se que um indivíduo dotado de sentido crítico “é aquele que possui a capacidade de analisar e discutir problemas inteligente e racionalmente, sem aceitar, de forma automática, as suas próprias opiniões ou opiniões alheias” - escreve o profbssor de psicologia David Carraher. O sentido crítico pode também ser definido como “um processo de formação de uma opinião ou conclusão baseada em informação acerca de uma situação e, idealmente, chegar a uma conclusão que pondera e reconhece os elementos importantes do tema” - dizem os psiquiatras Paula Trzepacz e Robert Baker. O sentido crítico resulta de uma conjugação de factores relacionados não só com a inteligência mas também com a personalidade, o humor, capacidades cognitivas diversas e circunstências da vida, podendo ser afectado por factores culturais e sociais. A sua relação com a inteligência é muito grande. De tal forma que as pessoas com atrasos mentais, não sendo geralmente capazes de pensamentos abstractos, apresentam uma capacidade muito limitada de formular juizos. As características da pessoa com sentido crítico são as seguintes: - alta habilidade para pensar criticamente e lógicamente; - uma atitude de constante curiosidade intelectual; - critica de si mesmo e dos outros; - gosta de investigar e fazer muitas perguntas; - entende com facilidade princípios gerais; - não é propensa a aceitar afirmações, respostas e avaliações superficiais; - revela habilidade na compreensão da estrutura de argumentos em linguagem natural; - é capaz de fazer a distinção entre questões de facto, de valor e questões conceituais; - mostra habilidade para penetrar até ao cerne de uma discussão ou debate; - tem geralmente um sentido de humor desenvolvido; - humildade quanto baste; e uma boa dose de inteligência dita "emocional"! (O "sentido crítico" tem sido o tema central de algumas palestras que tenho proferido em escolas e empresas).




FON TE:
http://www.escoladegestao.blogspot.com/