segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Fibromialgia e o Suicídio

Fibromialgia é uma condição de dor crónica que afeta músculos e tecidos do corpo, causando dor e rigidez.

Esta dor pode ir de moderada a severa, e causa endurecimento por todo o corpo. Pode ser debilitante, causar solidão, ansiedade e depressão.

Pessoas com Fibromialgia sofrem de dores tao graves, que as faz não querer sair da cama ou até vestirem-se... de manha. Isto é tao terrivelmente triste que por vezes as pessoas começam a sentir desespero e solidão.

Em alguns casos, pessoas com Fibromialgia perdem a vontade de viver, à medida que a sua depressão aumenta.

Apesar de a dor da Fibromialgia poder trazer grande sofrimento às pessoas – mental e físico – elas precisam de lutar bastante para manter o otimismo e pensamentos positivos.

É importante manter uma rotina o mais regularmente possível, mesmo que esta seja unicamente em casa ou perto da mesma.

Esta rotina pode ser simples, tal como começar o dia com um banho quente para relaxar os músculos, fazer refeições saudáveis, passar algum tempo fora de casa, e até arranjar tempo para socializar.

Manter uma rotina pode diminuir alguma da exaustão durante o dia, visto que algumas atividades podem ser demasiado exigentes para aqueles que sofrem de Fibromialgia. Pessoas podem ter imprevistos a qualquer altura, e por isso precisam de estar preparadas para tomar uma ação nessa eventualidade. Manter uma rotina regular sempre que possível pode ajudar a reduzir a fadiga.

Fadiga extrema é um dos sintomas da Fibromialgia que pode ser bastante debilitante. Esta fadiga piora à medida que o sono é dificultado devido à dor. Pessoas com muito cansaço e que não descansam o suficiente terão mais dificuldades em acordar de manhã e aguentar o dia-a-dia.

Esta é a razão porque manter uma rotina é tão importante – porque o cansaço é difícil de ignorar. Acordar e ir para a cama sempre à mesma hora pode ajudar, assim como fazer diversas pausas ao longo do dia para relaxar e recarregar energias.

Existem diferentes opções que as pessoas podem escolher para relaxar: podem ouvir música, criar arte, brincar com o seu animal de estimação e muitas mais. O mais importante é a pessoa identificar o que a relaxa e lhe traz alegria – e depois fazer essa atividade o maior número de vezes possível. É importante manter passatempos e interesses, especialmente aqueles que podem ser feitos em casa ou perto dela.

Algumas pessoas são naturalmente mais sociáveis que outras, e para estas pode ser extremamente difícil lidar com as dores da Fibromialgia e manter uma vida social muito ativa.

Mas só porque é mais difícil não significa, de todo, que seja impossível. Pessoas que são naturalmente sociáveis precisam de manter atividades sociais de maneira a manter o otimismo. Estar rodeada de outras pessoas é energético para pessoas sociais e manterem-se afastadas delas por causa da dor será muito mais prejudicial no final. Ter atividades sociais perto de casa pode ser muito benéfico.

Se existe um restaurante por perto que a pessoa gosta, deve tentar lá ir uma ou mais vezes por mês, só para estar num mundo rodeado por outros, num ambiente energético. O mesmo se aplica a pessoas que adoram música, e gostam de ir a concertos e outros eventos ao vivo.

Apesar de parecer que a dor é demasiada de suportar, pode ainda ser pior ficar em casa na cama sozinha por dias, semanas, meses sem fim. É nessa altura que a depressão ataca, e isso não é definitivamente um sitio onde qualquer pessoa quer acabar. Pode ser difícil ganhar energia para sair e participar em atividades, mas é definitivamente possível e muito benéfico.

Se sair de casa parece esmagador, convide um amigo próximo a ir a sua casa por uma hora ou duas, só para manter a conversa em dia.

Falar com família e amigos, e manter um contato regular e positivo não é só benéfico para aqueles que lidam com dor crónica, mas também é necessário. Pode ser difícil manter-se positivo quando vivenciam tanta dor, mas as pessoas precisam de se focar e manterem-se positivas nas suas vidas em tudo que lhes traga alegria e felicidade.

Algumas pessoas podem gostar de socializar, enquanto outras de cozinhar, ler, ouvir música, ou um milhão de outras coisas. O mais importante é continuar a fazer atividades que trazem alegria á sua vida.



Fonte: http://fibromyalgiatreating.com/fibromyalgia-and-suicide/

Tradução: Fátima Figueiredo – Jovens portadores de Fibromialgia Portugal