quinta-feira, 17 de julho de 2014

Veja o vídeo e se apaixone como nós! Família que incentiva a independência desde muito cedo nos enche de orgulho

Miguel tem 3 anos e nasceu cego. Com a ajuda de sua mãe, ele conquista, aos poucos, a independência. Veja o vídeo e se apaixone como nós! Família que incentiva a independência desde muito cedo nos enche de orgulho! http://blogs.estadao.com.br/vencer-limites/eu-quero-fazer/

 
Sentidos

Seminário Novas Perspectivas de Inclusão no Mundo do Trabalho

O nome do evento sobre o fundo de um aperto de mãos
Estão abertas as inscrições para o Seminário Novas Perspectivas de Inclusão no Mundo do Trabalho, que a Prefeitura de Curitiba promove nos dias 24 e 25 de julho. O seminário marcará a Semana de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, criada no ano passado por decreto do prefeito Gustavo Fruet. A programação do evento inclui palestras a divulgação de pesquisas sobre a realidade da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho e o lançamento da Câmara de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.
São esperados para o seminário – que acontecerá no Centro de Educação Permanente do Parque Barigui – líderes de empresas privadas, gestores de RH, estudantes e profissionais da área da Medicina do Trabalho e da Psicologia.
A Câmara de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho será lançada pela secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo. Será um espaço de articulação social de instituições governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, com o objetivo de estimular os estudos, promover o debate e a mobilização para a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, bem como apoiar ações voltadas para a implementação e o aperfeiçoamento da legislação relacionada ao tema.
Também durante o seminário será divulgada a pesquisa “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho”, realizada pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Sesi, Sesc, ABRH, Fecomércio e Sest/Senat. Outros dados relevantes sobre as relações das condições da pessoa com deficiência e o mercado de trabalho serão apresentadas no Mapa do Observatório do Trabalho, da Secretaria do Trabalho e Emprego.
O evento terá a participação do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (SP), Carlos Aparício Clemente, que vai falar sobre as conquistas resultantes da mobilização social pelos direitos da pessoa com deficiência na região nos últimos 13 anos. Em Osasco o índice de cumprimento da Lei de Cotas na metalurgia alcança 87,6% e nas outras áreas da economia 60%, enquanto o índice no país é de 26%.
Outro especialista que vem de São Paulo é Alexandre Betti, que vai discorrer sobre o “Emprego Apoiado”. Esta é uma metodologia centrada na pessoa, que possibilita uma visão mais ampla das habilidades de cada um. Seu diferencial está em detectar as potencialidades da pessoa e na busca dos apoios ou tecnologias para torná-la mais independente.
Regiane Maturo vai trazer sua experiência sobre a “Metodologia SESI SENAI de Gestão e Qualificação Profissional da Pessoa com Deficiência” e os desafios da inclusão nas indústrias. As profissionais no INSS, Stela Lefko e Lucimara Penna, irão debater a “Reabilitação Profissional”, enquanto a “Segurança e Saúde Ocupacional” serão abordadas por Dr. Iros Losso e Dr. Elver Moronte, do Ministério Público do Trabalho, e Dr. Paulo Zétola, da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho.
O seminário é promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), do Trabalho e Emprego (SMTE) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
Seminário Novas Perspectivas de Inclusão no Mundo do Trabalho
Dia 24 de julho, das 14h às 16h, e dia 25 de julho, das 9h às 17h
Local: Centro de Educação Permanente do Parque Barigui – Av. Burle Marx, s/nº.
Entrada franca e vagas limitadas.
Inscrições e programação: www.imap.curitiba.pr.gov.br
Informações: Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência/Coordenação de Relações Intersetoriais – (41) 3363-5236.