sábado, 5 de julho de 2014

Painel RPC TV mostra a superação de quem tem limitações físicas

Painel RPC TV superação (Foto: Divulgação/ RPC TV)
O tema do Painel RPC TV deste sábado (5) foi a superação. Adriana Milczevsky começou o programa de um jeito diferente para mostrar como é a vida de quem precisa vencer desafios diários por causa de limitações físicas.
A apresentadora foi até a casa da Ana Berthier, que é cadeirante. Adriana acompanhou a Ana até o estúdio do Painel RPC TV, ao lado da irmã dela, a Célia. O caminho teve um trajeto de ônibus e um trecho de caminhada. Mesmo num percurso pequeno foi possível perceber como a locomoção é difícil para a Ana. Por isso, sem a Célia, ela não consegue circular pela cidade.
No estúdio, Adriana encontrou a Dayane e aDiele, que já estavam aguardando para participar do programa. A Dayane tem 28 anos e dois filhos. Há cinco anos, ela acordou cega e teve que se adaptar de novo ao mundo ao redor dela. Diele é coordenadora do programa ver com as mãos, do Instituto Paranaense de Cegos e contou um pouco do trabalho que realiza na instituição e da convivência com os cegos.
Adriana também foi a uma de Libras, a Língua Brasileira dos Sinais. Tentar se comunicar com os surdos não foi fácil para Adriana, que nunca havia se comunicado desta maneira antes. Ela chegou a ficar angustiada por não conseguir se comunicar perfeitamente com os surdos. E como será que é o dia a dia deles, que sentem na pele essa dificuldade de entrar em contato com as outras pessoas?
Outro convidado do Painel RPC TV sobre superação foi o Pe.Wilson, o único padre católico surdo do Brasil. Quem dá voz às pregações dele é o Marcelo Luiz, voluntário da Pastoral dos surdos, que aprendeu Libras para ajudar um amigo surdo.

RPC