segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Compartilhando um pouco mais sobre ENEM!!


26 das 55 universidades federais adotarão o Enem como fase única do vestibular.


Além de servir como prova para o processo seletivo de universidades federais, estaduais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Enem 2011 será utilizado para a seleção dos bolsistas do ProUni e ainda continuará valendo como parte das notas de alguns vestibulares de instituições particulares.

A iniciativa de substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio. De acordo com o ministro Fernando Haddad o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio. O ministro acredita que, ao cobrar esses conteúdos da maneira como vem sendo feito, as universidades e faculdades influenciam negativamente a grade do Ensino Médio. Para Haddad, essa é uma das principais causas da má qualidade do Ensino Médio brasileiro. "O vestibular está desorganizando o currículo do Ensino Médio. Os assuntos cobrados não colaboram para a compreensão do mundo e seus fenômenos", disse o ministro.

Para entender melhor o Enem 2011, o Educar Para Crescer elaborou uma lista com as principais dúvidas sobre o exame. Consulte o blog http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/nova-proposta-vestibular-432337.shtml e tire suas dúvidas!!