quarta-feira, 11 de março de 2015

Unique innovation | SolaRoad





Holanda inaugura a primeira ciclovia solar do mundo que gera energia para a cidade
O caminho do futuro e o caminho para o futuro”: É assim que é apresentada a ciclovia solar que foi inaugurada recentemente na cidade de Krommenie, a noroeste de Amsterdã -a primeira ciclovia solar do mundo. 
O que a faz com que esta ciclovia seja tão especial e única vai muito além de sua inovação tecnológica: ela beneficia as populações e sistemas públicos municipais de seu entorno. 
O primeiro trajeto desta ciclovia, construída com painéis de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado, tem 70 metros de extensão. Ao receberam a incidência da luz solar, os painéis iniciam a geração de energia que é direcionada aos mais variados usos no entorno. 
A ciclovia, chamada de SolaRoad, foi apresentada mês passado como a primeira ciclovia solar do mundo; há outras iniciativas anteriores que seguem a mesma ideia, mas se diferenciam pelos materiais utilizados. 
Uma delas e a Starpath, em Cambridge. Implantada em meio ao parque Christ’s Pieces, seu principal atributo se deve ao fato de ser feita com uma pintura que armazena os raios ultravioletas durante o dia para emiti-los à noite. Outra versão é a SolarRoadways, uma proposta pensada para cidades que sofrem com as nevascas. Neste caso a ciclovia transforma a energia solar em calor para derreter a neve e liberar o caminho para os ciclistas. 
Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Conforme mencionado em um artigo do CityLab, esta nova ciclovia holandesa possui dois inconvenientes. O primeiro é seu alto custo de implementação, já que, quando estiver pronta em 2016 com seus 100 metros de comprimento, ela terá gasto US$3,7 milhões. O segundo é a orientação das células fotovoltaicas, que, por não poderem se voltar para melhor receber os raios solares, apresentam baixa eficiência. 
Todavia, o fato da primeira etapa desta ciclovia, com apenas 70 metros, gerar energia para três casas, o sistema públicos de iluminação, o monitoramento de tráfego e os carros elétricos, supera, de longe, qualquer desvantagem. 
Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Um dos integrantes do consórcio que participou na construção, Dr. Sten, disse à BBC que, eventualmente, as estradas solares poderiam ser utilizadas para recarregar os veículos elétricos que as utilizam. No entanto, em sua opinião, estes carros não são um substituto já que a eletricidade deles não é produzida de maneira sustentável. 
Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
V
rsos
Cita:Constanza Martínez Gaete. "Holanda inaugura a primeira ciclovia solar do mundo que gera energia para a cidade" 10 Dec 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 11 Mar 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/758754/holanda-inaugura-a-primeira-ciclovia-solar-do-mundo-que-gera-energia-para-a-cidade>